Notícias

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (29), presidida pelo vereador Edmar de Oliveira (PHS), os parlamentares tiveram, na pauta de votação, cinco vetos parciais do Executivo. Um deles foi retirado, mas os outros foram analisados e, por 18 votos a 8, foram mantidos a pedido dos próprios autores.

O vereador Inácio Neto (PTN) parabenizou Prefeitura e Governo do Estado pela parceria firmada no valor de R$ 60 milhões, que serão destinados à execução de obras eleitas pelo Orçamento Participativo. “Uma atitude desta demonstra o interesses do governador Eduardo Campos e do prefeito João da Costa de realizar a vontade da população mais carente. A verba será 100% investida em obras eleitas pelo povo”, avaliou. O parlamentar parabenizou o prefeito, o governador e a população, “que a cada ano vem aumentando sua participação e elegendo as obras de interesse da sua comunidade”.

Uma queixa recorrente entre os parlamentares voltou a ser lembrada durante a sessão desta segunda-feira (29). O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) cobrou da Emlurb o atendimento aos pedidos de requerimento apresentados na Câmara do Recife. Segundo ele, os apelos dos vereadores não estão sendo ouvidos, o que acaba gerando atritos nas comunidades que aguardam a execução das obras. “Pedimos para fazer o serviço, enviamos ofícios e requerimentos, mas não somos atendidos. Sabemos do compromisso da Emlurb neste sentido, e se o trabalho não está sendo feito, é preciso saber o porquê, consultar o presidente da Emlurb para saber se a prefeitura está enviando os recursos”, sugeriu.

A audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, convocada pelo vereador Jurandir Liberal (PT) para discutir a proposta de emenda constitucional PEC 416/05, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que tramita na Câmara dos Deputados, reuniu parlamentares, gestores e produtores culturais, representantes da Prefeitura do Recife e do Governo Federal. O encontro foi na manhã desta segunda-feira (29).

A segurança da população vem sendo alvo de várias ações do poder público. Garantir o direito de ir e vir sem correr riscos é a grande preocupação de gestores e parlamentares. Na Câmara do Recife, um projeto de lei da vereadora Aline Mariano (PSDB) torna obrigatório o uso de detector de metais em locais fechados destinados à diversão e espetáculos públicos. A proposta foi aprovada esta semana em plenário.

“Fuga por conflitos familiares, sequestros para exploração sexual ou para tráfico internacional de pessoas e órgãos”. Para a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, são inúmeras as causas do desaparecimento de milhares de crianças e adolescentes em todo o País. E para ajudar na localização dos desaparecidos, um projeto de lei da parlamentar obriga vários espaços públicos do Recife a exibir fotos de crianças desaparecidas.

Em sessão solene na manhã desta sexta-feira (26), a Câmara Municipal do Recife prestou uma homenagem aos 21 anos do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep), criado no dia 19 de março de 1989. O vereador Jurandir Liberal (PT), autor da proposta, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do sindicato.

Numa sessão solene repleta de autoridades políticas, empresários, amigos e familiares, o deputado federal Inocêncio Oliveira, natural de Serra Talhada, se tornou o mais novo cidadão do Recife. O título foi entregue no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (25), por iniciativa do vereador Alfredo Mariano (PSDC).

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população adulta faz doações regulares de sangue. Conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa ideal para um país manter os estoques regularizados, é tendo de 3% a 5% da população doadora. Campanhas realizadas em todo o país por entidades públicas e ONGs tentam mostrar que doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a saúde e ainda salva muitas vidas. Recife pode ser o próximo a ganhar um Programa de Incentivo à Doação de Sangue e medula óssea. O projeto de lei nº 40/09 do vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) foi aprovado esta semana na Câmara e agora segue para a sanção do prefeito.

Reduzir acidentes e preservar a integridade física de todo cidadão. Foi com este objetivo que o vereador Inácio Neto (PTN) apresentou um projeto de lei que determina a colocação de piso tátil em torno dos equipamentos urbanos instalados nas áreas de circulação do Recife, como calçadas, parques e passeios públicos. A matéria foi aprovada esta semana na Casa de José Mariano.