Notícias

“Temos finais de semana em que chegamos a ter 19, 20 homicídios. E a cada dia que passa não existe mais sensação de insegurança, existe violência de fato”. Com essas palavras, o vereador Henrique Leite (PT) abriu nesta quarta-feira (26) uma discussão na Câmara a respeito da escalada da violência no Recife.

Os choques elétricos que penalizam a população nem sempre são culpa de apenas uma concessionária de serviços. Eurico Freire (PV) argumentou que recai sobre a concessionária d e energia a responsabilidade, quando outras empresas também utilizam fios nos postes da rede pública. “O desordenamento da fiação é responsabilidade de todas as empresas prestadoras de serviços. Esta Câmara Municipal tem a obrigação de trabalhar pelo ordenamento da fiação”.

O vereador André Régis (PSDB) denunciou a demissão de terceirizados do setor de limpeza das escolas da rede pública municipal. Segundo ele apurou, cerca de 50% desses funcionários serão demitidos, aumentando a precariedade da limpeza nas escolas. “Vou elaborar pedido de informação ao secretário de Educação municipal para que seja explicada a razão dessa diminuição. Não é compreensível demitir terceirizados quando estão sendo contratados mais comissionados”.

Na pauta de discussões da reunião da Comissão de Obras e Planejamento Urbano, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26, estava o projeto que autoriza a criação do Hospital do Idoso. A matéria é de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB) e teve a relatoria da presidente da Comissão, vereadora Aiméé Carvalho (PSB). “Demos parecer pela aprovação, pois sou uma defensora dos idosos. Na primavera da vida, eles trabalharam para a sociedade e para os familiares. Agora, no outono da vida, é importante que eles tenham um hospital para cuidar da saúde deles”.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira (26) para chamar a atenção ao problema do excesso de fiação aérea na cidade do Recife. “Os emaranhados de fios em postes vêm causando perigo à população, como descarga elétrica, incêndio, além de provocar poluição visual”, disse.

No último dia 24, o Teatro do Parque completou 100 anos. Mas o espaço cultural passou o aniversário de portas fechadas para uma reforma que está prevista para finalizar em 2016. O fato foi lamentando pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), hoje,26. “Quero aqui repercutir um assunto que muito nos entristeceu. O nosso Teatro do Parque passou seu aniversário de portas fechadas sem previsão da retomada de grandes espetáculos. Os artistas precisam de espaços para desenvolver o seu trabalho”.

A possível contratação de uma empresa privada para administrar o plano de saúde dos servidores municipais foi o assunto levantado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,26. “A Prefeitura disse que iria apresentar uma proposta de uma empresa privada para que a mesma gerencie o plano de saúde municipal. Isto não deve funcionar. A gestão deveria discutir com as centrais sindicais uma boa alternativa para os servidores”.

Na tarde desta quarta-feira, 26, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) agradeceu a aprovação do projeto de lei que obriga a divulgação das áreas de risco do Recife e as respectivas intervenções governamentais. A matéria entrou em votação na última segunda-feira e foi aprovada pelos vereadores. “Esperamos que o prefeito sancione. Com essa ferramenta, vamos ter um acompanhamento permanente e diário sobre o que está sendo feito nas áreas de risco para que a cidade não seja surpreendida em dias de chuva. É mais um projeto que promove a cidadania, a segurança social e aproxima a gestão municipal e o cidadão”.

O prazo para recebimento de emendas aos três projetos de lei que homenageiam, através de obras públicas, o ex-governador Eduardo Campos, falecido no ano passado, vai até 31 de agosto. Os projetos de lei, todos de autoria do poder Executivo, denominam os equipamentos públicos que estão em fase de construção com o nome Governador Eduardo Campos. É o Centro Comunitário da Paz (Compaz) da Avenida Aníbal Benévolo, no Alto Santa Terezinha; a Upinha localizada na Rua Jacob, na Mangabeira; e a Creche Escola localizada na Rua Vale do Cariri, UR-5, Ibura.

Uma longa história que se confunde com a de muitos times de futebol vem sendo contada ao longo desses 100 anos. A Federação Pernambucana de Futebol recebeu hoje na Câmara do Recife a homenagem prestada pelo vereador Romildo Gomes (PSD), em uma reunião solene. Ele destacou a história da fundação da FPF que começou como Liga Esportiva representando as regatas e as corridas de cavalo.