Notícias

O corte no Orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo Demográfico de 2020; as declarações do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que substituiu Ricardo Vélez Rodríguez; e as mudanças na programação das duas emissoras de TV que compõem a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram acontecimentos políticos nacionais que receberam críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária desta terça-feira (9). “Esses são os novos atropelos e desventuras cometidas pelo Governo Federal, que chega aos 100 dias de gestão”, afirmou.

O vereador André Régis (PSDB) fez uma longa argumentação acerca dos benefícios da indústria do turismo para as cidades que vivem praticamente do turista. No entanto, ele assinalou que o Recife vem perdendo visitantes, perdendo a importância para outras capitais. Citou o mau estado de conservação do calçadão da praia de Boa Viagem cartão turístico. Ele disse na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife que não há manutenção nos bancos de concreto e nos calçadões.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) ressaltou o trabalho de ação social que é realizado pelas igrejas evangélicas do Recife, principalmente o resgate de pessoas que são dependentes químicas. “É um trabalho importante de resgate e de transformação humana. Trata-se de uma iniciativa silenciosa, que é feita nas comunidades e que já salvou muitas vidas”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (9).

Foi para repercutir a audiência pública sobre políticas públicas para os autistas, que aconteceu nesta manhã, que o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (9). “A discussão foi em cima de uma clínica-escola para o autista, que inclui profissionais de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia. De um grupo de pessoas inseridas e interagindo, para cuidar deles.”

A instalação de detectores de metais nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do Recife é o que prevê o projeto de lei 62/2019, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que está aguardando emenda nas comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Segurança Cidadã; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. “Infelizmente, enfrentamos uma onda de violência. Esse projeto de lei pretende evitar, no Recife, o que já ocorreu em outras grandes cidades do País”, disse o vereador, em reunião ordinária desta terça-feira, (9).

Dois de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. De acordo com o Ministério da Saúde, a data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Para marcar a passagem da data e discutir políticas públicas para os autistas, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) promoveu uma audiência pública, na manhã desta terça-feira (9), no Plenarinho da Câmara, com a presença de entidades, mães e crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A cobrança realizada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) em relação à presença de fiscais da empresa Caxangá nos pontos de ônibus foi relembrada pelo parlamentar, durante a reunião plenária desta segunda-feira (8). “A gente fez denúncia em relação à falta do fiscal, saiu no jornal, e a empresa disse que ia fiscalizar. Mas queremos a presença do fiscal não só no Alto José Bonifácio, como em todos os pontos”.

A Carteira de Identificação do Autista (CIA) já existe em várias cidades brasileiras. Preocupado com a realidade dessas pessoas portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), o vereador Jayme Asfora (sem partido) elaborou requerimento 1444, de 2019, pedindo a implantação desse documento, aprovado na tarde desta segunda-feira (8), na Câmara do Recife.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira (8), para destacar o trabalho desenvolvido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Segundo ele, o órgão assumiu novas atribuições, antes realizadas pelo IBAMA, entre elas, o atendimento a denúncias de irregularidades e maus tratos a animais. “Eu gostaria de destacar o importante trabalho da CPRH, que tem atuado de forma efetiva no combate aos crimes ambientais, maus tratos e preservação da natureza.”

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda-feira (8) para distribuir, entre os membros do colegiado, proposições de autoria de diversos parlamentares, além de realizar a análise de oito matérias, dentre elas projetos de decreto legislativo e projetos de lei ordinária. Estiveram presentes, além do presidente Aerto Luna (sem partido), os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Samuel Salazar (PRTB), Renato Antunes (PSC) e Eriberto Rafael (PTC).