Notícias

Uma lei municipal aprovada, determinando que só poderá ser conselheiro tutelar aquele que apresentar diploma de nível superior, cuja exigência passa a vigorar na próxima eleição, em 2019, recebeu críticas do vereador Benjamim da Saúde (PATRI), na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (17). Os conselheiros tutelares têm mandato de quatro anos.

Relatos de poluição sonora levantados por moradores da região da rua das Ninfas, na Boa Vista, foram levados à tribuna da Câmara do Recife pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD) na reunião plenária desta segunda-feira (17). O parlamentar cobrou das autoridades competentes ações para garantir o sossego dos residentes na área e o funcionamento apenas dos estabelecimentos que possuam alvará.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife realizou nesta segunda-feira (17), na Casa de José Mariano, sua última reunião do período legislativo de 2018. Na ocasião, os parlamentares discutiram todos os projetos em pauta – e zeraram a lista de propostas que aguardavam a distribuição para os relatores. “Conseguimos zerar a pauta da comissão. Para a distribuição, só faltavam dois projetos. Todos os outros foram discutidos”, comemorou a presidente do grupo, a vereadora Michele Collins (PP).

O Recife terá uma nova lei para orientar a ocupação do seu solo urbano – e o projeto já se encontra na Câmara Municipal. A proposta do Plano Diretor Municipal foi entregue pela Prefeitura nesta sexta-feira (14) ao presidente da Casa de José Mariano, o vereador Eduardo Marques (PSB), na sede do Poder Legislativo. O ato formal foi realizado pelo secretário de Governo e Participação Social do Recife, Sileno Guedes.

Aprender com o exemplo da Casa de José Mariano. Foi esse o objetivo de uma visita realizada à Câmara Municipal do Recife pelos quatro vereadores da nova Comissão Executiva da Câmara de Garanhuns, localizada no Agreste Pernambucano. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Casa, o vereador Carlos Gueiros (PSB), nesta sexta-feira (14).

Conhecedora de quase todas as regionais da cidade, por ter trabalhado em cinco das seis existentes, Cândida Valéria Santos Bonfim é diretora executiva de Controle Urbano do Recife. É formada em Administração de empresas e sua carreira começou pela segunda gerencia da Dircon como atendente, passando por funções como fiscal de rua, assessoria jurídica. Uma carreira sólida e bem construída, segundo o vereador Aderaldo Pinto (PSB), autor da proposta, merece ser homenageada. Por isso lhe concedeu a Medalha de Mérito José Mariano, a maior comenda da Câmara do Recife. A solene foi presidida pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), na manhã desta sexta-feira (14).

“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover-se a si mesmo. Essa frase dita por Platão reflete bem o que esses profissionais, hoje aqui homenageados, significam para a educação da nossa cidade”, disse a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante a reunião solene na noite desta quinta-feira (13), que homenageou a Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias de Pernambuco (AEEC/PE). O vereador Aderaldo Pinto (PSB) presidiu o evento.

A Câmara Municipal do Recife concedeu, em reunião solene realizada nesta quarta-feira (12), a Medalha de Mérito José Mariano ao presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Preuss Duarte. A homenagem, que reuniu autoridades do mundo jurídico no plenário da Casa, partiu de um projeto de decreto legislativo apresentado pelo vereador André Régis (PSDB).

O vereador Ricardo Cruz (PPS) repercutiu sua viagem a Brasília para acompanhar a votação da ampliação da pena prevista contra o crime de maus-tratos a animais (PLS 470/2018), no plenário do Senado. O projeto altera a lei federal número 9.605/1998. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, o parlamentar leu a nova redação do artigo e esclareceu que o “anterior era mais brando e ninguém seria preso”.

Antes da aprovação do substitutivo ao projeto de lei do Executivo número 21/2018, o vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, pediu para discutir a matéria. “É preciso dizer o que aconteceu com esse projeto. É preciso ver o que houve”, salientou o parlamentar, na tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-feira (12). A proposição autoriza a participação do Recife no Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA).