A líder da oposição na Câmara do Recife, a vereadora Marília Arraes (PT), lamentou na tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira, 05, as duas mortes causadas pelo deslizamento de barreiras no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife. Ela relatou as mortes ocorridas em outros anos da atual gestão e frisou que “os morros não são priorizados”. Ao contrário do que ocorreu durante o governo do PT, destacou, “onde foram criados programas, como o Parceria e outros, que resultaram no investimento de quase R$ 300 milhões de reais, em oito anos, na urbanização das áreas de risco.”
A líder do governo, vereadora Aline Mariano (PMDB), dirigiu-se à tribuna na tarde desta segunda-feira (5), trazendo um relatório constando todas as ações que a Prefeitura do Recife realizou para minimizar os impactos causados pelas chuvas. A parlamentar detalhou os números dos investimentos aplicados e o quantitativo de áreas beneficiadas.
Nesta segunda-feira (5), a Câmara do Recife foi tomada por uma discussão sobre o deslizamento de uma barreira do bairro Dois Unidos que vitimou duas pessoas na semana passada. Na tribuna da Casa, o vereador Ivan Moraes (PSOL) abordou o tema pedindo que o investimento nas áreas de risco do Recife seja priorizado pelo poder Executivo.
No mundo inteiro, 5 de junho é dedicado ao meio ambiente e para lembrar esse dia importante, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) conclamou a todos a refletirem sobre o que queremos deixar para as futuras gerações. “É preciso agir eticamente, usufruindo sem destruir e preservando, além de ter ativismo pela causa”. O vereador disse que elaborou um folheto didático para distribuir junto com a ONG Recapibaribe, que vai se encarregar também de dar palestras em escolas.
O vereador Romero Albuquerque (PP), elaborou um Requerimento solicitando que a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) realize o resgate de animais abandonados no bairro da Macaxeira. Durante a reunião plenária de hoje (5), o parlamentar frisou que é preciso garantir a implementação de políticas públicas voltadas para os animais.
Com o objetivo de escutar a população e mapear os principais problemas do Recife, o vereador Romero Albuquerque (PP) lançou o Solicita Recife, plataforma digital para que a população possa fazer solicitações de serviços públicos. O assunto foi tema do discurso dele, na tarde de hoje, 5. “Reparos na limpeza, calçamento, melhorar a iluminação, segurança, entre outros temas poderão ser acionados”, afirmou o vereador.
Várias solicitações do vereador Almir Fernando (PCdoB) foram encaminhadas à presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, e o parlamentar fez questão de agradecer a atenção do órgão, durante pronunciamento realizado hoje (5). Ações como sinalização e pintura de faixas de pedestres foram solicitadas em diversos locais da cidade e o vereador também aproveitou a ocasião para pleitear outras demandas.
Desde que assumiu o cargo de vereador do Recife na Câmara Municipal, Rodrigo Coutinho (SD) qualificou o mandato focando principalmente na mobilidade e acessibilidade urbana. Para tanto, além de pronunciamentos sobre o tema, realizou semana passada audiência pública sobre o assunto, trazendo para a Casa José Mariano especialistas e entidades renomadas na questão. Pois bem. A audiência aprofundou uma discussão sobre o Novo Plano de Mobilidade Urbana, que ainda não foi enviada à Casa pela Prefeitura do Recife.
Atualmente, são 35 mil desabrigados em Pernambuco, de acordo com a vereadora Ana Lúcia (PRB) que, na tarde desta segunda-feira (05), durante reunião plenária, falou sobre a situação das cidades da Zona da Mata Sul, atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. “Em 2010, esses municípios foram devastados por inúmeras consequências das enxurradas. Sabemos que isso é resultado do descaso do governo que não efetuou a construção de barragens”.
As fortes chuvas dos últimos dias têm vitimado várias famílias e deslizamentos de terra causaram a morte de duas pessoas, em bairro da Zona Norte da cidade. Na tarde desta segunda (05), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) lamentou as ocorrências e falou da importância de ajudar os desabrigados. “A Defesa Civil registrou a queda de barreiras em ruas da Várzea e do Jordão. Lamento profundamente que a população do Recife ainda esteja sofrendo com os impactos da chuva. Nesse momento, precisamos prestar toda solidariedade a essas pessoas”.