O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou repleto de estudantes do segundo período do curso de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), na tarde desta terça-feira, 28. O vereador Henrique Leite (PT) recebeu os alunos e esclareceu vários assuntos como segurança, cidadania, a importância do voto e a regularização da maioridade penal. “Vários outros encontros, com outras faculdades devem acontecer para que eles possam tirar dúvidas sobre o trabalho que nós vereadores desenvolvemos. Pessoas que irão trabalhar com educação, como eles, precisam desse espaço de perguntas e respostas”, disse Henrique Leite.
O vereador Henrique Leite (PT) sugeriu que sejam feitas campanhas internas e externas de prevenção para combater doenças. Ele disse que estava preocupado com jovens, crianças e adultos que não fazem prevenção de inúmeras doenças. “Há muita campanha para prevenir próstata, câncer de mama, de útero. Mas há doenças simples que não são prevenidas e que podem matar. É preciso cuidar da saúde geral, como um todo. É preciso praticar mais esportes e fazer alimentação mais saudável”.
O Dia Mundial da Educação é para o vereador André Régis (PSDB) um dia para se comemorar, mas especialmente para se refletir, pois não há sociedade próspera, segura, com qualidade de vida que não tenha investido na educação. Lembrou que em 1950 o Brasil, a Finlândia e a Coreia do Sul apresentavam enormes dificuldades na educação. O Brasil parou, enquanto os dois países evoluíram e muito, dando salto qualitativo na educação de suas crianças.
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) alertou, na tarde desta terça-feira, 28, sobre o risco dos problemas relacionados ao lixo e pediu mais conscientização na hora do descarte de materiais como móveis velhos e entulhos, muitas vezes jogados em lugares impróprios. “Estamos chegando ao período do inverno e os problemas nas comunidades como caneletas estouradas, transbordamento de esgoto são presentes e muitas vezes ocasionados pela má educação dos moradores”.
O vereador Aerto Luna (PRP) agradeceu a homenagem prestada pela presidência e Mesa Diretora da Câmara do Recife ao colocar o nome do pai dele no estúdio do TV Câmara inaugurado recentemente. O ex-vereador Gilberto Luna, que ocupou uma cadeira na Câmara do Recife por seis mandatos e tem uma longa lista de serviços prestados à cidade, vai emprestar o nome ao estúdio.
Foi aprovado por unanimidade requerimento do vereador Almir Fernando (PCdoB) pedindo ao Grande Recife Consórcio de Transporte a gratuidade no transporte coletivo no percurso entre a comunidade da Rodinha - na parte baixa do Alto José Bonifácio - e o terminal do bairro. O vereador é morador da área e explicou a dificuldade de realizar o trajeto íngreme, feito por meio de escadarias e ladeiras.
Esta é a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Alienação Parental. O assunto foi tema do pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP), autora da lei que instituiu o evento no calendário oficial do Recife. Para ela, esses dias são uma oportunidade de esclarecer a população sobre o problema, suas consequências, identificar casos e orientar as vítimas.
A entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Skylab, na última quarta-feira, 22, pelo prefeito Geraldo Julio, foi lembrada pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 28. “A unidade de saúde irá oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado para os pacientes do bairro da Iputinga, principalmente às comunidades Abençoada por Deus e Skylab, bem como das regiões do entorno.
No ultimo dia 27 de abril, foi celebrado o Dia do Empregado Doméstico. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) lembrou a data na tarde desta terça-feira, 28. A profissão foi regulamentada em 1972 e o Brasil tem o maior número de empregados domésticos do mundo. O vereador destacou que em 2013 foi aprovada em âmbito federal a PEC das Domésticas que garantiu 16 direitos trabalhistas para a categoria.
Empenhada em construir um plano urbanístico para a comunidade Entra a Pulso, em Boa Viagem, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública nesta terça-feira, 28, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela justificou que a comunidade, além de sofrer com o mau cheiro constante da fossa que corre a céu aberto, em época de chuva, têm que enfrentar os alagamentos e água infecta entrando em casa, conviver com ratos, pernilongos, mosquito da dengue e escorpiões dentro dos seus lares. As ruas não têm pavimentação, saneamento, abastecimento de água e drenagem. Foi a terceira audiência pública, desde setembro do ano passado, que a vereadora realiza para debater os problemas da comunidade.