Notícias

A criação da Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), localizada na pista de rolamento da Avenida Via Mangue sentido cidade – subúrbio, completou um ano de inauguração. O vereador Fred Ferreira (PSC), citou o projeto de lei de sua autoria, número 57/2018, que discutiu, inicialmente, a medida. O parlamentar fez questão de recordar a ação no plenário, na tarde desta segunda-feira (22). “É um ganho não só para a nossa cidade, mas ao esporte pernambucano também”.

Projeto de lei número 10/2018 de autoria do vereador Jayme Asfora (sem partido), aprovado em primeira votação, nesta segunda-feira (22), na Câmara do Recife, protege o consumidor ao fixar data e turno para concessionárias e prestadoras fazerem instalações de serviços em residências. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória do Espírito Santo já fazem uso dessa determinação legal. “É comum operadoras de telefonia, internet, energia e outros serviços não respeitarem data e horário para realização do serviço, obrigando o consumidor a longas esperas”.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) lamentou a violência e o preconceito contra seguidores do cristianismo em várias partes do mundo. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (22), ela repercutiu o atentado a três igrejas e quatro hotéis no Sri Lanka, no domingo de Páscoa. “Os cristãos do mundo inteiro foram atingidos por este cruel ataque, violento nos mais diversos níveis”, afirmou.

“Uma barbárie.” Foi assim que o vereador Ricardo Cruz (PPS) se referiu nesta segunda-feira (22), na tribuna da Câmara do Recife, ao espancamento do torcedor do Sport, Kleberson da Silva, e seu cachorro, Colher de Pau, conhecido por acompanhá-lo nas partidas do clube. O ataque aconteceu na noite do domingo (21), após a vitória do Sport sobre o Náutico que definiu o Campeonato Pernambucano deste ano.

Durante a reunião plenária realizada na tarde desta segunda-feira (22), o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou o governo federal pelo sigilo sobre estudos e pareceres técnicos que embasaram a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência. A notícia, segundo o parlamentar, foi veiculada pela Folha de São Paulo a qual citou “não ser possível ao cidadão comum, afetado diretamente pelas mudanças em pensões e aposentadorias, ter acesso a argumentos, estatísticas, dados econômicos e sociais que sustentam o texto em tramitação”.

Os problemas da política habitacional do Recife estiveram no centro dos debates de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa de José Mariano. Na Sala de Comissões da Câmara, o grupo recebeu nesta segunda-feira (22) o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), que expôs algumas das dificuldades enfrentadas pela população que vive em condições precárias na capital pernambucana.

A quinta audiência pública, das seis a serem realizadas na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor da cidade, discutiu na tarde desta quarta-feira (17), as políticas setoriais, que incluem patrimônio cultural, segurança urbana, sistema de equipamentos urbanos e sociais e habitação. O Plano Diretor está em tramitação na Casa e aguarda a conclusão das audiências públicas para iniciar o prazo de emendas. O presidente disse que a população pode participar dos debates, trazendo sugestões que poderão servir de base para a elaboração de emendas.

Um dos principais corredores viários do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista está em obras de requalificação desde a semana passada e o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira (17) para debater como ficará “a situação do Comércio Informal na avenida” que hoje conta com cerca de 320 camelôs. “A Prefeitura do Recife afirma que vai alargar calçadas, aumentar acessibilidades, os pontos de travessia, melhorar a iluminação. Mas não se sabe qual será o destino dado aos trabalhadores e trabalhadoras que sobrevivem do comercio e da prestação de serviço informal na avenida. A obra prevê a organização e inclusão de todas essas pessoas? E como será garantido que essas pessoas continuem exercendo suas atividades durante o período de execução do projeto?”, questionou.

O vereador João da Costa (PT) considera ruim a nova política do salário mínimo a ser adotada pelo governo federal, que passará a ser reajustado pela inflação sem considerar os ganhos baseados na elevação do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas do país). Para ele, essa nova política vai trazer prejuízos aos trabalhadores, aposentados e pensionistas que na maioria ganha salário mínimo. “Há 15 anos o governo do PT criou uma política justa de distribuição de renda, considerando no reajuste do SM a elevação do PIB”.

Ao fazer um balanço dos trabalhos realizados até o presente pela Comissão de Revisão do Plano Diretor, o vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente do colegiado, disse que a intenção é disponibilizar ao Recife uma excelente legislação para os próximos dez anos. “Já realizamos quatro das seis audiências públicas que estavam previstas e que têm o objetivo de ouvirmos os diversos segmentos. Muitas pessoas vêm participando e levaremos esse aprendizado para as emendas dos vereadores que serão apresentadas na fase subsequente”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (16).