Notícias

O trabalho exercido pela delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de Pernambuco foi bastante elogiado pela vereadora Michele Collins (PP), hoje (30). A parlamentar frisou que Gleide Ângelo é uma figura notória por desvendar crimes. “Trata-se de uma protagonista em investigações de assassinatos que ganharam repercussão no Grande Recife e em outras regiões do Estado”, disse.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lamentou, na tarde desta terça-feira, 30, a falta de ações no enfrentamento à violência contra mulher. “A morte da jovem Maria Alice Seabra, de 19 anos, assassinada pelo padrasto Gildo Xavier traz um alerta às mulheres que sofrem caladas. E para nós. O que estamos fazendo para acabar com isso? Precisamos de políticas públicas mais severas para acabar com tanta violência contra mulher”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) criticou, na tarde desta terça-feira, 30, a falta de representatividade feminina na Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife. “Lembro que de 39 vereadores, cinco são mulheres e, apesar disto, esta é a Casa legislativa com a maior bancada feminina do estado. Recordo ainda que para chegarmos ao poder enfrentamos mais dificuldades do que os homens”.

Volume atípico de chuvas, que provocou alagamentos em diversos pontos do Recife, motivou intensos debates entre os vereadores na tarde desta segunda-feira, 29, na Câmara Municipal. Osmar Ricardo (PT) reclamou da falta de planejamento e de ações para evitar acidentes como o que ocorreu na Bomba do Hemetério, com deslizamento de barreira vitimando duas pessoas. Para ele, isso acontece porque não há mais orçamento participativo. “A gestão trocou pelo programa Recife Participa onde os delegados não são chamados a opinar e indicar prioridades”.

No último final de semana o Recife foi castigado com fortes chuvas. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em 24 horas, choveu mais do que esperado para todo o mês de junho. Por conta das chuvas, ruas e avenidas ficaram completamente alagadas. Na tarde desta segunda-feira, 29, o vereador Osmar Ricardo (PT) criticou a prefeitura pela falta de limpeza nas vias. “A gestão atual prometeu acabar com os 32 principais pontos de alagamento do Recife, porém nada foi feito”.

No último dia 17 de junho, o Governo de Pernambuco lançou os programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo. O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a iniciativa, na tarde desta segunda-feira, 29. “A ação tem como objetivo aliar o desenvolvimento escolar à prática esportiva como forma de fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino. Sou um defensor da prática de esporte da cidade e sempre lutei pela requalificação dos campos de várzea do Recife”.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 29, um encontro que aconteceu na última sexta-feira, 26, com o governador Paulo Câmara para tratar de algumas questões a respeito do combate às drogas no estado de Pernambuco. “Posso dizer que as comunidades terapêuticas estão bastante esperançosas com a iniciativa dele de assinar um decreto criando um grupo de trabalho para implantar o programa estadual em apoio às comunidades”.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) dirigiu-se à tribuna de hoje, 29, para destacar a violência contra as mulheres. De acordo com a parlamentar, até maio deste ano Pernambuco já contabilizou 110 casos de mulheres assassinadas, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). E o mais recente é o de Maria Alice Seabra, 19 anos, assassinada pelo próprio padrasto.

A manutenção dos morros no Recife foi debatida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), na tarde desta segunda-feira,29. De acordo com o parlamentar, as gestões passadas tinham um trabalho de educação ambiental com as comunidades.

Diante das chuvas que vêm caindo na noite de domingo (28) e na madrugada de hoje (29), o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) lamentou a situação das comunidades atingidas, especificamente a Vila Maria Lúcia, localizada no bairro do Ipsep.