Notícias

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (8) o requerimento nº 1346/2021, que pede ao Governo de Pernambuco que inclua as denominações religiosas na lista de serviços essenciais do Estado. Durante a discussão do texto, a vereadora Dani Portela (PSOL) se posicionou a respeito da proposta, que visa excluir restrições de funcionamento a templos durante o período de adoção de medidas restritivas contra a covid-19.

Na discussão do requerimento número 1346/2021, o vereador Junior Tércio (Podemos) fez apelo aos colegas para que reconheçam os templos religiosos como serviço essencial no Estado de Pernambuco. Ele chamou a atenção para o fato de que milhares de recifense não têm acesso à tecnologia e por isso estão privados de assistir os cultos religiosos através da internet. O requerimento foi aprovado.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) argumentou que não é contra as igrejas, nem contra a bancada cristã da Câmara do Recife – que elaborou o requerimento de nº 1346/2021, pedindo ao governo do Estado que inclua as denominações religiosas como serviços essenciais. Mas, considerou, na manhã desta segunda-feira (08), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que, neste momento tão grave da pandemia, não se pode abrir mão dos protocolos de segurança. O requerimento foi aprovado por 21 votos favoráveis e oito votos contrários.

A Câmara do Recife discutiu, nesta segunda-feira (8), o requerimento nº 1346/2021, apresentado pela bancada de parlamentares cristãos. O documento, que visa pedir ao Governo de Pernambuco que considere as denominações religiosas como serviços essenciais, foi tema de considerações da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) durante a reunião ordinária remota da Casa.

O vereador Chico Kiko (PSB) celebrou o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, listando uma série de mulheres, segundo ele, guerreiras. Disse na manhã desta segunda-feira (08), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que seria impossível não celebrar este dia de luta das mulheres. O vereador lembrou que na Prefeitura do Recife podemos verificar uma mudança de rumo. Frisou que neste final de semana a logomarca da PCR mudou, estampando um leão e uma leoa, em referência às mulheres. “Não é a toa que na Prefeitura temos presença equitativa de mulheres, na vice-prefeitura, nas secretarias, nos órgãos públicos municipais”.

Para Liana Cirne (PT), o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março no mundo todo, não é dia para celebrações, pois começou em um dia de luta e mortes. Lembrou que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no país. Disse ainda, na manhã desta segunda-feira (08), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que os números de feminicídio não deixam margem para celebrações. "Dia da mulher é todo dia. Dia de luta. Não é dia para rosas, nem comemoração, mas para lembrar que temos uma caminhada gigantesca pela frente se quisermos alcançar equidade, em casa, na política, no trabalho".

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência, desta segunda-feira (8), o vereador Osmar Ricardo (PT) teceu comentários sobre o requerimento de número 1346/2021, dirigindo apelo ao governador de Pernambuco para incluir as denominações religiosas como serviços essenciais no estado.

Apesar de reconhecer a importância da religiosidade neste momento de pandemia, a vereadora Liana Cirne (PT) defendeu que a defesa da vida se sobrepõe à abertura dos templos religiosos. Ela fez essa defesa na reunião Ordinária, por meio remoto, realizada na manhã desta segunda-feira (8), pela Câmara Municipal do Recife.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) debateu o requerimento de número 1227/2021, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), dirigindo indicação à Secretaria de Finanças do Recife para que sejam dados descontos e incentivos tributários para o pagamento do CIM e outras tarifas municipais incidentes sobre as atividades econômicas dos restaurantes, lanchonetes, bares e similares do Recife. O assunto foi destacado nesta segunda-feira (8) na reunião Ordinária da Câmara, via videoconferência.

A vereadora Dani Portela (PSOL) aproveitou a passagem do 8 de Março para fazer um alerta, durante pronunciamento realizado nesta segunda-feira (8), na reunião Ordinária transmitida via videoconferência. “Infelizmente, houve aumento na violência doméstica e feminicídio em Pernambuco. Mais de 18% comparado a janeiro do ano passado”.