Em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 30, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife (CCJ) aprovou o parecer de dez projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que automaticamente ficaram em condições técnicas de serem votados no plenário. Das dez matérias aprovadas, oito fazem parte de um pacote de 22 projetos enviado pelo prefeito Geraldo Júlio no dia 18 de novembro, para tramitação em regime de urgência, que apresentam proposições principalmente no âmbito administrativo e de gestão. Outros dois já cumpriam o prazo normal de recebimento de emendas. Dos projetos aprovados na CCJ, três foram votados e aprovados hoje no plenário.
Lideranças do mundo empresarial, político e jurídico estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 26, para prestigiar o advogado Braga Sá, personalidade bastante conhecida na sociedade local, que acaba de completar 45 anos de vida pública. Ele foi homenageado em sessão solene realizada por iniciativa do vereador Marcos Menezes (DEM), cujo requerimento foi aprovado pela unanimidade dos 39 vereadores da Casa de José Mariano. “Braga Sá sempre foi um líder em busca de causas nobres. O reconhecimento do seu trabalho se faz sentir no seu prestígio, com a presença de tantas pessoas importantes no plenário. Sim, José Aprígio Braga de Sá Silva é uma dessas raras pessoas que, além da competência profissional, enverga o elevado grau de altruísmo e do amor ao próximo em tudo o que fez e faz nesses 45 anos de vida pública”, disse Menezes.
A vereadora Michele Collins (PP) elaborou uma série de requerimentos solicitando mais segurança em bairros e comunidades do Recife. Segundo ela, todos os dias recebe inúmeros pedidos e queixas de assaltos em diversos bairros onde não há segurança. “Peço ao governador que cuide melhor da segurança. É preciso intensificar o combate aos criminosos. Há pessoas que estão deixando de sair para trabalhar com medo”.
O vereador André Régis (PSDB) repercutiu nesta quarta-feira (25), durante reunião plenária na Câmara do Recife, a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT). O líder do Governo Federal no Senado foi preso nesta manhã sob a acusação de obstruir investigações que acontecem no âmbito da operação Lava Jato.
O vereador André Régis (PSDB) comentou a prisão do senador Delcídio Amaral do PT, por tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava-Jato. Ele disse que preocupa qual será repercussão de tal fato para o país.
Motivado por diversas queixas dos moradores de Boa Viagem, o vereador Marco Aurélio (SDD) elaborou um requerimento (6238/2015), o qual foi aprovado na última segunda-feira, solicitando ao Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco reforço do policiamento ostensivo das 4h às 6h na Avenida Boa Viagem. O parlamentar fez questão de chamar atenção para o assunto na tarde de hoje,25. “A polícia está cumprindo horário comercial e os assaltos vêm acontecendo no calçadão todos os dias. Os assaltantes estão chegando das 4h até 6 da manhã, justamente no horário onde muitos cidadãos estão caminhando. Então, faço aqui um apelo ao novo comandante da Polícia Militar”.
Nesta quarta-feira (25), é celebrado o Dia Mundial de Não-Violência contra a Mulher – e a data não foi esquecida pela vereadora Michele Collins (PP), que repercutiu o assunto na Câmara do Recife. Da tribuna da Casa de José Mariano, a parlamentar citou dados que mostram a situação da violência contra a mulher no Brasil e no mundo.
Em reunião realizada na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (25), A Comissão dos Direitos Humanos, Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente da Câmara do Recife aprovou 15 projetos de lei sobre variados temas. Estiveram presentes à reunião a presidente da comissão, vereadora Michele Collins (PP), e o vereador Jadeval de Lima (PTN).
“Cadê as ciclovias?”. A frase, escrita numa faixa colocada sobre a mesa de debates, resumia o objetivo da audiência pública realizada pela vereadora Marília Arraes (PSB), na manhã desta quarta-feira, 25, para discutir o Plano Diretor Cicloviário. “Esse é um tema de grande relevância para nossa cidade. É necessário aprofundar a discussão reunindo a sociedade civil organizada, a Prefeitura Municipal do Recife, o Governo do estado, os vereadores e os cidadãos interessados para buscar soluções de como esclarecer melhor a proposta do PDC; além de garantir uma maior segurança para os ciclistas”, ressaltou a vereadora. Lançado em fevereiro de 2014, o plano foi encomendado pelo governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de converter a bicicleta em um meio de transporte cotidiano, mas segundo Marília Arraes, até agora não saiu do papel.
Os Projetos de Lei números 21/2015 e 22/2015, respectivamente, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual 2014-2017 (PPA), ambos de autoria do Poder Executivo, foram aprovados em segunda votação durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira, 24. As medidas seguem agora para sanção do Prefeito. A LOA estima a receita e fixa a programação das despesas para o próximo ano. Já o PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, com vigência de quatro anos.