Ana Lúcia pede cooperação entre secretarias para impulsionar vacinação no Recife

A baixa adesão à campanha de imunização contra a poliomielite motivou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a pedir esforços integrados dos gestores da Prefeitura para mudar essa situação. Por meio do requerimento nº 10.379/2022, aprovado pelo plenário da Câmara do Recife nesta terça-feira (13), a parlamentar indica ao Executivo que utilize as unidades de ensino da rede pública municipal para promover a vacinação. A medida, de acordo com ela, necessitaria da integração das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doenças infecciosa erradicada no Brasil, mas que pode retornar em caso de falha da cobertura vacinal do País. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças brasileiras menores de cinco anos de idade contra o vírus da pólio – mas, até o momento, esse percentual não chegou a 40%. “O Ministério da Saúde prorrogou o período de vacinação, se estendendo agora para setembro. Mas é necessário que façamos algumas campanhas a mais, envolvendo outras secretarias”, explicou Ana Lúcia.

Segundo a parlamentar, as unidades de ensino são os locais ideais para estimular a vacinação por concentrar o público-alvo da campanha. “Precisamos somar forças para que as unidades educacionais possam ser polos de vacinação. Ali estão as crianças, as famílias que sempre vão levar seus filhos. Com essa chamada, sabemos que temos muitas chances de ampliar esses números”.

Ana Lúcia não deixou de frisar que a imunização é um direito das crianças e uma responsabilidade das famílias – mas relatou haver carências na rede de saúde municipal que podem afetar o processo de imunização. “Ora algumas vacinas estão faltando, ora os profissionais não estão na unidade. Ainda há um déficit muito grande desses profissionais. Isso tudo dificulta”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 13.09.2022