Notícias

Atendendo ao pleito do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco (Sinfarpe), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma audiência pública, nesta segunda-feira (26), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, para debater o tema: Acesso a medicamentos em defesa da vida.

Criado há exatos 36 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o “Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas”, comemorado neste 26 de junho, foi celebrado pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), em reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira, sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ele entregou certificados a pessoas e instituições que fazem a luta contra o uso de drogas. “Para mim é motivo de muita alegria fazer essa importante homenagem a todas as pessoas e entidades que atuam no combate, prevenção e recuperação de pessoas que fazem uso abusivo das drogas. Essa luta não pode parar”, disse o vereador.

Aprovado pelo plenário da Câmara do Recife nesta segunda-feira (26), o requerimento nº 6.248/2023, que trata da concessão de voto de repúdio à Marcha da Maconha do Recife, foi tema de um discurso do vereador Professor Mirinho (SD). Na tribuna da Casa, o parlamentar se posicionou a favor do pedido. Para o vereador, a Marcha estaria associada à apologia ao uso de substâncias ilícitas – o que, para ele, justifica o voto de repúdio.

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (26) um voto de repúdio à Marcha da Maconha do Recife, movimento que organiza eventos pela legalização da Cannabis na capital. Durante a discussão do requerimento, o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna para apresentar seus argumentos contra o pedido. Em seu discurso, o parlamentar afirmou que o que estava em debate era a manifestação, a liberdade de expressão dos participantes – que, de acordo com ele, já teve a sua legalidade confirmada pela Justiça diversas vezes.

Os festejos juninos do Recife foram tema do pronunciamento do vereador Professor Mirinho (SD) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (26). Ele parabenizou o prefeito João Campos (PSB) pela realização dos polos descentralizados, a exemplo do Sítio Trindade e Arraial Novo da Rio Branco. O parlamentar destacou sobretudo o polo da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, elogiando, além da programação cultural, a questão da segurança garantida pela Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.

A vereadora Michele Collins (PP) proferiu um discurso durante a reunião plenária desta segunda-feira (26) para salientar a passagem de duas datas, ambas celebradas em 26 de junho. A primeira foi o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1987. A segunda data, de acordo com Collins, é o marco inicial da instituição das comunidades terapêuticas no Brasil, que completa 55 anos em 2023.

O vereador Victor André Gomes (UB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (26) para congratular a empresária pernambucana Niege Chaves pelo recebimento do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. A honraria, concedida na última sexta-feira (23) pela Plataforma Connected Smart Cities e pelo Mobilidade Estadão, reconheceu Chaves na categoria "Carreira inspiradora em mobilidade urbana".

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) debateu o requerimento número 6248/2023, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), concedendo voto de repúdio à Marcha da Maconha do Recife. “Sou contra a marcha porque ela faz apologia à droga. A marcha cria uma situação na sociedade e há muitas pessoas induzidas só pela questão da saúde. Mas o uso de qualquer droga é prejudicial e eu digo isso com a experiência de quem trabalha há 29 anos com pessoas que usam drogas e sei que ela é terrível”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27).

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 6248/2023, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que concede voto de repúdio à Marcha da Maconha do Recife. Ela contestou a proposta dizendo que “o direito de se expressar é sagrado e são os primeiros que a Constituição garante às pessoas”. Ela afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (26), que a marcha “nada mais é do que o direito de expressão de uma fatia específica da comunidade que luta pela legalização”.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) repercutiu matéria que foi publicada no Jornal do Commercio, na semana passada, dando conta de que há cerca de dois anos o Recife não é contemplado com novos corredores de faixa azul para facilitar o tráfego na cidade. “Peço o apoio de vereadores desta Casa para que possamos solicitar à Prefeitura do Recife que continue a implantar esse serviço que está parado e que ajuda muito na mobilidade urbana”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27).