A população do Recife enfrenta problemas crônicos com o sistema de esgotamento sanitário; coleta de lixo insatisfatória e precariedade no abastecimento de água. Sensibilizado com as constantes reclamações que chegam ao seu gabinete, sobretudo de moradores de comunidades da Zona Norte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 27, para debater o tema “Saneamento Básico”. Ele justificou: “O papel do vereador é intermediar as cobranças da população. E essa é a minha contribuição para debater um assunto que considero urgente e amplo. Com certeza, cada tópico desses merece uma audiência pública em separado, porque cada tema tem a sua complexidade. Tenho clareza de que uma reunião ou uma audiência pública, apenas, não vai conseguir esgotar o tema”, disse.
O pronunciamento da líder do governo na Câmara, Aline Mariano (PMDB), durante a primeira reunião ordinária do Projeto Câmara nos Bairros, realizada no Sesc de Santo Amaro, nesta terça-feira, 26, elogiou a iniciativa do presidente Eduardo Marques (PSB) ao levar o Poder Legislativo para dentro das comunidades. “É uma decisão corajosa deste Poder, descentralizar as reuniões e levar aos bairros, para que a gente possa olhar no olho da população, que pode ampliar sua participação e nos ajudar a tomar decisões. Estaremos presentes em todas as RPAs para reconhecer o que precisa ser melhorado, fazer um debate qualificado e trazer o balanço do que tem sido feito pela Prefeitura".
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu na tribuna a audiência pública realizada na manhã de hoje (26) sobre os direitos dos surdos na capital pernambucana. O parlamentar enfatizou, na plenária do Projeto Câmara nos Bairros, a importância dos órgãos públicos terem intérpretes em LIBRAS- língua brasileira de sinais.
A história e a importância do bairro de Santo Amaro foram temas de um discurso proferido pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC) nesta terça-feira (26), no Sesc Santo Amaro. Na ocasião, foi realizado o projeto Câmara nos Bairros, que levou a reunião plenária do Legislativo Municipal até a localidade. O evento também foi motivo de elogios do parlamentar, que destacou a necessidade de participação política por parte da juventude.
O primeiro secretário da Câmara, vereador Marco Aurélio (PRTB) usou a tribuna durante a reunião ordinária realizada nesta terça-feira, 26, no Sesc de Santo Amaro, pelo Projeto Câmara nos Bairros. Ele iniciou o pronunciamento parabenizando o presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB) por colocar em prática um antigo sonho dos vereadores. “Há muitos anos muitos falam nesse projeto, mas ninguém fez. Parabéns por mostrar que ideias simples podem ser realizadas. Espero que a gente possa aprender com os erros e ter outras reuniões junto com a população, fazendo com que o vereador - que é o político mais próximo à sociedade - fique ainda mais perto do povo”
O projeto Câmara nos Bairros levou a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (26) ao bairro de Santo Amaro, na região central do município. No Sesc Santo Amaro, os parlamentares votaram requerimentos, ouviram a população e realizaram debates. Na tribuna do evento, o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) fez um discurso para falar de sua ligação com o bairro. Ele também fez comentários sobre o projeto Santo Amaro Norte, que pode trazer mudanças urbanísticas para a Vila Naval e seu entorno.
Ao ocupar a tribuna durante a realização do Projeto Câmara nos Bairros, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) chamou a atenção para uma audiência pública que a Câmara Municipal do Recife realizará no dia 20 de outubro para debater o Plano Específico Santo Amaro Norte, que é o projeto de requalificação urbanística da Vila Naval. Ele disse que a iniciativa da audiência é de sua autoria, subscrita pelos vereadores Ivan Moraes (PSol) e Alcides Teixeira Neto (PRTB). “Quero aproveitar para convidar a comunidade de Santo Amaro, pois esse projeto é muito importante para todos”,disse.
Primeiro vereador inscrito no grande expediente do projeto Câmara nos Bairros na tarde de hoje (26), o vereador Marcos DiBria (PSDC) ressaltou na tribuna as ações do seu mandato no bairro de Santo Amaro. Segundo o parlamentar, foram apresentados e aprovados mais de 4 mil requerimentos, 50 projetos de lei , sendo destes, 8 já sancionados em vigor no Recife.
Nesta terça-feira (26), a Câmara do Recife realizou, no Sesc Santo Amaro, a reunião plenária da primeira edição do Projeto Câmara nos Bairros, iniciativa que visa aproximar o Poder Legislativo da população. Na abertura do evento, antes dos discursos do pequeno expediente, o presidente da Casa – o vereador Eduardo Marques (PSB) – discursou na tribuna para a população presente.
A primeira edição do Câmara nos Bairros, ocorrida na tarde desta terça-feira, 26, no Ginásio Esportivo do Sesc, em Santo Amaro, foi um exemplo de como o Poder Legislativo Municipal pode realizar projetos inovadores em favor da cidadania e do estímulo às políticas públicas sociais na construção de uma sociedade mais participativa. Quatro moradores da Região Político Administrativa 1 (RPA 1) discursaram durante a sessão ordinária. O evento é um momento histórico na Câmara Municipal do Recife, que realizou pela primeira vez uma sessão ordinária fora dos muros do prédio sede, numa iniciativa da Mesa Diretora.