Notícias

Os impactos das obras das concessionárias de serviços públicos no Recife já foram tema de audiência pública e reuniões na Câmara e o vereador Eurico Freire (rede) fez questão de lembrar hoje, 6, a importância do assunto para a cidade. “Após as discussões, um comitê foi criado para gerir essas questões e um encaminhamento posterior foi o de criar um projeto de lei, mas entendeu-se que o Executivo precisaria encaminhar a matéria para esta Casa”.

O Presidente Michel Temer anunciou ontem, 5, as bases da reforma da Previdência que pretende enviar ao Congresso Nacional e um dos principais pontos destacados é a adoção de uma idade mínima para aposentadoria, que deve subir para 65 anos de idade. Esta e outras mudanças da Previdência foram criticadas durante a Reunião Plenária hoje, 6, pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB).

Uma cantata do projeto Janelas da Alma – realizado pelo Conservatório Adventista de Música, o Musicar – vai celebrar o espírito natalino na Câmara do Recife na próxima quarta-feira (7). O evento, que foi oferecido gratuitamente ao Poder e é aberto ao público, acontece às 18h na parte externa da sede do Legislativo municipal, localizado na rua Princesa Izabel, no bairro da Boa Vista.

Localizado entre a BR-101 Norte e a Guabiraba, o bairro do Passarinho é um dos mais pobres do Recife, onde as palavras paz e esperança têm importância fundamental. Por isso, a vereadora Aline Mariano apresentou dois projetos de lei, na Câmara Municipal, que nomeiam e constituem as ruas conhecidas popularmente como Rua da Paz e Rua da Esperança como logradouro público. Ambas as matéria foram encaminhadas para a Legislação e Justiça, onde serão analisadas.

Localizado entre a BR-101 Norte e a Guabiraba, o bairro do Passarinho é um dos mais pobres do Recife, onde as palavras paz e esperança têm importância fundamental. Por isso, a vereadora Aline Mariano (PMDB) apresentou dois projetos de lei, na Câmara Municipal, que nomeiam e constituem as ruas conhecidas popularmente como Rua da Paz e Rua da Esperança como logradouro público. Ambas as matéria foram encaminhadas para a Legislação e Justiça, onde serão analisadas.

As propostas da emenda à Lei Orgânica, projetos de Resolução e Decreto Legislativo foram alguns dos assuntos intensamente analisados durante a reunião da Comissão Especial que revisa o Regimento Interno. Hoje, 5, foi realizado o 19º encontro e 30 artigos foram discutidos. Participaram os vereadores Aerto Luna (PRP), Carlos Gueiros (PSB) Gilberto Alves (PSD), Aline Mariano (PMDB) e Michele Collins (PP).

O projeto de Lei nº 240/ 2015 de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS) gerou debate no plenário da Casa, durante a reunião ordinária desta segunda, 05. A medida autoriza os profissionais de educação física, no exercício de sua atividade como personal trainer, o acesso livre às academias para acompanhamento de seus alunos. O vereador André Régis (PSDB) se propôs a elaborar uma emenda ao projeto, a fim de aperfeiçoar a matéria.

Na última semana, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela descriminalização do aborto no primeiro trimestre da gravidez. A decisão foi tomada durante análise do pedido de habeas corpus para cinco funcionários de uma clínica clandestina de aborto em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Na tribuna da Câmara, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 5, o vereador Aerto Luna (PRP) lamentou a resolução do STF.

Atualmente 48,6% da população tem acesso à coleta de esgoto e mais de 100 milhões de brasileiros não possuem esse serviço. Existindo também, outra parcela de indivíduos enfrentando dificuldades relacionadas ao esgotamento sanitário. Durante reunião plenária na tarde desta segunda-feira, 5, o vereador Almir Fernando (PCdoB) abordou a necessidade de tratar do tema em questão com mais interesse por parte da administração pública. “Muitas casas usam fossas para se desfazerem dos dejetos e, infelizmente, também existem pessoas que usam outros métodos como despejar em escadarias ou jogar esses excrementos em canais, prejudicando dessa forma a saúde das pessoas”, argumentou o parlamentar.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife aprovou, nesta segunda-feira (5), o projeto de autoria do Poder Executivo de número 34/2015, que cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Social. O grupo, que na mesma oportunidade discutiu outros 17 projetos, se reuniu na Sala de Comissões da Casa de José Mariano.