Notícias

Henrique Leite (PT) falou sobre a situação dos moradores de rua no Recife na tarde desta quarta-feira, 2, no plenário da Câmara. Ele contou que no bairro do Ipsep, por exemplo, crianças, adultos e idosos ocupam praças e canteiros. O vereador pediu providências da Prefeitura e da Dircon, no sentido de retirar as pessoas das ruas e reencaminhá-las as suas residências. “Falo sobre uma realidade que vejo diariamente, que é o Ipsep, mas isso acontece em vários lugares da cidade, inclusive nas ruas do centro”, afirmou.

O vereador Eurico Freire (PV) aproveitou a tarde desta terça-feira, 01, para destacar o Dia Nacional do Profissional de Educação Física, afirmando “ter a compreensão da fundamental importância deste professor . Tão marcante em nossa formação, desde a nossa infância”. O parlamentar também ressaltou que foi procurado por membros do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região, que engloba Pernambuco e Alagoas, “insatisfeitos com o Ofício número 122 da Secretaria de Educação do Recife, estabelecendo que os professores de referência do 1º ao 5º ano estão responsáveis por ministrar e avaliar as aulas de educação física”

Teve início nesta terça-feira, 1º de setembro, a segunda edição da Campanha Setembro Vermelho, realizada em todo o país para incentivar na população mudanças de hábitos que garantam a saúde de um dos órgãos mais importantes do corpo: o coração. A campanha é uma iniciativa da instituição sem fins lucrativos Lado a Lado pela Vida e foi tema do pronunciamento da vereadora Aimeé Carvalho (PSB).

Na tarde desta terça-feira, 1º, o vereador Eurico Freire (PV) repercutiu a audiência pública realizada na Câmara pela manhã para tratar da preservação dos manguezais do Recife. O encontro reuniu interessados no tema, além de alunos e professores de escolas municipais.

A vereadora Michele Collins registrou nesta terça-feira, 1º, em discurso realizado na Câmara Municipal, a visita do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, o general Adriano Pereira, à cidade do Recife. O ministro e o secretário conheceram na última segunda-feira, 31, obras de intervenção realizadas em áreas de risco da capital pernambucana.

Todo estabelecimento localizado no Recife deve permitir o aleitamento materno em seu interior, independente da existência de áreas segregadas. É o que determina um projeto de lei do vereador Antonio Luiz Neto (PTB) que está em tramitação nas Comissões de Higiene, Saúde e Bem Estar Social e de Legislação e Justiça. Na reunião plenária desta terça-feira, 01, o parlamentar destacou a importância da iniciativa e lembrou que, desde a década de 80, o Brasil tem incluído a promoção e o aleitamento materno como uma das prioridades em saúde.

A Comissão da Juventude da Câmara Municipal recebeu nesta terça-feira, 1º, o secretário de Juventude e Qualificação Profissional da prefeitura do Recife Jaime Asfora. Durante a reunião, o secretário fez um balanço de gestão da pasta e debateu problemas levantados pela comissão.

A Secretaria de Saúde do Recife antecipou as ações em relação à prevenção de saúde de homens e mulheres e o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez questão de citá-las hoje, 1º. “Uma acontecerá no mês de outubro, com o “Outubro Rosa” para as mulheres e, em novembro, o chamado “Novembro Azul”, aos homens. Exames serão realizados visando à prevenção do câncer. A Prefeitura, inclusive, já está comprando seis novas máquinas para exames citológicos. As mulheres com deficiência poderão fazer seus exames preventivos de câncer de colo de útero em seis unidades de saúde do Recife que estão disponibilizando macas automáticas”.

A notícia de que o jurista Hélio Bicudo entrará com um pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff foi repercutida no Plenário hoje, 1º, pelo vereador André Régis (PSDB). “Hoje temos um fato novo, um pedido o impeachment formulado por Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT e que já algum tempo afastou-se da legenda porque viu que não era compatível com seus valores éticos. Não se trata de alguém da oposição, de uma pessoa comum, estamos falando de um cidadão”.

Um público formado por representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, educação e saúde, Ministério Público de PE, integrantes do Partido Verde, professores e alunos das escolas municipais Reitor João Alfredo e Karla Patrícia, participou ativamente da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 01, sobre a preservação dos manguezais do Recife. A convocação foi do vereador Eurico Freire (PV) que, ao abrir o encontro, ressaltou que, mesmo com sua importância para a cidade, a situação desse ecossistema preocupa “devido a constantes ocupações irregulares nas suas margens, o acúmulo de lixo e despejo de esgotos, entre outras agressões. Mas a grande transformação se dá na postura que temos que ter diante dos desafios”.