Notícias

Autor do projeto de lei que originou a lei municipal número 18.632/ 2019, que cria o “Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil”, o vereador Almir Fernando (PSB) realizou reunião solene nesta terça-feira (30) para festejar a data comemorativa. A solenidade destacou 36 profissionais que atuam em todas as etapas da construção, como engenheiros, encarregados de obras, pedreiros, arquitetos, mestre e apontadores de obras, entre outros. Todos e todas receberam um diploma como forma de comprovação e reconhecimento da atuação nas áreas especializadas.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (30), quando analisou, votou e aprovou nove projetos de lei Ordinária (PLO) que ficaram aptos para apreciação em plenário. Entre eles, está o PLO número 36/2024, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que cria o “Disque Saúde Mental da Mulher” no âmbito do Município do Recife. Ele visa fornecer apoio emocional e psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade e adoecimento mental por meio de atendimento telefônico realizado por profissionais capacitados.

O vereador Davi Muniz comentou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30), o projeto de lei do Executivo de número 12/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências. Ele teceu críticas à proposição e afirmou que votaria contrário à medida.

O vereador Paulo Muniz (PL) teceu comentários sobre o projeto de lei nº 12/2024 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal com a garantia da União. O pronunciamento do parlamentar foi realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (30). O projeto foi aprovado e na primeira votação obteve 29 votos sim e seis votos não. Na segunda votação, em reunião Extraordinária, a proposição obteve 27 votos favoráveis e dois contrários. A matéria segue para sanção do prefeito.

O vereador Ivan Moraes debateu o requerimento de número 3746/2024, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento para que coloque placas indicativas de quais linhas de ônibus passam por cada parada de ônibus localizada na Avenida Conde da Boa Vista. “O espaço desse requerimento é baseado no direto a informação”, explicou o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30). Em outro momento da reunião, ele repercutiu o projeto de lei do Executivo (PLE) número 12/2024, que foi votado no plenário.

O dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, foi citado e celebrado na tribuna da Casa de José Mariano pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), durante a reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (30). “Gostaria de parabenizar os trabalhadores do nosso Brasil. Valorizá-los é muito importante porque eles realmente constroem o nosso país e o trabalho dignifica a pessoa", salientou. O parlamentar também aproveitou a ocasião para destacar um caso recente de racismo por parte da polícia de São Paulo.

A vereadora Natália de Menudo (PSB) fez questão de destacar as obras que estão ocorrendo na Vila São Miguel, localizada no bairro de Afogados, na Zona Oeste da cidade, e comemorou aprovação de um aditivo orçamentário visando melhorias na primeira travessa da rua Santa Helena, também no mesmo bairro. Os assuntos foram levantados pela parlamentar na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (30).

Ao participar da discussão de um projeto de lei do Executivo (PLE) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30), o vereador Felipe Alecrim (Novo) fez severas críticas à Prefeitura do Recife que, segundo ele, não prestou esclarecimentos necessários aos parlamentares sobre a proposta. O PLE em questão é o 12/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências. A proposta, que foi aprovada em plenário e segue para a sanção do prefeito João Campos, tem como objetivo quitar dívidas existentes e reduzir os juros do pagamento.

O vereador Marco Aurélio Filho (PV) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30), para repercutir dois assuntos. Primeiro ele falou sobre o pedido de um jovem skatista para construção de uma pista de skate no bairro do Ibura, Zona Sul da Cidade e, em seguida, teceu comentários a respeito da reetiquetagem dos produtos farmacêuticos, que foi abordado em recente encontro com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Pernambuco.

O vereador Carlos Muniz (PSB) repercutiu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 285/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que recebeu um substitutivo para permitir a troca da palavra “maconha” por “cannabis”, dentro da proposta de criação do “Dia Municipal de Conscientização sobre o uso da Maconha Medicinal”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “O uso do canabidiol é um gesto de amor para com o próximo e a ciência fez descobertas maravilhosas em relação ao uso dessa substância. Mas, sempre se coloca o nome científico e não o nome vulgar”, defendeu o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30).