Notícias

O vereador Carlos Muniz (PSB) informou que o edifício 13 de Maio, um imóvel localizado na Rua da União, 515, na região central do Recife, que está abandonado e oferecendo risco de desabamento, será demolido pela Prefeitura do Recife. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (22), o parlamentar afirmou que a gestão municipal irá cumprir a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (22), o requerimento número 3429/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações a contabilistas, técnicas e técnicos em contabilidade, em razão do Dia Nacional de Profissional de Contabilidade, celebrado no dia 25 de abril. “Eu sempre fico feliz quando subo a esta tribuna para apresentar um voto de aplausos a um sindicato, num mundo capitalista como o nosso, onde o trabalhador sofre com o patronado e com o capitalismo desenfreado”, disse.

O vereador Davi Muniz (PSD) destacou a ocorrência das chuvas no último sábado (20) e lamentou problemas em comunidades do bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, desta segunda-feira (22), ele teceu críticas ao Promorar-Recife e elogiou programas do Governo do Estado, a exemplo do Morar Bem, Mães de Pernambuco e as cozinhas comunitárias.

A vereadora Elaine Cristina (PSOL) discutiu, na tribuna da Casa de José Mariano, o projeto de lei de sua autoria, número 285/2023, que institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre o Uso da Maconha Medicinal” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. A pedido da autora, a matéria foi retirada de pauta e voltará à votação em outra reunião plenária.

Uma audiência pública, no plenarinho da Câmara do Recife, discutiu sobre o Projeto de Lei Complementar 12/2024, em tramitação no Congresso Nacional e que trata da regulamentação dos motoristas de aplicativo. Na reunião Ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Ronaldo Lopes (PP) usou a tribuna para repercutir o encontro, que foi promovido por ele, na última sexta-feira.

Ações realizadas enquanto secretário de Esportes do Recife foram destacadas pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (22). “Fizemos um apanhado de alguns projetos de extrema importância que, através da Secretaria, sob o comando do prefeito João Campos, a gente teve o prazer de participar e efetivar”, disse. O vereador estava licenciado desde 2021, quando assumiu a pasta, e recentemente retornou à Casa de José Mariano em razão da legislação eleitoral.

O vereador Osmar Ricardo (PT) voltou a criticar, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (22), a situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município , o Saúde Recife, e pediu melhoria no atendimento. Ele também cobrou, novamente, medidas para desobstruir o canal de Santa Terezinha, em Santo Amaro, área central da cidade.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (22), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) pediu o pagamento do piso salarial para os agentes comunitários de saúde. “É inegável o trabalho que está sendo feito na cidade pelo prefeito João Campos, mas também é importante que a gente possa trazer isso para os servidores”, disse.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (22), o vereador Fred Ferreira (PL) sugeriu à vereadora Elaine Cristina (PSOL) que fizesse uma alteração no projeto de lei número 285/2023 que institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre o Uso da Maconha Medicinal” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “Eu queria pedir fazer um pedido à parlamentar para que troque a palavra ‘maconha’ por ‘cannabis’. Eu sou a favor do uso medicinal”.

No momento em que o Projeto de Lei Complementar 12/2024, que cria direitos trabalhistas para os trabalhadores por aplicativo, está em debate no Congresso Nacional, o vereador Ronaldo Lopes (PP) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira (19), para discutir o tema. Apesar de a matéria legislativa ser federal, o parlamentar reuniu deputados federais, representantes de entidades sindicais, advogados, e motoristas de aplicativos no plenarinho da Casa de José Mariano para estabelecer um diálogo e ouvir dos motoristas as suas demandas, reclamações e propostas.