Notícias

A Associação Pernambucana de Apoio aos doentes de Fígado (APAF) teve o trabalho reconhecido pela Câmara Municipal. Os parlamentares aprovaram esta semana, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Antonio Luiz Neto (PTB) que concede à Associação o título de entidade de utilidade pública. Criada oficialmente em 2001 por um grupo de profissionais do programa de transplante de fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), a APAF é liderada pelo médico e professor Claúdio Lacerda.

Foi aprovado durante a sessão desta terça-feira, 9, na Câmara, o projeto de lei nº. 134/09, que obriga a instalação de reservatórios e captadores de água da chuva nos postos de combustíveis e quaisquer estabelecimentos que possuam sistema de lavagem de veículos. A proposta é da vereadora Aline Mariano (PSDB), que está preocupada com a preservação de um dos bens naturais mais importantes do planeta: a água.

A Câmara Municipal do Recife vai realizar uma sessão solene para comemorar os 30 anos do Partido dos Trabalhadores no próximo dia 25, às 10h, por iniciativa do vereador Osmar Ricardo, filiado desde 1992. Além dos dirigentes municipais e estaduais, ele convidou para a solenidade o secretário das Cidades, Humberto Costa, o ex-prefeito João Paulo e o prefeito João da Costa. A bancada do PT na Câmara tem cinco membros: além do próprio Osmar Ricardo, Josenildo Sinésio, Luiz Eustáquio, Jurandir Liberal e o presidente da Casa, Múcio Magalhães.

Compositor de frevos como É de Amargar, Manda Embora Essa Tristeza e Juventude Dourada, Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, agora dá nome a um prêmio que tem como objetivo preservar uma tradição exclusiva do carnaval pernambucano: os blocos líricos. O projeto, de autoria do vereador Estefano Menudo (PHS), foi aprovado por unanimidade, na sessão plenária de hoje (8).

Vice-líder do governo na Câmara, o vereador Inácio Neto (PTN) aprovou requerimento de sua autoria parabenizando a primeira-dama do Recife, Marília Bezerra, responsável pela realização do 46º Baile Municipal do Recife, no sábado (6). O parlamentar destacou o sucesso da festa que, segundo ele, vendeu 11 mil ingressos, 282 mesas e teve ainda todos os camarotes ocupados.

Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira, 8, o vereador Alfredo Santana (PRB) repercutiu a morte do estudante de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco, Alcides do Nascimento Lins, de 22 anos. Ele foi assassinado, na última sexta dentro de casa, na Vila Santa Luzia, Torre. “Quando ouvimos seu nome pela primeira vez, sentimos uma admiração imensa, mesmo sem conhecê-lo. Ele e a mãe nos passavam a imagem de símbolos de resistência em meio à desigualdade e o caos social”, contou o vereador ao relembrar a história do aluno do ensino público e filho de uma catadora de papel que passou em primeiro lugar da rede pública no vestibular de 2007 da UFPE.

Às vésperas da abertura oficial do Carnaval, a Câmara Municipal do Recife pode votar, na sessão plenária da tarde desta segunda-feira, o Prêmio Capiba de Blocos Líricos, da autoria do vereador Estéfano Barbosa Menudo (PHS). A ideia do projeto é recompensar, a cada carnaval, as agremiações que apresentarem frevos de bloco inéditos, mas também se destacarem no coral, traje, orquestra e simpatia dos componentes. Anualmente serão entregues prêmios – não há uma quantia em dinheiro prevista, mas o reconhecimento do trabalho artístico – aos 1º e 2º lugares.

Durante o recesso parlamentar, os vereadores da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife prepararam pareceres de mais de 20 projetos de lei encaminhados no final do ano passado. E quarta-feira (3), quando realizaram a primeira reunião da comissão em 2010, os parlamentares discutiram as matérias.

A Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara realizou hoje a primeira reunião de 2010. O vereador Daniel Coelho (PV), que preside o grupo, distribuiu seis novos projetos de lei encaminhados no final do ano passado.

Em discurso no plenário da Câmara, Estefano Menudo (PHS) voltou a pedir pela reestruturação do Centro Social Urbano da Mustardinha que, segundo ele, é uma das principais propostas políticas do seu mandato.