A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (5), em primeira discussão, o projeto de lei nº 51/2017, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB), que institui a celebração do Dia Municipal do Gari no dia 16 de maio. Antes do texto ser votado pelos parlamentares, Rinaldo Júnior levou o tema à tribuna da Casa para pedir aos colegas sua aprovação.
Os movimentos pelas eleições diretas para a presidência da República – que nos últimos dias realizaram atos em cidades como São Paulo e Recife – foram tema de um discurso proferido na Casa de José Mariano pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (5). De acordo com o parlamentar, os meios de comunicação têm evitado abordar a dimensão dos movimentos e a possibilidade jurídica das diretas.
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que começa nesta segunda-feira, 5, a Câmara Municipal do Recife realizará palestra com o arquiteto e urbanista Roberto Montezuma sobre o tema “A Nova Agenda Urbana – Implementação e Desafios”, na próxima quarta-feira, às 15h. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), esclareceu que a Nova agenda Urbana é “um documento da ONU-Habitat com diretrizes para cidades sustentáveis e com a iniciativa espera-se proporcionar um rico momento para debate dos desafios inerentes às grandes metrópoles. Vamos entender como a cidade do Recife se insere nesse contexto”.
Com a presença do secretário municipal de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, Jorge Vieira, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 5, para analisar o projeto de lei do Executivo número 03/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2018 (LDO). “Cumprimos esta etapa e o próximo passo é realizarmos uma reunião do colegiado, amanhã, às 16h30, para analisarmos as emendas que foram apresentadas à LDO”, disse o vereador Eriberto Rafael (PTC), presidente da Comissão.
O plenário da Câmara Municipal ganhou colorido e animação, na tarde desta sexta-feira, 2, durante reunião solene que homenageou duas danças tradicionais do folclore pernambucano, o Caboclinhos e a Tribo de Índios, executadas no Carnaval do Recife. A iniciativa foi do vereador Almir Fernando (PCdoB), autor de projetos de lei que reconhecem a importância cultural dessas manifestações. “A solenidade comemorou o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, que foi criado por uma proposição de nossa autoria; e ao mesmo comemorou os Caboclinhos e as Tribos de Índios como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, conforme proposição que também apresentei na Casa de José Mariano”, disse o vereador.
Discutir os rumos da gestão previdenciária municipal do Recife. Foi com esse objetivo que, por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), a Casa de José Mariano realizou uma audiência pública no plenarinho da sede do Poder Legislativo na manhã desta sexta-feira (2). O evento reuniu gestores da área, servidores e representantes sindicais.
As políticas públicas para os animais da cidade do Recife foram debatidas numa audiência promovida pelo vereador Romero Albuquerque (PP). Durante a tarde desta quinta-feira (1), instituições em defesa dos animais, protetores, veterinários e público em geral fizeram questão de participar e esclarecer o assunto no Plenarinho da Casa.
A partir de iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (SD), a Câmara Municipal do Recife promoveu audiência pública nesta quinta-feira, primeiro de junho, sobre o novo projeto de mobilidade urbana da cidade que está sendo elaborado por exigência de lei federal. “O nosso propósito foi dar conhecimento ao recifense de um plano que está em andamento e trazer professores e representantes de áreas técnicas para ampliar o debate”, disse. Dias antes, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, da Câmara, esteve no Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) onde os vereadores receberam todas as informações do documento que está sendo feito. “Esperamos que esse plano chegue ao Legislativo Municipal até o final do ano, em forma de projeto de lei, para ser votado. Agora, estamos apenas antecipando os debates, pois eles precisam ser amplos”, explicou Coutinho.
Discutir a importância das calçadas e das condições para o modo de transporte a pé no Recife. Foi com esse objetivo que a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife recebeu, na tarde desta quarta-feira (31), o arquiteto e urbanista Francisco Cunha, membro do movimento Olhe Pelo Recife – Cidadania a Pé. Em sua palestra, ele destacou os problemas de se privilegiar as políticas voltadas para o transporte motorizado individual – carros e motos –, que concentra para si 80% do espaço público urbano.
O vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro secretário da Casa de José Mariano, criticou a atuação Companhia de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU) durante as chuvas que afetaram o Recife nesta quarta-feira (31). Em discurso realizado na Câmara do Recife, o parlamentar disse ter constatado problemas em diversos semáforos da capital e uma falta de orientadores de trânsito nessas localidades. De acordo com Marco Aurélio, não havia agentes nas ruas por falta de equipamentos apropriados para o mau tempo.