Notícias

A vereadora Vera Lopes (PPS) repercutiu nesta segunda-feira (28), no plenário da Casa de José Mariano, a audiência pública sobre saúde mental realizada na Câmara Municipal na última quinta-feira (24). Em seu pronunciamento, ela destacou o sucesso da audiência e algumas das problemáticas levantadas na ocasião.

A correria do dia a dia e os avanços tecnológicos, que muitas vezes potencializam emoções como ansiedade e estresse, também fazem com que as pessoas se preocupem cada vez menos com o estilo de vida. E isso pode estimular o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Esse foi dos ensinamentos repassados no evento que o Setor Psicossocial e a equipe de saúde da Câmara Municipal do Recife realizaram na manhã desta segunda-feira, 28, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, aproveitando a passagem do Dia do Mundial do Coração.

Pelo seu trabalho na realização do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, ocorrido em maio deste ano no Recife, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) recebeu, por iniciativa do vereador Eurico Freire (PV), uma homenagem da Câmara Municipal. Durante o evento, que aconteceu nesta quinta-feia (24), também foi lembrado o aniversário de 106 anos, completados na última quarta-feira (23), da criação da Escola de Aprendizes Artífices, embrião do IFPE.

Centenas de psiquiatras, psicólogos e representantes de entidades médicas e da área de saúde pública lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife na audiência pública promovida pela vereadora Vera Lopes (PPS), que debateu a Saúde Mental, nesta quinta-feira, 24. “Precisamos discutir a situação do doente mental. O Recife é uma cidade que não tem um hospital de urgência para onde se possa levar uma pessoa em surto. Só existe uma clínica de internamento para mulheres e a Clínica Santo Antônio de Pádua, para homens, fechou. Os Centros de Atenção Psico Social (CAPs) não têm psiquiatras ou psicólogos de plantão”, denunciou a vereadora.

Durante a reunião plenária desta quarta-feira, 23, uma comissão de vereadores foi formada a pedido do vereador Carlos Gueiros (PTB) para intermediar o pleito de professores aprovados no concurso de 2011. Os profissionais alegam que foram classificados no concurso e, hoje, alguns têm contrato temporário com a Secretaria de Educação. No final da reunião plenária, um grupo de professores foi recebido pelos vereadores Carlos Gueiros, Felipe Francismar (PSB), Eurico Freire (PV), Henrique Leite (PT) e Michele Collins (PP).

Alunos e moradores de várias comunidades do Recife, além de parlamentares e integrantes da Polícia Militar de Pernambuco, lotaram as galerias e o plenário da Câmara durante a tarde desta quarta-feira, 23, para prestigiar uma homenagem do vereador Almir Fernando (PC do B) aos “Amigos do 11º Batalhão”, pelos projetos sociais que começaram há quase dois meses em oito bairros carentes da cidade e que hoje já atendem 23 comunidades, beneficiando 1.100 pessoas.

O vereador Eriberto Rafael (PTC) cobrou nesta quarta-feira (23) o andamento das obras da Praça de Esportes e Cultura Caxangá, que está sendo construída em um terreno da Avenida Caxangá conhecido como antiga fábrica de estopa. Segundo o vereador, as obras se encontram paralisadas.

Em uma reunião assistida por professores da rede municipal, o vereador André Régis (PSDB) levantou problemas sofridos pelos alunos das escolas municipais do Recife. “Como é possível uma criança saudável ir para a escola todos os dias ao longo de vários anos e não aprender a ler?”, questionou.

O vereador Romerinho Jatobá (PR) fez um apelo ao Poder Judiciário no sentido de dar celeridade à transferência de recursos dos depósitos judiciários e administrativos aos municípios e estados. A lei, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP,) foi sancionada pelo Governo Federal, mas sem prazo para a realização da transferência.

O vereador Davi Muniz (PROS) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (23) para tratar da situação do atraso de pagamentos aos permissionários do transporte complementar do Recife. Em seu pronunciamento, ele pediu ao presidente da Câmara Municipal que fosse formada uma comissão de vereadores para tratar do assunto.