Notícias

O vereador Rinaldo Junior (PSB) afirmou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), que vai denunciar uma empresa que presta serviços terceirizados à Prefeitura do Recife por não pagar os encargos de férias aos funcionários. A reclamação é baseada na lei nº 18.626/2019, de sua autoria, que acrescenta dispositivos ao art. 81. e ao art. 88 da Lei Municipal nº 14.985, de 29 de julho de 1987, para obrigar as empresas prestadoras de serviços terceirizados à Administração Pública Municipal à comprovação mensal das obrigações trabalhistas e previdenciárias da totalidade de seus funcionários. “Eu quero denunciar e vou fazer isso através de ofício. Já tem um preparado que, nesse caso, vai para a CTTU, a empresa chamada Argus. Há trabalhadores que estão há cinco anos sem receber um centavo das suas férias, nem gozando e nem recebido. Isso é um crime. Além dela, outras empresas que têm contrato com a Secretaria de Saúde, de Educação, com os CAPS, que estão pagando o salário defasado sem o reajuste devido e conquistado pelo sindicato da categoria”.

Numa iniciativa conjunta dos vereadores Eriberto Rafael (PSB) e Zé Neto (PSB), a Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene em homenagem ao “Dia do Defensor Público” e ao 27º aniversário da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco. O plenário da Casa de José Mariano recebeu diversas autoridades e personalidades do mundo jurídico, na noite desta segunda-feira (9). O vereador Zé Neto conduziu o evento.

Uma das principais modalidades de transporte público da Região Metropolitana do Recife, o metrô está com suas operações suspensas aos domingos desde o ano passado sob a alegação de que é preciso fazer manutenções corretivas nas linhas centro e sul. Com o objetivo de discutir essa questão, assim como outros temas correlatos, como a possibilidade de privatização desse meio de transporte que é fundamental para a mobilidade de milhares de pessoas, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na tarde desta segunda-feira (9) com a presença de representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife.

Uma série de 23 requerimentos de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL) foram discutidos e aprovados pelo plenário da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (9). Com demandas como manutenção de ruas e regularidade no abastecimento de veículos da Guarda Municipal, as propostas foram tema de um discurso proferido pelo parlamentar na tribuna da Casa. Os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Fabiano Ferraz (MDB) participaram do debate.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (9), o vereador Felipe Alecrim (Novo) abordou, em bloco, dez requerimentos de sua autoria que tratam sobre saúde, transporte, manutenção urbana, segurança e prevenção de desastres. Em destaque, o requerimento nº 4.903/2025, que solicita a nomeação imediata dos aprovados para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (Asace); a criação de uma política de chamamento contínuo e transparente para a reposição e ampliação do quadro de ACS e Asace; e a implementação de um programa de capacitação e atualização profissional destinado aos ACSs e Asaces. O vereador Júnior de Cleto (PSB) participou do debate.

Uma série de 25 requerimentos foi discutida pelo autor, vereador Eduardo Moura (Novo), e gerou debates durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (9). As solicitação tratam de diversos temas como saúde, educação e serviços de infraestrutura em vários pontos da cidade. O parlamentar ocupou a tribuna da Casa, leu cada uma das ementas das proposições e foi aparteado pelos vereadores Tadeu Calheiros (MDB), Davi Muniz (PSD) e Gilson Machado Filho (PL).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (9), o vereador Osmar Ricardo (PT) cobrou do governo do Estado ações na área de segurança. “A falta de público na cidade do Recife é por conta da grande violência. Na semana passada, um assaltante esfaqueou uma pessoa numa rua, atravessou, assaltou e esfaqueou outra pessoa. Cadê o policiamento no Centro do Recife? E a gente vê isso no dia a dia nos bairros, na Iputinga, Caiara, Cordeiro. É preciso que a governadora faça [a polícia] funcionar, porque o povo está com medo de sair nas ruas”, ressaltou. O parlamentar abordou outros assuntos em seu pronunciamento, como a defesa dos projetos de lei do Executivo que chegaram à Casa e o término das negociações salariais entre a Prefeitura e os servidores municipais.

Cinco requerimentos solicitando diversos serviços de infraestrutura para áreas de risco da cidade, de autoria do vereador Júnior de Cleto (PSB), geraram debate entre os parlamentares da Casa de José Mariano, na plenária realizada nesta segunda-feira (9). Todas as proposições foram direcionadas à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e debatidas pelo autor das matérias, além dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Felipe Alecrim (Novo) e Gilson Machado Filho (PL).

O desempenho dos principais nomes cotados para concorrer ao cargo de governador ou governadora de Pernambuco em 2026 foi tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PSB) na tribuna da Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (9), o parlamentar repercutiu uma pesquisa divulgada pelo Instituto Simplex nesta manhã, que mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 65,9% das intenções de voto, à frente da atual governadora Raquel Lyra (PSDB), que conta com 26,2%. O parlamentar elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal e criticou diversas áreas do governo do Estado. No mesmo discurso, o vereador também se posicionou sobre outros assuntos, como o projeto de lei do Executivo nº 10/2025, em que a Prefeitura pede autorização para contratar R$ 900 milhões em empréstimos.

O vereador Zé Neto (PSB) debateu em bloco sete requerimentos de sua autoria, destacando o de número 4814/2025, que dirige apelo à presidência da Neoenergia Pernambuco para providenciar a realização do serviço de poda de árvores na Rua Anita, na altura do número 48, no bairro da Macaxeira, Zona Norte. É um serviço que inicialmente caberia à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizar, mas precisa ser feito em conjunto com a Neoenergia porque interfere em linha de alta tensão de energia. Também debateram o assunto os vereadores Samuel Salazar (MDB) e Carlos Muniz (PSB).