A promoção dos direitos humanos e cidadania realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio de várias frentes de atuação das Comissões, foi reconhecida pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira (28). Por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PV), 26 comissões e subcomissões da OAB-PE foram homenageadas na Casa. “Vivemos em uma sociedade onde muitos ainda são marginalizados e privados de seus direitos básicos simplesmente por serem quem são. E vocês estão nos ajudando a construir um Recife cada vez mais fortalecido em que cada um e cada uma enxergue que pode ser quem quiser ser”, disse. A solenidade foi presidida pela vereadora Elaine Cristina (PSOL).
Uma das mais importantes lideranças políticas do país, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, agora é também cidadã recifense. Ela recebeu o Título em solenidade realizada na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (27), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). A comenda foi aprovada no dia 20 de maio, quando a parlamentar justificou que o trabalho da homenageada, que atua ao lado do presidente Lula, repercutia em políticas públicas na cidade. Vereadores, deputados, prefeitos e diversas outras lideranças políticas, sobretudo do PT, lotaram o plenário e as galerias. Uma comitiva de mulheres foi formada para conduzir a homenageada ao plenário da Casa de José Mariano.
Na tarde desta quinta-feira (27), a vereadora Liana Cirne (PT) promoveu reunião pública para discutir um projeto de lei que pretende dar origem a “Lei Luis de La Mora”. A medida tem como objetivo “disciplinar a inscrição nos programas habitacionais da Prefeitura, com transparência, critérios de prioridade e de cotas”. Participaram do encontro, na Sala das Comissões da Câmara do Recife, representantes do Poder Público Municipal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além da viúva do professor de La Mora, parentes e amigos.
As pastorais e movimentos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife foram alvo de uma celebração promovida nesta quinta-feira (27) pela Câmara Municipal do Recife. Considerados meios para assistir e tocar pessoas nas comunidades onde está presente a Igreja Católica, essas ações e seus representantes receberam homenagens da Casa de José Mariano em uma iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). O vereador Marco Aurélio Filho (PV) presidiu a reunião solene.
Nesta quinta-feira (27), ocorreu uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano em celebração aos 65 anos da Sociedade Auxiliadora Feminina Pentecostal (SAFP), localizada no bairro de Água Fria, Zona Norte da cidade, numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PSB). A SAFP foi inaugurada no dia 13 de março de 1959, com o objetivo de levar conforto aos enfermos, bem como de ajudar a igreja nas áreas de evangelização, contribuição e de beneficência à sociedade atendendo às necessidades espirituais e sociais. Na ocasião, 33 mulheres receberam uma homenagem. O vereador Felipe Alecrim (Novo) presidiu a solenidade.
A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, Maviael de Souza Silva, por iniciativa do vereador Doduel Varela (PSD), que fez a entrega da honraria em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (26). “Hoje, esta Casa Legislativa tem a honra de homenagear um profissional de extrema competência e dedicação ao serviço público. O compromisso de doutor Maviael com a dignidade, o decoro, o zelo, a probidade, a eficiência e o interesse público são princípios que norteiam sua conduta e servem de exemplo para todos aqueles que têm como dever servir ao próximo”, disse o parlamentar.
Comemorado anualmente em 27 de junho, o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino foi tema de uma reunião solene promovida pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (26). O evento, proposto pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), teve como um de seus objetivos homenagear agremiações e personalidades que se destacaram no ciclo junino de 2024 ou ao longo de suas trajetórias. O vereador Doduel Varela (PSD) presidiu a cerimônia.
Homenagear as pessoas que fazem a diferença na vida da população com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi com esse objetivo que a Câmara do Recife promoveu uma reunião solene nesta terça-feira (25), no plenário da Casa de José Mariano. A cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo) em alusão ao Dia do Orgulho Autista, que ocorreu no último 18 de junho. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu o evento.
Nesta terça-feira (25), em reunião plenária da Câmara Municipal, o vereador Ivan Moraes (PSOL) sugeriu a construção de um local, onde a cultura popular do Recife seja divulgada durante o ano inteiro. O nome do espaço seria Cidade da Cultura Popular e ficaria localizado próximo do Mercado das Flores, no bairro de Santo Antônio. A ideia do local foi concebida pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e apresentada durante audiência pública promovida pelo parlamentar.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. “A data é importante para alertar a sociedade sobre essa questão do uso de drogas, que tem destruído muitas famílias e a saúde dos usuários”, disse.