Por um prazo de 18 meses, a Prefeitura suspendeu a análise de projetos de edificações e reformas no bairro de Santo Amaro. A iniciativa contou com o apoio do vereador Eurico Freire (PV), durante pronunciamento nesta terça-feira,2, na Câmara.
Na tarde desta terça-feira, 02, a Frente Parlamentar pelos Parques do Recife se reuniu pela primeira vez, na Casa de José Mariano. O vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que é presidente da Frente, comentou o encontro na tribuna da Câmara, na tarde de hoje. “Ficou decidido que vamos listar todos os parques para depois fazermos um requerimento com informações de cada um deles. Vamos listar como está a situação dos parques, como brinquedos, acessibilidade, programações culturais, esportivas e de lazer, pois essa é a missão dessa frente”.
Na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) reverenciou o ex-presidente da República, Getúlio Vargas, lendo a carta testamento escrita pelo político, em 1954. “Estava relendo a biografia desse grande homem e observei as suas lutas e as pressões que enfrentou naquele importante momento da história do Brasil”.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) sugeriu e a Câmara Municipal acatou a criação de uma Frente Parlamentar pelos Parques do Recife. Ele disse que o grupo vai promover discussões e visitas aos parques da cidade para saber como se encontram e que pode ser feito para melhorar cada um deles. “Vamos acompanhar o espaço físico, realizar inventário de árvores, ir aos locais. O tema é vasto porque vamos discutir os parques existentes e propor novos espaços. A ideia é debater sobre todos eles, especialmente o Parque Capibaribe que pode mudar a cara do Recife”.
O vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife criticou a realização da Conferência Municipal de Educação, promovida pela Secretaria de Educação, sem a presença de um representante da Casa oficialmente convidado para fazer parte dela. “Como presidente da Comissão de Educação entendo que deveria ter sido convidado para participar do encontro. Isso diminui esta Casa, que foi representada por outro parlamentar que não faz parte da Comissão de Educação”. O parlamentar disse que estranhava tal atitude e considerou fato grave que exige postura firme da presidência da Câmara. “Pior ainda, os discursos de três professores ligados ao movimento sindical e de um aluno da rede municipal foram repletos de erros graves de português, sem concordância nominal e verbal. Além disso, carregados de ideologia e de pautas corporativas. Sem discutir a educação efetivamente".
O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 01, para lembrar que está fazendo um levantamento de todas as obras que estão paradas na cidade do Recife. “Todo mês de junho vamos andar pela cidade e apresentar um relatório a Casa, mas já adianto que o Parque do Caiara, localizado no bairro da Iputinga, que estava em processo de recuperação hoje passa por um momento de abandono”.
Em reconhecimento ao “importante papel educacional e profissional” que exerce no Recife, o presidente do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, Petrônio Omar Querino Tavares, recebeu na manhã deste 1º de junho, o título de Cidadão Recifense. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes, foi o autor do requerimento, dando sequência à proposta original do então vereador e atual deputado federal Raul Jugmann. “Recife está orgulhoso, e eu falo enquanto representante de um Poder, de tê-lo como filho. Esta cidade adotou um filho de grande importância e, para sempre, será reconhecido”, disse Vicente, repassando o discurso de saudação para Jungmann.
Dados preocupantes e imagens de flagrantes desrespeitando as regras de trânsito marcaram a audiência pública que discutiu sobre a regulamentação das cinquentinhas. A capital pernambucana já possui uma lei municipal que prevê a regulamentação desses veículos desde 2013. A iniciativa do evento, que ocorreu no final da tarde desta quinta-feira,28, partiu da vereadora Vera Lopes (PPS).
Dedicada, prestativa, amiga, caritativa, amável, comprometida, afetiva são as virtudes que acompanham a irmã Luciana, nascida Luciana Nunes de Araújo na cidade de Maraial, Zona da Mata Sul de Pernambuco, em 25 de dezembro de 1972. O autor da proposta do Título de Cidadã, vereador Vicente André Gomes (PSB), ressalta em sua justificativa que durante todo o percurso da vida dela, o caráter, a personalidade e o comportamento social, apontavam para alguém que teria a condução de vida dedicada ao próximo e à transcendentalidade divina.
Informações de má utilização da área onde se localiza a Cruz do Patrão, no Bairro do Recife, levaram o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) a realizar uma Audiência Pública na manhã desta quinta-feira 28, para discutir as perspectivas de requalificação daquele monumento histórico. O encontro, que foi realizado no Plenarinho, teve a mesa de convidados formada pelo presidente do Porto do Recife, Olavo de Andrade Lima Neto; integrante do Observatório do Recife, arquiteto Francisco Cunha; e pela representante da Secretaria de Turismo de Pernambuco, arquiteta Marisa Jordão.