Notícias

O jornal Folha de Pernambuco publicou hoje, 17, uma entrevista com a deputada estadual e ex-vereadora Priscila Krause (DEM), analisando o panorama político e suas perspectivas para as próximas eleições. Na Câmara, o vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu a entrevista , destacando que ela" foi uma das vereadoras que fez a maior oposição ao Partido dos Trabalhadores ao longo de 12 anos e o PT sempre atendeu aos seus pedidos de informação. Hoje, fiz questão de trazer o jornal, pois não é o PT dizendo, mas é uma deputada de um partido que tem uma secretaria no governo. Priscila Krause é muito presente no monitoramento da cidade, ela tem um controle da administração do Recife e disse que dos 302 compromissos previstos, o prefeito executou 9%”.

O Hospital Pedro II, que fica no bairro dos Coelhos, possui mais de um século de existência. Após passar 28 anos fechada, a unidade de saúde foi reinaugurada há cinco anos. “A unidade passou três anos em reforma após os anos que ficou fechada e reabriu as portas para a população usuária do SUS no dia 16 de agosto de 2010, incorporada ao complexo hospitalar do IMIP”, lembrou o vereador Eurico Freire (PV) na tarde desta segunda-feira, 17.

Vereadores de diversos partidos repercutiram hoje na Câmara do Recife o movimento contra a corrupção realizado na avenida Boa Viagem. Parlamentares de diversos partidos como PSDB, PT, PTN se revezaram na tribuna. Wanderson Florêncio (PSDB) afirmou que a manifestação no Recife e no país levou crianças e pessoas de todas as idades porque estão indignadas e não querem um país que perdeu a estabilidade adquirida a duras penas no governo de Fernando Henrique Cardoso, voltou a ter juros altos e o desemprego ronda a todos. “A estabilidade realizada por FHC e mantida por Lula no começo de governo dele foi jogada no lixo. Sem contar com a corrupção que é grande no país”.

Dois projetos de lei ordinária entraram em votação hoje, 17, com o objetivo de garantir o direito ao aleitamento materno em locais públicos e privados no Recife. O de número 151/2013, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), institui a garantia e o direito às mães de amamentarem seus bebês em espaços públicos ou privados no Recife. E o projeto 64/2015, de autoria de Antônio Luiz Neto (PTB), que estabelece que todo o estabelecimento da cidade deve permitir o aleitamento materno em seu interior, independemente da existência de áreas segregadas para tal fim

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu na tribuna de hoje, 17, a reunião na Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas, realizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo. “Estive presente na ocasião em que nós debatemos sobre políticas no combate às drogas no Brasil . E durante o encontro fomos informados sobre uma pesquisa da Fiocruz onde o nordeste foi apontado como a região onde mais se consome crack”.

Numa iniciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB), o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa integra o calendário oficial da cidade, através da lei número 17.917/13. O propósito é estimular, no Recife, o debate coletivo e assegurar o amplo conhecimento sobre a importância de se buscar uma consciência sobre a existência de maus tratos a homens e mulheres da terceira idade. “O objetivo é divulgar informações que ligam os tipos de violência, tais como a física, os maus tratos, psicológicos, financeiros, bem como, os casos de abandono, negligência e no dia 15 de junho discutirmos todos estes assuntos”.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu hoje, 17, a reunião solene realizada no Dia Municipal de Combate às Drogas, na semana passada. “Um tema tão importante para essa Casa e tivemos a oportunidade de compartilhar o momento com tantos convidados e meios de comunicação que têm tido compromisso não apenas divulgando mas, também, cobrando ações do poder público”.

Menos de onze meses após a realização do concurso público para preenchimento de 78 vagas, a Câmara Municipal do Recife nomeou, em caráter efetivo, na manhã desta segunda-feira, 17, 44 candidatos aprovados. Foi uma posse coletiva, realizada no plenarinho da Casa de José Mariano. Após a assinatura do “livro termo de posse”, houve uma solenidade de boas vindas com as presenças do presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB); do primeiro-secretário, vereador Augusto Carreras (PV); do procurador Izael Nóbrega; do diretor de Administração da Câmara Municipal do Recife, coronel Roberto Melo; do secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva, além do convidado especial para o evento, o secretário de Administração e Gestão da Prefeitura do Recife, Marconi Muzzio.

Uma vida de luta e dedicação ao ensino recebeu singela homenagem proposta pelo vereador Henrique Leite (PT). A fundadora do Instituto Ivone Vanderlei, que leva seu nome, faleceu em 2003, mas o legado de sua obra permaneceu pelas mãos de seu filho Jorge Vanderley . Desde então, a escola de ensino particular na comunidade de Brasília Teimosa passou por diversas mudanças. Novos prédios foram comprados para expansão da escola e novos cursos introduzidos.

A Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao professor recifense e pesquisador Pedro Muniz Filho, autor do livro “O Estado Mundial”, e que foi indicado oficialmente pela Assembleia Legislativa de Pernambuco ao Prêmio Nobel. A solenidade, na manhã desta sexta-feira, 14, ocorreu por iniciativa da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). “Presto esta merecida homenagem ao professor Pedro Muniz, pernambucano, casado, professor universitário, pesquisador e advogado, além de ativista político, social e ambientalista”, disse a vereadora em seu discurso de apresentação do homenageado.