Notícias

A falta de sanitários para uso público nas estações de metrô do Recife foi o tema do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB), na tarde desta quarta-feira, 23. O parlamentar lembrou que já apresentou nesta Casa um projeto de lei, de autoria dele, dispondo sobre a instalação de banheiros públicos nas estações de metrô do Recife. A matéria foi promulgada em 2012.

O Recife tem uma frota de quase um milhão de veículos registrados e ao mesmo tempo apenas 33 quilômetros de ciclovia, ciclofaixas e ciclorrotas. No Dia Mundial Sem Carro, os números foram trazidos ao plenário nesta terça-feira, 22, pelo vereador Eurico Freire (PV) para reforçar o pedido de apoio ao projeto de lei de autoria dele que obriga a realização de estudos para a inclusão de ciclovias nos projetos de criação, melhoria ou ampliação de ruas, avenidas, pontes, viadutos e túneis na cidade.

Foi aprovado em primeira discussão, na tarde desta terça-feira, 22, o projeto de lei de Amaro Cipriano Maguari (PSB) indicando normas e critérios para a manutenção e pavimentação urbana no Recife. Com a proposta, o vereador quer responsabilizar as empresas que aplicam o asfalto na cidade pela qualidade do material utilizado.

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) comunicou no plenário, nesta terça-feira, 22, que vai encaminhar um requerimento ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, solicitando a regulamentação do serviço de mototaxista no Recife. O motivo seria trazer mais segurança às pessoas que já usam o transporte informal, especialmente, na periferia. “Essa é uma prática muito comum no Recife, e não há controle nem fiscalização por parte da gestão municipal, o que aumenta os riscos para os passageiros”, alertou o parlamentar.

A escolha dos próximos conselheiros tutelares do Recife acontece em quinze dias e a eleição é motivo de preocupação do vereador Osmar Ricardo (PT). Em pronunciamento durante a reunião plenária desta segunda-feira, 22, o parlamentar disse que visitou a sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), responsável pela coordenação do pleito, para saber sobre o andamento do processo eleitoral. A eleição deve preencher 40 vagas para compor os oito conselhos das seis Regiões Político-administrativas do Recife.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu nesta terça-feira (22), uma audiência pública proposta por ele e realizada na última quarta-feira (16) na Câmara Municipal. A audiência foi nomeada “Áreas em situação de riscos: medidas preventivas e contenção de encostas” e contou com a participação de recifenses de diversos bairros e representantes do Executivo municipal.

Partes dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e São José poderão ser incorporados ao Programa de Incentivo ao Porto Digital, criando uma Zona Preferencial de Expansão formada por toda a extensão da Avenida Conde da Boa Vista. O projeto de lei do Executivo altera a legislação que instituiu o programa mediante a concessão de benefícios fiscais aos estabelecimentos, contribuintes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza. Tramitando em regime de urgência na Câmara, a proposta recebeu nesta segunda-feira, 21, parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.

Após uma visita à Câmara Municipal de um grupo de alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, do bairro Bomba do Hemetério, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) discutiu nesta segunda-feira (21) três requerimentos apresentados por ela e que foram baseados em sugestões dos estudantes. “Gostaria de compartilhar a autoria com os alunos do quinto ano da escola”, disse a parlamentar. Os textos foram aprovados pelos vereadores.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (21) para convidar parlamentares e sociedade civil para participar de uma reunião pública sobre acessibilidade que será realizada no dia 29 de setembro no plenarinho da Câmara.

Em um pronunciamento motivado pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira (21), a vereadora Isabella de Roldão (PDT) expôs os problemas de acessibilidade enfrentados pelo Recife em diversos setores. “A gente relembra aqui algumas questões de acesso que já foram alvos de denúncias. A quantidade de ônibus com os elevadores quebrados é impressionante”, afirmou.