Notícias

Ele foi um dos músicos pernambucanos mais conhecidos em nível internacional. O percursionista, que era a cara do Carnaval recifense, responsável pela abertura da maior festa do Estado, está sendo homenageado pelo prefeito Geraldo Júlio. Através do projeto de lei número 12/2016, o chefe do Executivo propõe denominar de Naná Vasconcelos o conjunto habitacional localizado na Rua Guarajá, 56, na Linha do Tiro. A proposta, que já foi submetida à Câmara Municipal do Recife, está aguardando ser incluída na pauta.

Depois de receber pareceres favoráveis das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, o projeto de lei 117/2014, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT), será reanalisado pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife. Ele também aguarda o parecer de mais uma comissão, a de Finanças e Orçamento, para ter condições de ser votado em plenário.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados, na madrugada desta quarta-feira (26). O tema foi repercutido pelo vereador André Régis (PSDB), durante a reunião plenária de hoje,26. “Na verdade, foi estabelecido um teto global que não atinge saúde e educação. Pelo contrário, orçamentos ampliados até 2018 podem acontecer. É um limite global ".

O mês de outubro é marcado pela realização da Semana da Pessoa Idosa. O objetivo, de acordo com a vereadora Aimée Carvalho (PSB), é sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos e privados sobre os direitos fundamentais, especialmente o direito à cidadania das pessoas idosas. O assunto foi levado ao plenário pela parlamentar na tarde desta quarta-feira, 26.

Na tarde desta quarta-feira 26, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) falou a respeito da PEC 241 que foi mais uma vez aprovada em segundo turno na Câmara Federal e segue para votação no Senado. “Essa proposta de emenda constitucional representa o retrocesso. Para mim, questões relacionadas à saúde estão ligadas a vida, e os recursos dedicados a essa área assim como na educação, não podem ser vistos como gastos, mas sim como investimentos”, argumentou.

O debate sobre a Proposta de Emenda Constitucional 241, que pode congelar as despesas do Governo Federal por até 20 anos, foi reverberada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (26), durante a reunião plenária. O assunto foi levantado pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e André Régis (PSDB) tanto no Pequeno Expediente, no qual os parlamentares têm direito a discursos de até cinco minutos, quanto no Grande Expediente, destinado a discussões mais longas. Neste último, André Régis, que se mostrou favorável à PEC, foi o primeiro a falar.

O investimento da Prefeitura do Recife na iluminação pública da cidade foi destacado pelo vereador Eurico Freire (REDE) na reunião plenária desta quarta-feira, 26. “Segundo dados do Executivo, desde 2013 houve um investimento total de 32 milhões de reais na requalificação da iluminação pública. Além disso, foram realizadas as trocas de 54 mil luminárias e 20 mil luminárias novas foram instaladas”.

A audiência pública que vai analisar os projetos de lei que nortearão as ações, receitas e despesas do futuro prefeito do Recife, para o próximo ano, será realizada nesta quinta-feira, no plenarinho da Câmara Municipal, às 15h. Inicialmente, ela estava prevista para hoje, mas a Comissão Executiva comunicou que ela foi transferida para amanhã, estendendo também o prazo para recebimento de emendas.

O Movimento Pró-Criança e o seu presidente, Sebastião de Araújo Barreto Campello, foram homenageados em reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 26, por iniciativa do vereador Eurico Freire (Rede). Ele recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, que é a mais alta comenda da Câmara Municipal, entregue a quem presta serviços relevantes ao Recife. A entidade atende a mais de 2 mil crianças e adolescentes em situação de risco e de rua e é considerada uma das mais importantes de Pernambuco, no setor. Estudo feito pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América, Ásia e África (Ciela) apontou o Pró-Criança como instituição que “muito interveio” para a redução dos delitos praticados por adolescentes em Pernambuco.

Na tarde desta terça-feira 25, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) falou sobre os projetos de lei que estão em tramitação na Câmara Municipal e ainda não foram votados, enfatizando a necessidade de serem trabalhados antes do término do mandato dos parlamentares não reeleitos, como ela. “A cidade do Recife não pode parar e nós precisamos dar andamento ao processo de continuidade de projetos importantes, alguns com prazo inclusive vencido, tendo em vista que o nosso mandato terminará dia 31 de dezembro”, ressaltou.