A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife, vereadora Ana Lúcia (PRB), defendeu a necessidade de participação frequente de dois titulares do colegiado nas reuniões do Conselho Municipal de Educação, que se realiza todas as terças-feiras. “Trata-se um dos conselhos mais atuantes da cidade. Nós vereadores temos direito a dois assentos na mesa de discussões e portanto temos que estar presentes nos encontros”, afirmou a parlamentar, na reunião da comissão, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 6.
A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife, vereadora Ana Lúcia (PRB), defendeu a necessidade de participação frequente de dois titulares do colegiado nas reuniões do Conselho Municipal de Cultura, que se realiza todas as terças-feiras. “Trata-se um dos conselhos mais atuantes da cidade. Nós vereadores temos direito a dois assentos na mesa de discussões e portanto temos que estar presentes nos encontros”, afirmou a parlamentar, na reunião da comissão, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 6.
Os números indicam para um aumento cada vez mais freqüente dos casos de autismo em todo o mundo, mas não há uma estatística definitiva. A Organização Mundial de Saúde estima que para cada 68 pessoas que nascem uma tem o autismo, mas o CDC (Center of Deseases Controland Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, diz que há um caso de autismo para cada 110 nascidos. Por isso, considera-se que o Brasil, com 200 milhões de habitantes, tenha quase 2 milhões de autistas. E, no mundo, são 70 milhões de pessoas, segundo a ONU. Partindo desse levantamento, a vereadora Aline Mariano (PMDB) lotou o plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 6, com profissionais de diversos segmentos e familiares de pessoas com o transtorno para realizar audiência pública que teve como tema: “Por que precisamos falar sobre o autismo?”.
Foi classificada pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) como vergonhosa a decisão da Câmara Federal ao aprovar emenda do deputado Carlos Zaratini, definindo por transporte público os aplicativos como Uber, por exemplo. O vereador lembra que o transporte público é uma concessão do governo. Segundo o parlamentar, esses aplicativos são de natureza privada e não podem ser considerados públicos. “O projeto era bom, mas recebeu emenda de última hora virando um mostrengo”.
As condições em que se encontram a sede do campo de várzea do União, localizado no bairro da Macaxeira, preocupam o vereador Hélio Guabiraba (PRTB). Segundo o parlamentar, que discutiu o assunto na Câmara do Recife nesta quarta-feira (5) e apresentou um requerimento à Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife pela requalificação do prédio, a construção está “abandonada há mais de 20 anos.” A matéria foi aprovada pelo Legislativo municipal.
O vereador Ivan Moraes (PSOL), agradeceu a presença de sete parlamentares na audiência pública que ele promoveu na Câmara do Recife para discutir a questão dos ambulantes da cidade, especialmente os que ficam no entorno dos hospitais. Até o momento, segundo ele, não houve solução por parte da Prefeitura da cidade, embora houvesses acordo firmado entre o Hospital Universitário e os ambulantes.
O vereador Ivan Moraes (PSOL), agradeceu a presença de sete parlamentares na audiência pública que ele promoveu na Câmara do Recife para discutir a questão dos ambulantes da cidade, especialmente os que ficam no entorno dos hospitais. Até o momento, segundo ele, não houve solução por parte da Prefeitura da cidade, embora houvesses acordo firmado entre o Hospital Universitário e os ambulantes. ´
O transtorno do espectro autista foi tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) nesta quarta-feira (5), na Câmara do Recife. A parlamentar levou dados sobre o assunto à tribuna da Casa e destacou as competências que podem ser desenvolvidas pelas pessoas com autismo. Michele Collins lembrou que não apenas o dia 2 de abril – que celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo –, mas todo esse mês deve ser encarado como uma oportunidade para levar informações à sociedade.
Citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) comentou os índices e demonstrou preocupação com o estado de Pernambuco. O assunto foi levado à tribuna na tarde desta quarta-feira,5. “Essa semana tive acesso ao Caged e assustou-me mais uma vez. Pernambuco, depois do Rio de Janeiro, é o estado com pior colocação. Foram quase 70 mil desempregados nos últimos 12 meses”.
Segundo a vereadora Aimée Carvalho (PSB), são várias as necessidades de serviços nos bairros do Recife e que demandam atenção. Na reunião plenária desta quarta-feira, 5, a parlamentar citou algumas localidades a exemplo do bairro de Jardim São Paulo.