Nesta manhã de quarta-feira (10), a Câmara Municipal celebrou os 110 anos do Instituto de Cegos do Recife, Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). Durante a reunião solene, que discorreu sobre a garantia dos direitos do ser humano em ser tratado como igual e ter as mesmas oportunidades para exercer a cidadania, o plenário ficou lotado. Os cegos puderam acompanhar todos os momentos da solenidade, contando com o trabalho da audiodescritora Liliana Tavares, além da intérprete de libras, Jaqueline Martins.
Debater ações efetivas para o combate, atendimento e resgate de animais em situações de maus tratos no Recife foram assuntos tratados na audiência pública promovida pela vereadora Goretti Queiroz (PSC), realizada na manhã desta quarta-feira (10), no Plenarinho. “Tenho certeza de que trabalhando, conjuntamente, poderemos sair daqui com um protocolo onde seja possível uma orientação para a sociedade fazer suas denúncias”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu três requerimentos de sua autoria com melhorias para a Zona Norte do Recife. Na pauta, a construção da Escola Córrego do Euclides, a revitalização da Feira da Rodinha e a recuperação da Rua Tupiraçaba. “Foram requerimentos que nós cobramos e tivemos a atenção da Prefeitura do Recife e, por isso, vale a pena falar aqui na tribuna”, disse, na reunião ordinária dessa terça-feira (9).
"Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete... oitenta", números contados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (9). A contagem se refere à quantidade de tiros disparados por militares do Exército contra uma família no Rio de Janeiro, que iria a um chá de criança, e que culminaram com a morte do músico e segurança Evaldo dos Santos Rosa, 51 anos. O parlamentar se mostrou indignado.
O vereador Renato Antunes (PSC) convidou os vereadores e a sociedade recifense para uma audiência pública que vai discutir a merenda na rede municipal de ensino. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 15, às 9h30, no plenarinho da Casa. “Nós temos o dever de escutar o grito das escolas, alunos e professores, sobre a qualidade da merenda”, disse o parlamentar na reunião ordinária desta terça-feira (9).
O corte no Orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo Demográfico de 2020; as declarações do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que substituiu Ricardo Vélez Rodríguez; e as mudanças na programação das duas emissoras de TV que compõem a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram acontecimentos políticos nacionais que receberam críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária desta terça-feira (9). “Esses são os novos atropelos e desventuras cometidas pelo Governo Federal, que chega aos 100 dias de gestão”, afirmou.
O vereador André Régis (PSDB) fez uma longa argumentação acerca dos benefícios da indústria do turismo para as cidades que vivem praticamente do turista. No entanto, ele assinalou que o Recife vem perdendo visitantes, perdendo a importância para outras capitais. Citou o mau estado de conservação do calçadão da praia de Boa Viagem cartão turístico. Ele disse na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife que não há manutenção nos bancos de concreto e nos calçadões.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) ressaltou o trabalho de ação social que é realizado pelas igrejas evangélicas do Recife, principalmente o resgate de pessoas que são dependentes químicas. “É um trabalho importante de resgate e de transformação humana. Trata-se de uma iniciativa silenciosa, que é feita nas comunidades e que já salvou muitas vidas”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (9).
Foi para repercutir a audiência pública sobre políticas públicas para os autistas, que aconteceu nesta manhã, que o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (9). “A discussão foi em cima de uma clínica-escola para o autista, que inclui profissionais de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia. De um grupo de pessoas inseridas e interagindo, para cuidar deles.”
A instalação de detectores de metais nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do Recife é o que prevê o projeto de lei 62/2019, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que está aguardando emenda nas comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Segurança Cidadã; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. “Infelizmente, enfrentamos uma onda de violência. Esse projeto de lei pretende evitar, no Recife, o que já ocorreu em outras grandes cidades do País”, disse o vereador, em reunião ordinária desta terça-feira, (9).