Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu hoje (11) e explicou as dúvidas levantadas pelo colega Carlos Gueiros (PSB), ontem (10) no plenário da Câmara do Recife, ao indagar sobre a constitucionalidade do Projeto de Lei do Executivo 70/2017 criando 73 cargos exclusivos para mulheres que deverão integrar o Grupo de Promoção de Direitos da Mulher. Ela disse que o referido PLE é Constitucional e que as concursadas deverão integrar vagas na Secretaria da Mulher.

Na próxima segunda-feira (16), às 15h30, a direção da Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) deve receber uma comissão de representantes de diversos bairros da Zona Norte do Recife para tratar da falta d’água na região. Em discurso realizado nesta quarta-feira (11) no plenário da Câmara Municipal, o vereador Almir Fernando (PCdoB), que tem feito cobranças por uma resolução do problema, afirmou que vai estar presente no encontro.

O vereador André Régis (PSDB) afirmou na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (10) que, ainda na mesma tarde, denunciaria ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público de Pernambuco a não entrega de uniformes escolares, pela Prefeitura, a alunos da rede municipal de ensino da cidade. “Há pouco mais de uma semana denunciamos aqui, a partir de um levantamento que fizemos, que as crianças matriculadas na rede na RPA 1, RPA 2 e RPA 3 não receberam o fardamento escolar . Aguardamos as providências e não aconteceram. Os alunos continuam sem farda”.

Os pedidos de informação sobre recursos aplicados na fundação da obra da UPA-E do Ibura, feitos pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB), até agora não tiveram as respostas adequadas e esclarecedoras, que ele aguarda, do Executivo e dos secretários municipais. Foi o que afirmou hoje (10) na Câmara do Recife o parlamentar, destacando que as obras daquela unidade estão paralisadas e atrasadas.

Na reunião plenária desta terça-feira (10), os vereadores da Câmara do Recife aprovaram em primeira votação o projeto de lei nº 124/2017, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC). Ao propor alterações na lei municipal de utilização das vias públicas, a iniciativa busca obrigar as empresas concessionárias de serviços públicos e os prestadores de serviço a removerem cabos sem uso ou excedentes da fiação aérea do Recife.

"Subo na tribuna na tarde de hoje para falar sobre o programa Governo Presente, do governo do Estado de Pernambuco, que já realizou mais de 40 mil atendimentos. O programa tem a meta de investir em atividades de prevenção à violência, plano estadual de segurança pública, através de uma série de ações realizadas em diversos municípios." Foi assim que a vereadora Michele Collins (PP) iniciou seu discurso, durante reunião plenária da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (10). Ela também contou que o programa tem ações planejadas em bases territoriais, priorizando segmentos sociais para as pessoas mais carentes.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (10) para destacar o aumento da violência no centro da cidade. De acordo com o parlamentar, o número de assaltos é cada vez mais recorrente, o que tem causado medo nas pessoas e afetado o turismo do Recife. Ele fez um apelo às autoridades pedindo mais policiamento.

“Solicito que o projeto de lei do Executivo número 70/2017, em discussão, não seja votado hoje (10) pelo plenário desta Câmara do Recife, embora nossos pares tenham colocado o mesmo para votação, por haver dúvidas quanto ao seu conteúdo”, pediu o vereador Carlos Gueiros (PSB). Ele disse que o projeto em questão cria grupo ocupacional de promoção dos direitos das mulheres do Recife, criando os cargos efetivos necessários para a sua composição, mas não diz aonde os contratados serão alocados.

O empresário Luiz Henrique da Cruz Ribeiro recebeu um voto de aplauso da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (10). Os parlamentares aprovaram o requerimento nº 1691/2018, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SDD), parabenizando Ribeiro pela idealização e autoria do site Mobilize Brasil. A página, dedicada à mobilidade urbana sustentável, divulga dados técnicos e estudos relativos ao setor, dentro os quais análises dos deslocamentos nas principais cidades brasileiras.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) informou que a lei municipal que altera o prazo de contratação de funcionários de 2 anos com mais 2 de prorrogação, para 4 anos mais 4 de prorrogação contratual, votada e aprovada na Câmara do Recife, deverá sofrer intervenção do Ministério Público de Contas do Estado. O vereador esclareceu nesta terça-feira (10) que votou contra o projeto que tramitou na Casa, por considerar que esta gestão ou as que vierem depois poderão contratar funcionários sem concurso por 8 anos seguidos.