Padre Edicarlos Alves da Conceição é Cidadão do Recife

A Câmara Municipal do Recife concedeu, na tarde desta quarta-feira (14), o Título de Cidadão do Recife ao padre Edicarlos Alves da Conceição, da Paróquia Cristo Redentor, do bairro do Jordão. A honraria foi entregue ao religioso por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB), em reunião solene realizada no plenário da Casa. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a cerimônia.

O padre Edicarlos Alves da Conceição nasceu em Coronel João Sá (BA). É pedagogo, teólogo e pós-graduado em Comunicação. Missionário Oblato de Maria Imaculada desde 2006, acumulou missões em locais como Recife, Paraguai e África do Sul.

Retornou à capital pernambucana em 2013, atuando no bairro do Jordão como vigário até dezembro de 2017, quando foi empossado pároco. Desde então, promove trabalhos sociais nos bairros do Ibura e do Jordão, com foco em projetos relacionados à cidadania, à assistência social, à cultura, à educação e à questão das drogas.

“Conheci o padre Edicarlos e um fato interessante que me chamou muito à atenção foi o trabalho social dele”, disse Wilton Brito na tribuna da Câmara, ao falar da biografia do homenageado.

Em seu pronunciamento, o parlamentar salientou, também, a dedicação do religioso às relações de amizade com os fiéis. “Padre Edicarlos, uma das coisas mais importantes que eu vi na sua pessoa foi a amizade ao nosso trabalho e a nossa convivência. Tenho o padre Edicarlos como um amigo de todas as horas. Procuramos o padre não só na alegria, mas também em momentos tristes e difíceis que passamos. E o padre sempre nos acolheu, nos deu as orientações pessoais e espirituais”.

Após a exibição de um vídeo em que sua mãe, amigos e religiosos congratulam o padre Edicarlos Alves da Conceição pela honraria, o novo cidadão recebeu do vereador Wilton Brito o Título e a respectiva Medalha.

Ao subir na tribuna, o padre teceu agradecimentos aos vereadores da Casa, em especial a Wilton Brito. “A homenagem que eu recebo aqui faz com que eu me sinta acolhido e, de fato, agora mais do que nunca, em casa. É com profunda gratidão que garanto que o Recife estará sempre em meu coração”.

O padre Edicarlos não deixou de relatar o acolhimento que recebeu dos moradores do Jordão e do Ibura. O seu discurso foi encerrado em meio a um coro do frevo-canção “Madeira que cupim não rói”, de Capiba. “Algumas vezes, vejo as pessoas se referirem aos bairros do Jordão e do Ibura de forma negativa, sobretudo, em decorrência da violência que os assola. Não obstante, ao residir nesses bairros, tive e tenho a felicidade de descobrir que, junto aos muitos moradores, o que estamos experimentando é a vivencia em uma grande família”.

Ao final da reunião solene, Alcides Cardoso não deixou de enaltecer as qualidades que motivaram a entrega do Título ao padre Edicarlos. “É com muita emoção que eu digo que não é só que o senhor recebeu o Título de Cidadão do Recife, mas que hoje o Recife recebeu um cidadão de verdade, que tem trabalhos prestados à sociedade de verdade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 14.09.2022