Notícias

Em uma reunião solene requerida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE) foi homenageado na manhã desta sexta-feira (4) pela Câmara Municipal do Recife. O evento comemorou os 70 anos de fundação do sindicato, completados em julho deste ano.

Em uma reunião repleta de caratecas vestidos de quimono nas galerias do Plenário, a Federação de Karatê de Pernambuco (FKPE) foi homenageada pela Câmara Municipal do Recife na tarde desta quinta-feira (3), por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PTN). Familiares de atletas e colaboradores da Federação também estiveram presentes na solenidade.

A notícia da demissão de servidores municipais contratados por empresas terceirizadas que prestam serviço à Prefeitura do Recife levou o vereador Osmar Ricardo (PT) a debater sobre o assunto, na tarde hoje, 2. “Os servidores contratados pelas terceirizadas estão desesperados. Uma boa quantidade foi afastada e muitos são pais de família. A gente precisa de uma gestão que governe para o povo. Entendemos que existe uma crise, mas o mínimo que se pode fazer é, também, deixar a nossa cidade limpa, sem buracos e sem violência”.

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se ao plenário na tarde de hoje,2, para registrar sobre o Setembro Amarelo. O mês pretende conscientizar sobre a realidade do suicídio, considerado um problema de saúde pública. “O Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos. Em apenas 10 anos, o número de suicídios aumentou no país em mais de 10%. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos. No mundo, este problema cresce para um a cada 45 segundos”.

Evento que sempre conta com uma grande participação do público, o Recife Sem Drogas acontecerá próximo dia 5, a partir das 15h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O assunto foi enaltecido pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) hoje,2. “Gostaria de convidar a Casa e os recifenses porque nós estamos realizando esse grande evento no nosso município, próximo sábado. Na última edição, marcaram presença entre 12 e 15 mil pessoas e aguardamos a mesma quantidade”.

Ícone da história do frevo pernambucano, Nascimento do Passo faleceu há seis anos e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de falar sobre o artista na Reunião Plenária, na tarde desta quarta-feira, 2. “Ninguém respira ou transpira o frevo como Francisco do Nascimento Filho, o Mestre Nascimento do Passo. Um apelido artístico recebido na ocasião em que venceu um disputadíssimo concurso de passo patrocinado pelo Diario de Pernambuco e emissoras associadas, na década de 50, e que acabou sendo adotado como um real sobrenome”.

Na reunião plenária desta quarta-feira, 2, Eurico Freire (PV) parabenizou o Sindicato dos Enfermeiros e a Federação Nacional dos Enfermeiros por trazer ao Recife o Congresso Nacional Científico de Enfermeiros. O evento acontece de 2 a 4 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, paralelo à realização da 3ª HOSPITALMED (Feira de produtos, equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais, laboratórios, clinicas e consultórios).

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor se reuniu nesta quarta-feira, 2, no Plenarinho da Câmara Municipal, para discutir 14 projetos de lei apresentados por vereadores do Recife. Seis deles foram aprovados.

Henrique Leite (PT) falou sobre a situação dos moradores de rua no Recife na tarde desta quarta-feira, 2, no plenário da Câmara. Ele contou que no bairro do Ipsep, por exemplo, crianças, adultos e idosos ocupam praças e canteiros. O vereador pediu providências da Prefeitura e da Dircon, no sentido de retirar as pessoas das ruas e reencaminhá-las as suas residências. “Falo sobre uma realidade que vejo diariamente, que é o Ipsep, mas isso acontece em vários lugares da cidade, inclusive nas ruas do centro”, afirmou.

O vereador Eurico Freire (PV) aproveitou a tarde desta terça-feira, 01, para destacar o Dia Nacional do Profissional de Educação Física, afirmando “ter a compreensão da fundamental importância deste professor . Tão marcante em nossa formação, desde a nossa infância”. O parlamentar também ressaltou que foi procurado por membros do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região, que engloba Pernambuco e Alagoas, “insatisfeitos com o Ofício número 122 da Secretaria de Educação do Recife, estabelecendo que os professores de referência do 1º ao 5º ano estão responsáveis por ministrar e avaliar as aulas de educação física”