Notícias

O calendário de eventos da cidade poderá ganhar mais uma data especial. E a Câmara Municipal do Recife poderá também ter contribuído para reafirmar o espírito histórico de vanguarda que sempre marcou a capital pernambucana. Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o projeto de lei, do vereador Daniel Coelho (PV), que institui na cidade o Dia da Visibilidade das Profissionais do Sexo, a ser celebrado, anualmente, no dia 02 de junho.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou, na tarde de terça-feira (13), no plenário da Câmara o que classificou como censura ao Diario de Pernambuco. De acordo com a vereadora, o jornal fez uma reportagem mostrando os efeitos das chuvas no Rio de Janeiro e o lixo amontoado no Recife em virtude de uma greve de garis. “A Prefeitura do Recife não gostou e o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, postou em seu twitter comentários desabonadores ao Diario, entre eles o de que o jornal seria um balcão de negócios”.

Deve ser votado, na Câmara Federal, na próxima semana, o projeto de lei complementar que antecipa a aposentadoria para deficientes. A proposta, em tramitação há cinco anos, foi tema de pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS), na tarde desta terça-feira (13). “Fica aqui o meu apelo para que o projeto seja aprovado o quanto antes, para que esses direitos sejam assegurados a essas pessoas que tanto necessitam”.

O Instituto de Assistência Social e Cidadania – Iasc publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 13 de abril, a abertura de inscrições para um concurso público que irá contratar 220 educadores sociais. Para participar é preciso ter completado o ensino médio e ter mais de 18 anos. As inscrições custam R$ 35,00 e podem ser feitas até o dia 14 de maio. O vice-líder do governo, vereador Inácio Neto (PTN) comemorou a notícia em plenário. Ele acredita que as reclamações recorrentes em relação aos serviços do Iasc estão com os dias contados.

Presidente do Parlamento Metropolitano do Recife, o vereador Josenildo Sinesio (PT) comemorou, na sessão plenária desta terça-feira (13), o sucesso do I Seminário Nacional sobre erosão marinha, promovido pela entidade nos últimos dias 8,9 e 10. “O evento foi um sucesso. Foram 340 pessoas inscritas e fiquei impressionado porque jamais poderia imaginar que o público participaria todos os dias. Também tivemos a presença de vereadores de 10 cidades da Paraíba, de Alagoas e de Pernambuco, técnicos de várias universidades, empresários e a sociedade”.

O atual Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife, que nos últimos anos vem sendo utilizado para a realização de pequenas reuniões e coquetéis, já abrigou o plenário da Casa de José Mariano. Agora, o espaço volta a sediar as reuniões ordinárias e sessões solenes. Na tarde desta terça-feira (13) os parlamentares participaram da primeira reunião ordinária no local, presidida pelo vereador Romildo Gomes (Dem).

O vereador Daniel Coelho (PV), que tem se notabilizado como referência importante para sustentar a defesa de direitos de movimentos minoritários na Câmara Municipal do Recife, é autor de três projetos de lei sobre a diversidade sexual, e que estão na pauta de votação de hoje à tarde. A sessão, que começa às 15h, será realizada no Salão Nobre, no primeiro andar da casa, devido às obras de reforma e modernização do plenário.

A partir desta terça-feira (13), as sessões plenárias acontecem no Salão Nobre da Câmara Municipal, localizado no primeiro andar da Casa. É que o plenário passará por reformas para modernizar suas instalações e garantir melhor funcionamento e mais transparência. O anúncio da mudança foi feito pelo presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT), ao final da sessão desta segunda-feira (12). “Quando voltarmos, o plenário estará mais funcional, mais adaptado aos novos tempos, mais cômodo, principalmente, para a população. Haverá painel eletrônico para o povo saber os votos dos parlamentares. É mais uma demonstração de transparência da Mesa Diretora”.

Médica pediatra, a vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna do plenário na tarde desta segunda-feira (12) para denunciar a falta de vacina e soro antitetânicos nas urgências dos hospitais da cidade. Segundo a parlamentar, um paciente está em vida vegetativa depois de ter sofrido um acidente de moto e contraído tétano. “É inconcebível que uma pessoa sofra um acidente grave, faça uma cirurgia, vá para casa e volte para o Hospital Oswaldo cruz por ter sido acometido de tétano, nos d ias de hoje. Ter a vacina e o soro é um dever de todas as urgências. Pela ausência dela, estamos deixando jovens em período produtivo numa vida vegetativa”.

Um Recife com menos preconceito. Pelo menos se depender da vontade dos vereadores. É que eles aprovaram, por unanimidade e em primeira discussão, durante a sessão plenária desta segunda-feira (12), dois projetos de lei de Daniel Coelho (PV) que podem ajudar a cidade a conviver e aceitar melhor a diversidade das pessoas. O primeiro inclui a Parada da Diversidade no calendário de eventos do município e o outro determina que o próximo monumento a ser inaugurado no Recife seja em homenagem à diversidade. As matérias devem voltar à pauta de votação na terça-feira (13) e se forem novamente aprovadas, seguem para análise do Executivo.