Notícias

Amaro Cipriano Maguari (PSB) relatou hoje, 18, uma reunião com o secretário das Cidades, André de Paula para tratar da BR-101. De acordo com o parlamentar, a via necessita de obras emergenciais. “Vários pronunciamentos já foram direcionados em relação à via que vem prejudicando o tráfego no Recife. Mas quero dizer que o encontro foi muito positivo”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira, 18, para repercutir uma audiência pública, de sua autoria, sobre manutenção das vias públicas. “Hoje pela manhã realizamos uma audiência no Plenarinho para tratar dos serviços de recuperação da cidade. Foi extremamente importante porque tomamos conhecimentos das ações da Emlurb. A participação foi grande e vários vereadores também compareceram”.

Criada em 1990, por determinação do então governador Carlos Wilson Campos, a Procuradoria Geral de Pernambuco é responsável pela representação judicial do estado e presta consultoria jurídica ao Poder Executivo. Atualmente com 173 procuradores, a instituição vai completar 25 anos de funcionamento no próximo dia 20 de agosto, data que também celebra o Dia do Procurador do estado, instituído em 2007 pelo então governado Eduardo Campos. Para marcar a data, o vereador Eurico Freire (PV) apresentou na tarde desta terça-feira, 18, um requerimento de votos de aplausos para parabenizar a entidade pelo aniversário. “Parabenizamos os profissionais que hoje compõem a procuradoria e desempenham o papel essencial de garantir justiça e legalidade aos atos do estado”.

A Audiência Pública realizada hoje para discutir a quantidade de buracos nas ruas do Recife, proposta pelo vereador Jurandir Liberal (PT), repercutiu entre os parlamentares. Eurico Freire (PV) informou que ao mesmo tempo em que a audiência era realizada a Prefeitura do Recife lançou a Operação Verão de tapa buracos na cidade. Ele disse que espera que o trabalho seja feito com material adequado e tenha durabilidade como prometeu a Emlurb durante o encontro.

Lamentando a falta de valorização dos artistas da terra, esquecidos em vida e mais ainda depois de mortos, o vereador Marco Aurélio (SDD) propôs que uma praça situada no bairro dos Coelhos tenha o nome de Reginaldo Rossi. “Este ano fará dois anos da morte do rei do brecha que levou o nome do Recife para longe, no entanto as rádios não tocam e as pessoas não lembram do que ele foi e fez por nossa música”.

Um dia após a posse coletiva, 44 candidatos aprovados no concurso público realizado pela Câmara se reuniram na manhã desta terça, 18, com a direção dos departamentos para conhecer o funcionamento da Casa. Participaram do encontro o Secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva; Diretor Administrativo, Coronel Roberto Melo; Diretor de Informática, Ricardo Ferraz; Diretora de Comunicação, Eden Pereira; Diretor do Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; Diretora de Relações Públicas, Ana Torti; Procurador Legislativo, Izael Nóbrega; Assessor da Primeira Secretaria, Paulo Farias; Diretor de Contabilidade, Luciano Santos; e o Gestor do Patrimônio, Paulo Lins.

A situação da manutenção das vias públicas do Recife foi tema de audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 18, por iniciativa do líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT). “Sou presidente da Comissão de Transporte e Meio Ambiente, que sempre discute as dificuldades de mobilidade urbana. Temos recebido constantes reclamações das comunidades sobre a situação precária das vias, sobretudo nos principais corredores”, justificou o vereador. Com esse intuito, ele convidou para discutir o assunto e ouvir o diagnostico do principal gestor da área, que é o presidente da Empresa de Urbanização, Emlurb, Antônio Barbosa.

O recente caso de violência contra um idoso de 65 anos encontrado morto, com sinais de estrangulamento, em Olinda, levou a vereadora Aimée Carvalho a destacar a necessidade de proteção para os mais velhos. “Precisamos sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra os idosos e disseminar o entendimento da violência como violação aos direitos humanos. Precisamos garantir o envelhecimento dessa população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas, como uma oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida”.

Onze projetos de Lei foram discutidos na reunião da comissão de Legislação e Justiça que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 17. “Projetos importantes foram votados. Entre eles, nós demos parecer pela aprovação do projeto do Executivo que institui o Fundo Municipal dos Direito da Pessoa Idosa. A Prefeitura está dando atenção às pessoas de idade da nossa cidade”, destacou o vice-presidente da comissão, Romerinho Jatobá (PR).