Notícias

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (20), o vereador Felipe Alecrim (PSC) teceu críticas à educação municipal. O parlamentar disse que tem recebido reclamações de que há escolas que ainda estão sem aulas presenciais e cobrou a contratação de professores que foram aprovados na seleção simplificada.

A Câmara Municipal do Recife concedeu o Título de Cidadão do Recife ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães, na noite desta segunda-feira (19). A iniciativa partiu do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) e reuniu políticos, amigos e familiares que prestigiaram o evento no plenário. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a solenidade.

A 13 dias das eleições presidenciais, a vereadora Dani Portela (PSOL) fez uma avaliação negativa dos quatro anos de mandato do presidente Bolsonaro e lamentou que uma das decisões mais prejudiciais tenham sido o corte do orçamento da educação básica e das universidades para o próximo ano. “Não é por acaso que o governo vem cortando verbas da educação. Ele não quer uma população crítica”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19).

O vereador Professor Mirinho (SD) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19) para repercutir uma ação realizada no conjunto habitacional Ilha de Deus, na Imbiribeira. De acordo com o parlamentar, após o plenário da Casa aprovar um pedido feito por seu mandato, os moradores ganharam melhorias na iluminação pública do local.

O vereador Samuel Salazar (MDB) elogiou a Secretaria Municipal de Esportes pela programação de grandes competições esportivas nas modalidades de skate e natação que foram realizadas no final de semana ou estão previstas para o próximo, de vôlei, no Recife. Há duas semanas, houve o torneio de basquete. “São eventos que colocam a capital de Pernambuco no roteiro dos grandes torneios, que antes não chegavam aqui”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (19).

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), o vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu a visita que fez à comunidade da Ilha de Deus, que é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) localizada entre os bairros do Pina e Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. De acordo com o parlamentar, a comunidade necessita da construção de uma creche para as mais de 300 famílias existentes na localidade.

Os 60 anos da Federação Pernambucana de Futsal foram comemorados numa reunião solene, no plenário da Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC), na manhã desta quinta-feira (15). Vários atletas e instituições marcaram presença e o primeiro secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento. O presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Marcos Antônio Madeira, compôs a Mesa da solenidade.

Ele já foi vereador do Recife, sindicalista, secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; e criou a Secretaria Executiva de Política sobre Drogas e Segmentos Sociais. Foi o responsável por implementar políticas públicas direcionadas à população LGBTQIAP+, às pessoas com deficiência, ao movimento negro-quilombola e às matrizes africanas e indígenas. Em reconhecimento à atuação, na vida pública, do deputado estadual Isaltino Nascimento, a Câmara Municipal entregou a ele a maior comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB).

A Câmara Municipal do Recife concedeu, na tarde desta quarta-feira (14), o Título de Cidadão do Recife ao padre Edicarlos Alves da Conceição, da Paróquia Cristo Redentor, do bairro do Jordão. A honraria foi entregue ao religioso por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB), em reunião solene realizada no plenário da Casa. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a cerimônia.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por videoconferência na manhã desta quarta-feira (14), e aprovou o projeto de lei Ordinária que dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação mensal dos dados relativos à arrecadação de multas de trânsito e a sua destinação. Além do presidente do colegiado, vereador Fabiano Ferraz (Avante), estiveram presentes os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos) e Júnior Tércio (PP).