A Comissão Mista da Câmara Municipal do Recife, formada para tratar das contas do Poder Executivo, aprovou, com ressalvas, as contas referentes ao exercício financeiro de 2005, de responsabilidade de João Paulo Lima e Silva, então prefeito do Recife. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (07) e teve como base o relatório do vereador Eriberto Rafael (PTC), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. “Eu segui a orientação do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, explicou.
O vereador Romero Albuquerque (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (07), para relatar um caso de abandono. O animal foi deixado nas proximidades da Praça do Trabalho, no bairro de Casa Amarela. De acordo com o parlamentar, após ligar para a polícia, nenhuma viatura compareceu ao local.
Uma comissão formada por oito vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), e três presidentes de comissões, recebeu os representantes da Guarda Municipal na tarde desta segunda-feira, 7, que pediram celeridade na tramitação do projeto de lei número 071/2017, do Executivo, que estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria. Eles estão em assembleia permanente e fizeram uma manifestação em frente ao prédio do legislativo municipal.
Esta é uma semana decisiva para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, do Recife, válida para o exercício de 2019. O diretor do Departamento Legislativo da Câmara Municipal, Paulo Rogério Nascimento, alertou que vai até sexta-feira, dia 11 de maio, às 13h, o prazo para recebimento de emendas ao projeto de lei número 07/2018, o da LDO, de autoria do Poder Executivo. “Essa legislação é o alicerce para a construção da Lei Orçamentária Anual, que tramitará a partir do segundo semestre”, afirmou.
A Câmara do Recife deu início a uma nova edição do programa Parlamento Jovem, que concede a 39 jovens entre 15 e 29 anos a oportunidade de viver de perto, por um ano, o cotidiano do Legislativo Municipal. As eleições para o 8º Parlamento Jovem do Recife aconteceram nesta sexta-feira (04), no plenarinho da Casa, por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC).
A vereadora Ana Lúcia (PRB) disse, em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 3, que as famílias que moram em residências precárias, muitas delas em palafitas, nas comunidades do Bode, Areinha e Brasília Teimosa, localizadas no Pina, precisam de um calendário de obras da Prefeitura do Recife no que diz respeito ao conjunto habitacional a ser construído na área do antigo Aeroclube. “Realizamos uma audiência pública no ano passado para debater sobre o habitacional e o secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife, Roberto Gusmão, garantiu que até dezembro apresentaria um projeto de construção para o terreno. Tudo o que aconteceu foi uma chamada pública para as empresas que vão realizar as obras. Isso é bem diferente”, lamentou.
Proposto pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC), o voto de aplauso ao escritor e comunicador Sidney Nicéas foi entregue durante reunião pública realizada nesta quarta-feira (02), no plenarinho da Câmara do Recife. “Ele tem como causa a defesa de animais de rua, algo ético defender indivíduos que não têm voz. Também é escritor e tenho no meu mandato essas causas coletivas”. O vereador informou que o homenageado tem um programa literário na internet, em que aborda temas variados, incluindo a causa animal.
“As Comunidades Terapêuticas voltaram a funcionar depois de serem suspensas desde agosto de 2016. De acordo com decisão do Tribunal Regional Federal da 3º Região, o serviço prestado pelas comunidades deve ser definido como acolhimento e não internação”, destacou a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (2). A atuação das comunidades Terapêuticas havia sido suspensa pela Justiça Federal do Estado de São Paulo.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (02), para abordar a atuação da Guarda Municipal em função da segurança da cidade. Sendo umas das principais pautas do parlamentar, ele pediu o cumprimento da lei federal nº 13.022 que prevê o uso de armamento pela corporação.
Na tarde desta quarta-feira (2), o vereador Romero Albuquerque (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife para pedir o funcionamento 24h do Hospital Veterinário da capital pernambucana. Ele também sugeriu a parceria com clínicas particulares, possibilitando a ampliação na realização de cirurgias e demandas mais graves.