2020

A notícia de que o Governo de Pernambuco lançou o “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19”, determinando a retomada gradual e planejada das atividades econômicas em todo o Estado, preocupou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A parlamentar levantou a questão durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, nesta terça-feira (2). “Externo minha preocupação porque da mesma forma que iniciamos o isolamento tempos atrás, com as informações chegando de forma tardia nas comunidades, não foi pensado em como alcançar esses trabalhadores que não têm condições de ficar um dia sequer sem trabalhar”.

O posto de saúde localizado na Vila Aritana, pertencente ao Distrito Sanitário VII, bairro da Guabiraba, receberá reforma emergencial e a notícia foi comemorada pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota nesta terça-feira (2). “Gostaria de parabenizar o prefeito Geraldo Julio; o secretário de Saúde, Jailson Correia, e também a gerente do Distrito, doutora Renata, pelo atendimento do pleito”.

Presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) alertou que o êxito do processo gradual de reabertura da economia, que foi anunciado pelo governador Paulo Câmara, dependerá de pelo menos três fatores neste momento: testagem em massa dos setores que serão liberados em cada uma das 11 fases, definição de funcionamento dos transportes coletivos e uma campanha de conscientização da população sobre o que deve funcionar. “Sei que o processo será gradual e não estou questionando se a reabertura é precoce ou não. O que defendo é que as ações sejam acompanhadas de iniciativas para preservar a vida humana, que é a nossa preocupação”, disse, na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (2).

Na última segunda-feira (1º), o Governo do Estado anunciou um plano de reabertura para a economia pernambucana, após o período de quarentena mais rígida imposto desde o dia 16 de maio para conter o avanço do novo coronavírus. Na reunião ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), realizada por meio de videoconferência, repercutiu a falta de menções do plano ao funcionamento de templos e outros locais de culto. O vereador Renato Antunes (PSC) foi um dos parlamentares a criticar o fato.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) considerou prematura a reabertura econômica programada pelo Governo do Estado, com o lançamento do Plano de Convivência com a Covid-19. Ele disse na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (2), por videoconferência, que na semana passada o secretário de Saúde da cidade, Jailson Correia, foi peremptório ao afirmar que ainda não havia indicadores seguros para uma volta à normalidade.

A climatização e requalificação de alguns espaços da Escola Municipal Educador Paulo Freire, no Ipsep, foi tema de um discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB) nesta terça-feira (2). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, ele relatou ter constatado a necessidade de melhorias na unidade em fevereiro deste ano. Com o atendimento da demanda, o parlamentar fez questão de se pronunciar para elogiar a Prefeitura.

Em reunião com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, e ainda participando de debates com diversos profissionais que atuam no seguimento cultural, o vereador Chico Kiko (PP) reforçou a necessidade de tomar providências para o setor. Segundo ele disse durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (2), os artistas e todos que atuam na área estão prejudicados com a paralisação dos trabalhos em virtude da pandemia.

A vereadora Michele Collins lamentou que o plano de reabertura das atividades econômicas e de convivência com a covid-19, anunciado segunda-feira (1º), pelo governador Paulo Câmara, não prevê a reabertura dos templos religiosos. “É uma pena que o documento apresentado à sociedade não toca, em nenhum momento, nos interesses das organizações religiosas. Não há uma palavra sequer sobre esse assunto. Não queremos que os templos abram de imediato, mas pelo menos que se diga quando ou como eles serão reabertos”, afirmou a vereador na reunião realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (2), na Câmara do Recife.

O vereador Jayme Asfora (Cidadania) voltou a cobrar mais transparência da Prefeitura do Recife no que se refere ao uso de verbas para o combate ao novo coronavírus. Ele disse no início da tarde desta segunda-feira (1º), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que não há clareza no número de leitos usados para UTIs. Por isso, ele elaborou o requerimento 2076/2020, com pedido de informação à Prefeitura e à Secretaria de Saúde para que sejam divulgados, diariamente, no site da instituição, boletins epidemiológicos com informações sobre os leitos de enfermaria e de UTI utilizados em decorrência da pandemia da covid-19.

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, no início da tarde desta segunda-feira (1º), a vereadora Goretti Queiroz (PSB) anunciou, por meio de videoconferência, que encaminhou um requerimento ao prefeito Geraldo Julio propondo a proibição e a suspensão das fogueiras nos bairros do Recife, de forma educativa, no período junino. “Pedimos para que a população não faça fogueiras e nem solte fogos de artifício. Com essa grande pandemia, estamos com emergências lotadas nos hospitais. Os fogos causam muitas queimaduras e a fumaça provoca asma, fatores que levam pessoas às unidades de saúde”.