Notícias

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), o vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu a visita que fez à comunidade da Ilha de Deus, que é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) localizada entre os bairros do Pina e Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. De acordo com o parlamentar, a comunidade necessita da construção de uma creche para as mais de 300 famílias existentes na localidade.

Os 60 anos da Federação Pernambucana de Futsal foram comemorados numa reunião solene, no plenário da Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC), na manhã desta quinta-feira (15). Vários atletas e instituições marcaram presença e o primeiro secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento. O presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Marcos Antônio Madeira, compôs a Mesa da solenidade.

Ele já foi vereador do Recife, sindicalista, secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; e criou a Secretaria Executiva de Política sobre Drogas e Segmentos Sociais. Foi o responsável por implementar políticas públicas direcionadas à população LGBTQIAP+, às pessoas com deficiência, ao movimento negro-quilombola e às matrizes africanas e indígenas. Em reconhecimento à atuação, na vida pública, do deputado estadual Isaltino Nascimento, a Câmara Municipal entregou a ele a maior comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB).

A Câmara Municipal do Recife concedeu, na tarde desta quarta-feira (14), o Título de Cidadão do Recife ao padre Edicarlos Alves da Conceição, da Paróquia Cristo Redentor, do bairro do Jordão. A honraria foi entregue ao religioso por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB), em reunião solene realizada no plenário da Casa. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a cerimônia.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por videoconferência na manhã desta quarta-feira (14), e aprovou o projeto de lei Ordinária que dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação mensal dos dados relativos à arrecadação de multas de trânsito e a sua destinação. Além do presidente do colegiado, vereador Fabiano Ferraz (Avante), estiveram presentes os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos) e Júnior Tércio (PP).

A baixa adesão à campanha de imunização contra a poliomielite motivou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a pedir esforços integrados dos gestores da Prefeitura para mudar essa situação. Por meio do requerimento nº 10.379/2022, aprovado pelo plenário da Câmara do Recife nesta terça-feira (13), a parlamentar indica ao Executivo que utilize as unidades de ensino da rede pública municipal para promover a vacinação. A medida, de acordo com ela, necessitaria da integração das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social.

As carências do quadro de profissionais da rede pública municipal de saúde foram tema de um discurso do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) proferido nesta terça-feira (13), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna do plenário, o parlamentar pediu ao Poder Executivo que preenchesse as seis vagas em aberto para os cargos de otorrinolaringologista da rede. De acordo com ele, a saúde do município conta atualmente com apenas quatro médicos dessa especialidade em atuação.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) criticou diversos serviços prestados à população recifense e pernambucana. Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (13), o parlamentar reclamou de questões relacionadas à saúde, habitação e índices de vulnerabilidade social.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) alertou que as eleições de outubro representam mais do que uma oportunidade para escolha do futuro presidente da República. Na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (13), ela disse que o pleito terá como característica a necessidade de mudanças políticas e institucionais.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) afirmou que, no momento em que o País está mergulhado no clima de decisão sobre o futuro presidente da República, é preciso buscar consensos e garantir a cultura da paz. “Há quem critique a busca pelo consenso o tempo inteiro, a conciliacão o tempo inteiro. Mas entendo que nesse momento histórico que a gente vive talvez seja exatamente o que o Brasil precise”, disse.