O vereador Aerto Luna anunciou, na reunião ordinária desta terça-feira (21), que agora faz parte da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e que assinou a ficha de filiação na quinta-feira, 16 de maio. “Agradeço o convite do presidente estadual, Sileno Guedes, e aos demais companheiros pelo incentivo, na tomada da minha decisão. Quero externar a minha imensa satisfação em hoje estar no PSB, iniciando uma longa caminhada neste partido, pelo qual tenho uma imensa admiração”, afirmou, no plenário da Câmara Municipal do Recife.
Um projeto de lei que visava obrigar a identificação do cabeamento aéreo e subterrâneo do Recife teve seu veto total, emitido pela Prefeitura, mantido pela Câmara Municipal nesta terça-feira (21). O Poder Executivo alegou que a matéria seria inconstitucional – o que foi questionado por alguns parlamentares durante a discussão. Dentre eles, estava o líder da oposição, o vereador Renato Antunes (PSC).
O vereador Aerto Luna (PSB) convidou toda a população do Recife para a 21ª Festa de Frei Damião, no Convento de São Félix de Cantalice, dos dias 23 à 26 deste mês. A festa começará com a Missa de Abertura, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário do Pina, seguida da Procissão com o Santíssimo Sacramento, até o Convento. “Os 22 anos da morte de Frei Damião, o Apóstolo do Nordeste, serão lembrados pelos frades capuchinhos”, disse o parlamentar, na reunião ordinária desta terça-feira (21).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) comunicou o adiamento da audiência pública "Pacto Pela Vida do Recife", que seria realizada nesta sexta-feira (24). “Estamos adiando a audiência da Comissão de Segurança Cidadã, junto à Secretaria de Segurança Urbana. O secretário Murilo Cavalcanti nos solicitou o adiamento porque ele se encontra de férias neste mês de maio. Devido a isso, a reunião será feita em agosto”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (21).
O vereador André Régis (PSDB) contestou o veto do Executivo ao projeto de lei número 114/2018, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), que obriga a identificação do cabeamento aéreo e subterrâneo no município do Recife. A matéria foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal do Recife, mas ao chegar na Prefeitura, os procuradores deram parecer contrário, o que gerou descontentamento dos vereadores. “Não há vício de inconstitucionalidade. Está se tornando uma prática nociva o veto aos projetos que são debatidos, aprovados em comissões e votados no plenário, mas são rejeitados na Prefeitura”, disse Régis, na reunião ordinária desta terça-feira (21).
Durante a reunião plenária desta terça-feira (21), a Câmara do Recife discutiu três vetos do Poder Executivo a projetos de lei de vereadores. Dentre eles, estava o veto parcial ao projeto de lei nº 127/2016, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PSB). O parlamentar subiu à tribuna para questionar os critérios da Prefeitura para a aplicação de vetos – e adiantou que, com os cortes realizados na sua proposta, vai dar entrada em um projeto de lei que a revogue por completo.
Assinado no início do mês, o decreto que regulamenta o uso e o porte de armas no País foi criticado pelo vereador João da Costa (PT) nesta terça-feira (21), na Câmara do Recife. O parlamentar repercutiu a informação de que as novas regras vão permitir que civis adquiram armamentos quatro vezes mais potentes, o que inclui um modelo de fuzil.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) anunciou que promoverá uma audiência pública, na próxima terça-feira (28), para falar sobre a falta de medicamentos para pessoas que sofrem com a esclerodermia. Trata-se de uma doença inflamatória e crônica do tecido conjuntivo. Sua principal característica é o endurecimento da pele, que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas. “Provavelmente muitas pessoas não sabem a respeito dela. Aqui em Pernambuco, pouquíssimas são afetadas pela doença, o que torna o problema mais grave porque, quanto menos ocorrências, mais ele se torna invisível”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (21).
O bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. O cyberbullying, também considerado uma forma de bullying, é praticado por meio de ferramentas tecnológicas, como os celulares. Os dois assuntos foram debatidos na audiência pública presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), na manhã desta terça-feira (21), tendo como tema “o Bullying e o Cyberbullying nas Escolas: A necessidade de ações concretas de prevenção e de combate a esses males que se alastram e violentam nossos alunos”.
Na noite desta segunda-feira (20), a Igreja Batista do Feitosa recebeu uma homenagem na Câmara, numa iniciativa do vereador Renato Antunes (PSC). Localizada no bairro da Encruzilhada, a instituição religiosa possui o nome Feitosa porque surgiu em um sítio do Sr. Antônio Feitosa e, até hoje, permanece no mesmo local. “É uma justa homenagem e todos têm muito que comemorar quando atenderam o chamado da grande missão na comunidade, impactando a vida de várias famílias. Uma igreja prestes a completar 106 anos com grande importância à sociedade e onde vidas são restauradas”, enalteceu o vereador Renato Antunes. O presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB), conduziu a reunião solene.