Notícias

Está em tramitação o projeto de lei de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), cujo objetivo é possibilitar aos moradores das diversas comunidades da cidade do Recife acesso ao cinema. Acontecendo trimestralmente, O Cinema Na Comunidade quer permitir o contato com a cultura através das produções áudio visual. Filmes nacionais e também de outros países serão exibidos, tendo a produção local como prioridade. A definição dos bairros será feita através de sorteios realizados na semana de apresentação.

Os organizadores de atividades poliesportivas deverão apresentar, em ações publicitárias referentes ao evento, uma frase educativa alertando sobre o risco do uso de substâncias proibidas classificadas pela Agência Mundial Antidoping (WADA-AMA). É o que propõe o projeto de lei do vereador Luiz Eustáquio (PSB), em tramitação na Câmara.

Está sob análise da Comissão de Legislação e Justiça o projeto de lei número 128/2016, de autoria da vereadora Aline Mariano (PMDB), que Institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo Poder Público no município do Recife. A vereadora propõe, através da matéria que a Prefeitura do Recife fique obrigada a realizar o pagamento do cachê dos artistas locais 50% antes da realização do evento e 50% até o 5º dia útil subsequente a partir da data da apresentação realizada.

“Essa homenagem é um reconhecimento, mas serve também para chamar a atenção da sociedade para a inclusão social. Amanda é um exemplo de determinação e de esforço”. As palavras do vereador Eurico Freire (REDE) ressaltaram a importância da reunião solene promovida por ele na noite desta quarta-feira, 28, no plenário da Câmara do Recife. Primeira bailarina do Norte Nordeste com Síndrome de Down a dançar na sapatilha de ponta, Amanda Pereira de Lima recebeu do parlamentar a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha de Mérito José Mariano. A solenidade emocionou os convidados, que também puderam assistir a uma apresentação da homenageada com músicas de Luiz Gonzaga.

A Procuradoria Geral do Município do Recife é uma das mais antigas do Brasil, tendo referências históricas de sua existência na Lei 440, de 1949. Foi essa a principal justificativa que levou o vereador Jayme Asfora (PMDB) a apresentar o projeto de lei 126/2016, que inclui no calendário oficial da cidade o Dia do Procurador do Município do Recife , a ser comemorado em 27 de maio de cada ano. A matéria já está sob análise das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Na reunião plenária desta segunda-feira, 26, o vereador Carlos Gueiros (PSB) fez um pronunciamento sobre a falta de tempo mínimo de permanência gratuita no estacionamento do Aeroporto Internacional do Recife. O parlamentar destacou, no entanto, que recebeu esta reclamação recentemente e que irá constatar in loco a informação.

A Medida Provisória (MP) que reformula o ensino médio brasileiro, publicada na edição extra do Diário Oficial da União, dia 23, foi o tema que levou a vereadora Michele Collins (PP) à tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 26. “O nosso compromisso é com a educação da cidade do Recife. Sabemos que a educação é muito importante, porque concede informação com qualidade às crianças, o que contribui para mantê-las longe das drogas”.

Ao apresentar uma relação de cinco requerimentos que exigem melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas, além de obras de infraestrutura na Escola Municipal da Iputinga, bairro de mesmo nome, o vereador André Régis (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para fazer um alerta preocupante: esta escola, que acolhe centenas de jovens daquele e de bairros vizinhos, precisa de uma intervenção urgente por parte da Secretaria Municipal de Educação. “Dentro da rede municipal, que já teve uma média baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), essa escola teve um desempenho que foi abaixo da média”, disse.

A vereadora Vera Lopes (PPS) é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao mosquito Aedes aegypti e de Acompanhamento às Crianças com Microcefalia. Na manhã desta segunda-feira, 26, ela disse estar preocupada com a educação dessas crianças. “Nós Temos em torno de 400 crianças com microcefalia, vemos que elas completaram um ano de idade e necessitam de cuidados especiais. As mães precisam de creches especiais para os filhos. Estamos fazendo um Projeto de Lei para que o prefeito, com a sua sensibilidade, coloque pessoal multidisciplinar para acompanhar essas crianças nas creches”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano na manhã desta segunda-feira, 26, para abordar questões que dizem respeito à segurança pública e à mobilidade urbana. O parlamentar repercutiu a entrevista concedida pelo pesquisador José Luiz Ratton um dos idealizadores do Pacto pela Vida ao Jornal do Commercio, bem como questionou a não conclusão das obras do BRT e as críticas à Avenida Conde da Boa Vista.