Notícias

Os vereadores aprovaram durante reunião plenária desta segunda-feira, 12, a convocação extraordinária para o período de 23 a 30 de dezembro. A medida atende a solicitação enviada pelo prefeito Geraldo Julio e está prevista no artigo 18, parágrafo 1º, inciso 1, da Lei Orgânica do Município.

O vereador Jurandir Liberal (PT) se declarou contrário à aprovação do requerimento de nº 4648, de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS), que propunha conceder votos de aplausos e congratulações ao deputado federal Roberto Freire pela nomeação ao cargo de ministro da Cultura. Para comentar a matéria, Liberal subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (12), quando o requerimento foi votado e aprovado pelos vereadores.

Nesta segunda-feira (12), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir informações que ele obteve, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sobre as obras de recuperação de um trecho da BR-101. “A recuperação da BR-101 no trecho entre Prazeres e a Guabiraba deve ser iniciada em breve. A informação que eu tenho é que os serviços começarão em 15 ou 20 dias”, afirmou.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma exposição de final de ano com trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos atendidos no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S Recife), no bairro do Monteiro, no último dia 6. As atividades voltadas para as áreas de artes visuais, linguística e comunicação, foram bastante elogiadas pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária realizada na tarde de hoje, 12.

A noite desta terça-feira, 7, tornou-se muito especial para a Câmara Municipal do Recife. Uma cantata do projeto Janelas da Alma, do Conservatório Adventista de Música (Musicar), foi realizada na fachada atraindo quem passava pela Casa de José Mariano. O presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), ressaltou o espírito natalino e a importância da solidariedade entre as pessoas. “A cantata na Câmara Municipal do Recife é, sem dúvida, uma referência de paz que desejamos a todos e todas no final do ano”.

A comissão especial que revisa o relatório do novo Regimento Interno da Câmara do Recife deve entregar a versão final do documento à presidência da Casa até o dia 18 de dezembro. A data foi definida durante a 20ª reunião do grupo, que aconteceu nesta terça-feira (7), na Sala de Comissões da sede do Legislativo municipal.

O prefeito Geraldo Julio anunciou hoje (7), um conjunto de medidas de corte de despesas com a meta de economizar mais de R$ 90 milhões no ano de 2017. O vereador André Régis (PSDB) foi à tribuna para comentar a notícia. “Há quatro anos estamos usando essa tribuna para que o prefeito reconheça e faça um ajuste no redimensionamento do tamanho da máquina. Estamos aqui aplaudindo a medida, mas considero que foi de forma tardia”.

Às vésperas das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), a Câmara Municipal do Recife, através do gabinete do vereador Jayme Asfora (PMDB), intermediou na manhã desta quarta-feira, 7, o lançamento do livro “Emocionantes Histórias de Vida”, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Trata-se de uma publicação de 64 páginas que traz o relato de oito mulheres trans, falando de suas experiências, perseguições sofridas no cotidiano, preconceitos enfrentados, além de artigos que falam sobre a questão de gênero. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre o segmento LGBT e ao mesmo contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A Câmara do Recife aprovou, em segunda discussão, cinco projetos de lei na tarde desta terça-feira (6), durante reunião plenária realizada na Casa de José Mariano. Dentre as propostas, duas eram de autoria do poder Executivo. Uma delas, o projeto de número 01/2016, vincula o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). A outra, de número 34/2015, institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS).

A crise política vivida pelo Brasil tem afetado de forma direta o desenvolvimento econômico nacional. Sendo agravada com o desequilíbrio institucional decorrente de mudanças ocorridas no Congresso. Essa é a opinião do vereador André Régis (PSDB) que na tarde desta terça-feira 06, durante reunião plenária, destacou a desarmonia em questão. “Poderes desafiando poderes, ministros desafiando ministros, Ministério Público desafiando e pressionado Câmara, Câmara respondendo contra Ministério Público e magistratura. Parece que o bom senso desapareceu da vida nacional”, argumentou o parlamentar.