Notícias

No último dia 24, o Teatro do Parque completou 100 anos. Mas o espaço cultural passou o aniversário de portas fechadas para uma reforma que está prevista para finalizar em 2016. O fato foi lamentando pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), hoje,26. “Quero aqui repercutir um assunto que muito nos entristeceu. O nosso Teatro do Parque passou seu aniversário de portas fechadas sem previsão da retomada de grandes espetáculos. Os artistas precisam de espaços para desenvolver o seu trabalho”.

A possível contratação de uma empresa privada para administrar o plano de saúde dos servidores municipais foi o assunto levantado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,26. “A Prefeitura disse que iria apresentar uma proposta de uma empresa privada para que a mesma gerencie o plano de saúde municipal. Isto não deve funcionar. A gestão deveria discutir com as centrais sindicais uma boa alternativa para os servidores”.

Na tarde desta quarta-feira, 26, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) agradeceu a aprovação do projeto de lei que obriga a divulgação das áreas de risco do Recife e as respectivas intervenções governamentais. A matéria entrou em votação na última segunda-feira e foi aprovada pelos vereadores. “Esperamos que o prefeito sancione. Com essa ferramenta, vamos ter um acompanhamento permanente e diário sobre o que está sendo feito nas áreas de risco para que a cidade não seja surpreendida em dias de chuva. É mais um projeto que promove a cidadania, a segurança social e aproxima a gestão municipal e o cidadão”.

O prazo para recebimento de emendas aos três projetos de lei que homenageiam, através de obras públicas, o ex-governador Eduardo Campos, falecido no ano passado, vai até 31 de agosto. Os projetos de lei, todos de autoria do poder Executivo, denominam os equipamentos públicos que estão em fase de construção com o nome Governador Eduardo Campos. É o Centro Comunitário da Paz (Compaz) da Avenida Aníbal Benévolo, no Alto Santa Terezinha; a Upinha localizada na Rua Jacob, na Mangabeira; e a Creche Escola localizada na Rua Vale do Cariri, UR-5, Ibura.

Uma longa história que se confunde com a de muitos times de futebol vem sendo contada ao longo desses 100 anos. A Federação Pernambucana de Futebol recebeu hoje na Câmara do Recife a homenagem prestada pelo vereador Romildo Gomes (PSD), em uma reunião solene. Ele destacou a história da fundação da FPF que começou como Liga Esportiva representando as regatas e as corridas de cavalo.

A Câmara recebeu, no começo de agosto, o relatório final da 4ª Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, evento que aconteceu nos dias 29 e 30 de junho deste ano. Na reunião plenária desta terça-feira, 25, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Michele Collins (PP), destacou tópicos do relatório e lamentou não ter sido convocada para participar do encontro. “A Comissão que faço parte trata dos assuntos relacionados às pessoas com deficiência. A Casa realmente se preocupa com elas e nós, vereadores, temos diversos projetos que tratam dos direitos delas. É lamentável que nenhum dos vereadores tenha sido convidado a participar da conferência. Nós poderíamos contribuir muito”.

As dificuldades enfrentadas pelos moradores de prédios-caixão foi o tema debatido pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) hoje, 25, na Câmara. O parlamentar sugeriu que uma comissão fosse instalada na Casa para acompanhar os problemas encontrados nas construções dos edifícios. “A situação desses cidadãos se agrava todo dia. Proponho formar uma comissão na Casa e procurar a Caixa Econômica Federal (CEF) para saber como irão fazer diante da insegurança de quem comprou a sua casa e os apartamentos estão rachando”.

O Recife recebeu a segunda edição do Re-Circo, no último final de semana, e o vereador Eurico Freire (PV) fez questão de elogiar hoje, (25) na tribuna, as atividades apresentadas pelo evento. De acordo com o parlamentar, “a iniciativa teve como foco o incentivo à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade através de ações socioculturais”.

Um soldado por vocação e nascimento e um homem público que simbolizava a lei e a ordem. Assim foi definido Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, pelo vereador Maré Malta (PSD). A homenagem foi realizada nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal do Recife para lembrar o Dia do Soldado, comemorado em 25 de Agosto em alusão ao nascimento do militar. “Para o Exército, ele é mais que o seu Patrono, tendo sua vida como uma referência permanente”.

O funcionário da Câmara Municipal de Itabirito (MG), Felipe Palheiros, viajou quase 1.700 km até o Recife para participar do Encontro Interlegis, que está sendo realizado até sexta-feira na Câmara Municipal do Recife. Responsável pelo setor de tecnologia da informação da instituição mineira, ele é um dos 40 participantes da oficina sobre o Portal Modelo, iniciada ontem. “Nós já utilizamos o Portal Interlegis desde o início do ano mas não conhecíamos muitos dos recursos disponíveis. A oficina está possibilitando isso porque as informações estão bem detalhadas”, elogiou Felipe.