Comissão de Acompanhamento das Obras do Aeroclube discute próximos passos em reunião

Após promover, na última quinta-feira (30), uma audiência pública para que a Prefeitura detalhasse sua proposta de instalação de equipamentos públicos no terreno do antigo Aeroclube do Pina, a Comissão Especial que acompanha as obras na área realizou mais uma reunião nesta quarta-feira (7). Desta vez, o grupo – que é presidido pelo vereador Paulo Muniz (SD) – tratou das visitas feitas às obras e definiu o calendário dos próximos debates sobre o tema.

Chamado de Complexo do Aeroclube, o projeto da Prefeitura visa a instalar uma série de equipamentos do antigo terreno de prática de aviação civil. Além dos conjuntos habitacionais Encanta Moça I e II, que já estão sendo erguidos, o Complexo deve abrigar um parque de 12 hectares, lotes comerciais, Centro Comunitário da Paz (Compaz) e creche-escola. O plano prevê, ainda, a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nas cercanias e a urbanização do rio Pina, também próximo ao local.

“Na nossa primeira audiência, a Prefeitura fez uma apresentação bem detalhada do projeto. Foi um sucesso, com grande cobertura da mídia. Houve pessoas elogiando o projeto e algumas críticas, falando principalmente da questão de ter mais verde”, resumiu Paulo Muniz. “Por isso, vamos marcar mais uma audiência pública com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo para que outros convidados possam participar”.

O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Aeroclube disse que as observações feitas pelo grupo em uma visita recente realizada à área também vão nortear as próximas audiências. “A visita aos habitacionais trouxe várias ideias. A construtora disse que antes de abril do próximo ano estará concluído o habitacional. Temos satisfação em saber que a obra está bem adiantada, mas nos preocupamos em relação à questão do esgoto e da iluminação. Marcamos uma audiência pública extra com a Celpe e com a Compesa para escutarmos e saber, por exemplo, quais serão os prazos dados para que o esgoto esteja ligado à rede”.

Vice-presidente do colegiado, o vereador Zé Neto (PROS) se disse satisfeito com a inclusão de mais debates sobre a cobertura verde do parque do Aeroclube. “Quero agradecer pelo acolhimento da nossa sugestão de discutir os impactos ambientais que vão ocorrer na implantação desse parque, que será o maior do Recife. Eu me coloco à disposição para juntos discutirmos essa pauta tão importante para todas e todos os recifenses”.

Já o vereador Fred Ferreira (PSC) disse que, com a Comissão, a Câmara do Recife desempenha um de suas funções mais importantes: a fiscalização do poder público. Ele salientou, ainda, que as visitas in loco e audiências públicas podem evitar o surgimento de problemas comuns à entrega de habitacionais.  “O papel do vereador é fiscalizar, vigiar. E é o que estamos fazendo previamente. Quem sai ganhando é a população do Recife”, disse. “Vimos em situações passadas em que nos habitacionais não houve uma organização pós-entrega. A visita foi importante. É muito pertinente tirar os gargalos que podem prejudicar lá na frente depois de ter contemplado a população”.

 

Confira abaixo o calendário das próximas audiências e reuniões da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Aeroclube:

21/10: audiência pública para discutir a escolha dos beneficiários dos 600 apartamentos dos habitacionais Encanta Moça I e II, com a participação da Prefeitura do Recife e da Caixa Econômica Federal.

04/11: audiência pública com para discutir as ligações elétricas e hidráulicas dos habitacionais Encanta Moça I e II, com a participação do grupo Neoenergia, da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da BRK Ambiental e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

18/11: audiência pública para discutir a segurança pública do Complexo do Aeroclube e arredores.

25/11: audiência pública para realizar escuta ativa sobre o projeto do Complexo do Aeroclube, com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Nos dias 11 de novembro e 2 de dezembro, serão realizadas reuniões de ajustamento sobre os resultados das audiências promovidas. Todas as reuniões e audiências serão realizadas por meio de videoconferência e poderão ser acessadas pelo site da Câmara do Recife (http://www.recife.pe.leg.br/).

 

Em 07.10.2021