Notícias

O caso de um homem de 28 anos que matou a madrasta e esfaqueou o pai no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda, foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na Câmara do Recife, nesta terça-feira (18). O parlamentar associou o crime ao uso de drogas e se manifestou contra a liberação da esse tipo de substância.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (18), o vereador Almir Fernando (PSB) falou sobre o papel do Poder Executivo e do Poder Legislativo em questões relacionadas a obras de infraestrutura na cidade. “O prefeito executa e o vereador solicita, porque não temos o poder de executar, apenas de pedir”, explicou. Ele também destacou ações realizadas pela gestão municipal nas comunidades.

Nesta terça-feira (18), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) repudiou o projeto de lei 1904/2024, em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A proposição tem tido grande repercussão no País, porque aumenta a pena máxima do crime de aborto para 20 anos para mulheres que realizarem o procedimento a partir da 22ª semana de gestação, incluindo casos previstos atualmente em lei, como o aborto em casos de estupro.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) debateu, durante a reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (18), nove requerimentos de sua autoria que tratam da comunicação pública com recorte para temas comunitários e populares. “Esses requerimentos são frutos de um trabalho que fazemos com respeito ao direito de comunicação na cidade”, disse. Ele reconheceu que o Recife não é a única cidade brasileira onde não há política pública que tenha como objetivo garantir às pessoas o direito a uma comunicação feita nos próprios territórios, mas destacou a importância dessa comunicação como forma de democratizar a informação e de se fazer o enfrentamento necessário aos meios de comunicação tradicionais.

Ao lembrar que nesta terça-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista, o vereador Ronaldo Lopes (PP) chamou a atenção para a necessidades de se reforçar as políticas públicas que garantam melhores condições de vida para as crianças que têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como aos seus familiares. “O autismo não é uma doença, mas uma alteração neurológica. Sou tio de duas crianças que têm o transtorno e sei das dificuldades que a família enfrenta tanto para fechar o diagnóstico quanto para conseguir acompanhamento”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira.

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao ex-deputado federal Gonzaga Patriota, durante reunião solene na noite desta segunda-feira (17). A iniciativa partiu da Comissão Executiva da Casa, presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB) que disse tratar-se de “um reconhecimento merecido àquele que, com dedicação, integridade e incansável espírito público contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade e de nosso Estado”. A solenidade foi conduzida pelo primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB) e contou com o plenário repleto de autoridades, parentes e amigos do homenageado.

Uma reunião pública para tratar sobre o Projeto de Lei 136/2024, que altera a Lei das infrações e sanções administrativas relativas a atividades lesivas ao meio ambiente, bem como o procedimento para apuração dessas infrações (Lei 18.211/2016), foi realizada na tarde desta segunda-feira (17), na Sala das Comissões da Câmara do Recife, numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). O evento contou com a participação da sociedade civil, professores e gestões municipal e federal. “O objetivo é o de apresentar o projeto para a população, autoridades e demais interessados, com a finalidade de promover a participação popular, alterações necessárias e demais intervenções”, explicou a parlamentar.

O vereador Alcides Cardoso (PL) apontou supostas irregularidades na licitação para a contratação de uma empresa que organizou as eleições dos conselheiros tutelares do Recife. O pronunciamento ocorreu durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (17).

A intensidade das chuvas durante o final de semana, trazendo como consequência o alagamento de ruas em diversos bairros, foi o tema do discurso do vereador Ronaldo Lopes (PP) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (17). “Foram grandes os transtornos enfrentados pela população, principalmente nas comunidades mais pobres. É um caos todas as vezes que chove. O Recife precisa de políticas públicas para enfrentar as consequências das chuvas”, disse. Segundo ele, além dos alagamentos, também houve desmoronamento de barreira e de lonas que são colocadas nas encostas.

Os embates entre os grupos políticos que opõem, hoje, os governos do Recife e de Pernambuco estiveram em cena na tribuna da Câmara Municipal. Em um discurso proferido durante a reunião plenária desta segunda-feira (17), a vereadora Aline Mariano (PSB), teceu comentários críticos à atuação dos vereadores que compõem a oposição ao prefeito João Campos (PSB) na Casa de José Mariano. No pronunciamento, ela também fez críticas à condução do Estado, chefiada pela governadora Raquel Lyra (PSDB).