O crescimento da infecção por covid-19 nas áreas periféricas do Recife preocupa o vereador Luiz Eustáquio (PSB), presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (22), durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo, o parlamentar pediu que a Prefeitura direcionasse seus esforços de combate à covid-19 para as regiões mais carentes da capital. O vereador pediu, ainda, a utilização da testagem em massa para a doença como forma de calibrar o afrouxamento de medidas de isolamento social.
O vereador Rinaldo Junior (PSB), durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência, nesta segunda-feira (22), fez uma explanação sobre dados dos casos do novo coronavírus, nos âmbitos nacional e local, além de defender as ações implementadas pela Prefeitura no combate à pandemia. “No Brasil, infelizmente, já são mais de 50 mil mortos e mais de 1 milhão de infectados. Um número assustador. A gente tem um presidente que nega a pandemia taxando-a como uma gripezinha. Temos o SUS que é exemplo no mundo todo, que muito me orgulha, e precisa ser valorizado. No Recife, foram quase 19 mil casos confirmados, 1.600 óbitos e mais de 15 mil vidas foram salvas. Nossa cidade criou um comitê de resposta rápida 40 dias antes de surgirem casos”.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (22), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 17/2020, que autoriza a suspensão dos pagamentos das contribuições previdenciárias patronais do município, com vencimento entre 1º de março e 31 de dezembro de 2020. Durante a reunião ordinária remota, o vereador André Régis (PSDB) fez uso da palavra para se posicionar a respeito da proposta, que visa minimizar o impacto da pandemia de covid-19 nas contas públicas da capital. Ao anunciar seu voto contrário à proposta, ele disse que a nova lei “coloca em xeque a aposentadoria de todos os servidores”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que o prefeito Geraldo Julio, além de trabalhar para combater o novo coronavírus, não se descuidou de outras ações de gestão, sobretudo na área de infraestrutura, desde que os primeiros casos da pandemia começaram a surgir no Recife. “Ele tem se preocupado não só com a covid-19, os efeitos na saúde dos cidadãos e na economia, mas com os problemas gerais de nossa sociedade. Faço esse reconhecimento porque entendo que o prefeito soube agir na hora certa, antecipando-se aos problemas. Tanto é que as respostas vieram rapidamente e hoje já estamos colhendo os bons resultados, numa retomada gradual das atividades”, afirmou, na reunião realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (22).
A situação de 17 músicos colaboradores da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) preocupa o vereador Ivan Moraes (PSOL). Nesta segunda-feira (22), durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar disse que esses profissionais – que recebem um cachê mensal de R$ 1200 por dois concertos – estão sem receber o pagamento desde o início da adoção de medidas restritivas para a contenção da pandemia de covid-19.
O requerimento 2792/2020, do vereador Ivan Moraes (PSOL), sugerindo à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) a retirada do busto do Marechal Castelo Branco, localizado na ponte Marechal Humberto Castelo Branco, mais conhecida como ponte da Caxangá, no bairro da Caxangá, teve pedido de vista do vereador André Régis (PSDB), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência. Na manhã desta segunda-feira (22). o pedido de vista, que impede a votação do requerimento nesta reunião, foi acompanhado de explicação histórica para a não retirada do busto.
A requalificação da rua Estrela Dalva, localizada no Alto de Santa Isabel, foi comemorada pelo vereador Samuel Salazar (MDB). O parlamentar fez agradecimentos à Emlurb, Prefeitura e Secretaria de Infraestrutura pela ação, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, via remota, nesta segunda-feira (22). “Quero agradecer ao prefeito Geraldo Julio, à Emlurb, e à Secretaria de Infraestrutura do Recife, que atenderam uma solicitação antiga. Recebi um vídeo de um morador da rua Estrela Dalva, cadeirante, e que pôde sair de sua casa e brincar na localidade. Isso faz com que melhore a qualidade de vida das pessoas com acessibilidade”.
Destacar obras realizadas pela Prefeitura do Recife a pedido do seu mandato. Foi esse o objetivo de um discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB) proferido nesta segunda-feira (22), durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal. O parlamentar fez questão de elogiar o Executivo por continuar a promover melhorias na infraestrutura da cidade durante o período de enfrentamento à pandemia de covid-19.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) lembrou que o dia 26 de junho é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Dia Internacional de Combate às Drogas. “É uma data muito importante para todos nós que militamos nesse tema. O uso de drogas é um mal que atinge todo o mundo e por isso haverá reunião em Viena, capital da Áustria, para acompanhar a evolução, o combate e o controle ao uso de drogas em diversos países”, afirmou, na reunião realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira, (22), na Câmara do Recife.
Um documento emitido e divulgado pela Arquidiocese de Olinda e Recife estabelece regras de segurança para volta dos fiéis às Igrejas Católicas, no próximo dia 27. O vereador Aerto Luna (PSB) divulgou a nota durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (22). Ele ressaltou que com a reabertura parcial, a Igreja está tomando cuidados e medidas para dar mais segurança aos frequentadores. “O Arcebispo Dom Fernando Saburido entende que a reabertura deve se dar com total segurança para todos, por isso as recomendações”.