Autor do projeto de lei 16/2015, que proíbe a venda de ingressos denominados de Open Bar em eventos de apresentações artísticas e culturais do município do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu audiência pública nesta quinta-feira, 9, para aperfeiçoar a matéria que está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça; Educação e Cultura; Finanças e Orçamento; Defesa de Direitos Humanos e Higiene e Saúde para emissão de pareceres. A audiência pública lotou o plenarinho da Câmara Municipal, com representantes das áreas de saúde, segurança pública e assistência social. “No tipo de festa Open Bar a pessoa paga apenas por sua entrada e ao chegar lá a bebida é liberada, algumas vezes sem horário para acabar. A festa incentiva o consumo danoso e sem controle”, disse o vereador.
O projeto Nas Ondas da Leitura, promovido por 40 escolas municipais do Recife, foi parabenizado pelo vereador André Régis (PSDB), na Câmara, hoje (8). O assunto foi inicialmente citado por Aimée Carvalho (PSB). A iniciativa está no segundo ano e beneficia os mais de 65 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A novidade deste ano é que os mais de sete mil alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também passaram a receber as obras literárias.
Amanhã (9), às 10h, será realizada uma audiência pública na Câmara sobre o projeto de lei 16/2015, do vereador Luiz Eustáquio (PT) que trata da proibição da venda de ingressos denominados de “open bar” ou assemelhados em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife. O autor da proposta subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 8, para convidar os vereadores e demais interessados para falar sobre o assunto.
Diante das notícias de violência referentes às torcidas organizadas do Recife, o vereador Marcos Menezes (DEM) dirigiu-se à tribuna na tarde desta quarta, 8, para debater o assunto. O parlamentar sugeriu que a Comissão de Segurança discutisse o problema com autoridades competentes, através da realização de uma Audiência Pública na Câmara.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) destacou, na tarde desta quarta-feira, 08, o resultado de um projeto voltado ao incentivo à leitura e escrita, promovido em 40 escolas da Rede Municipal. O Projeto Nas Ondas da Leitura foi concluído com a produção de três livros de contos feitos inteiramente por estudantes. “Representantes de 36 unidades de ensino prestigiaram o lançamento das obras: Histórias e Lendas do Recife, Um Passado Bem Presente e A Escada até a Lua. As duas últimas foram escritas por estudantes das Escolas Municipais Engenho do Meio e Presbítero José Bezerra”.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu na tarde desta terça-feira, 08, um encontro que acontecerá hoje à noite, entre torcidas organizadas, após o jogo Sport e Bahia, no Recife. “Será mais um momento de confronto, guerra e vandalismo realizado por esses marginais de torcidas organizadas que colocam em risco a vida das pessoas”.
O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) voltou a falar, na tarde desta quarta-feira, 08, sobre a Audiência Pública, de autoria dele, para discutir o jogo do bicho na cidade do Recife. O parlamentar disse que irá convidar para o encontro a Polícia Federal, a Secretaria de Defesa Social, o Ministério Público de Pernambuco e o Judiciário para tratar sobre o tema.
Na tarde desta quarta-feira, 8, o vereador Gilberto Alves (PTN) convocou os parlamentares e a população para a audiência pública que vai debater o projeto de lei do Executivo, número 8/2015, sobre o Plano Urbanístico Específico para os bairros do Cabanga, Cais José Estelita e Cais de Santa Rita. A audiência acontecerá na sexta-feira, 10, a partir das 9h, no plenarinho da Casa de José Mariano.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife para debater as interferências da construção do Túnel da Caxangá no Museu da Abolição, principal equipamento urbano e cultural que fica localizado ao lado da obra. “Fiz uma visita ao museu e percebi que não havia visitantes, pois o principal acesso estava fechado. Como admitimos que uma obra atrasada prejudique por dois anos o museu, que é um importante patrimônio do povo recifense e do Brasil? Isso é um descaso para com a cultura”, denunciou a vereadora na abertura da audiência realizada na manhã desta quarta-feira, 8. Ficou constatado que o Governo do Estado, para aproveitar os recursos federais na época da Copa do Mundo, iniciou a intervenção do túnel sem que todas as etapas estivessem projetadas.
O aumento do número de homicídios no Estado chamou a atenção do vereador Henrique Leite (PT), que também é policial. Segundo ele, de janeiro até agora ocorreram mais de mil assassinatos, ou cerca de 345 por mês, ou ainda 10 homicídios por dia. “É absurdo o que está acontecendo no Estado. O Pacto pela Vida precisa ser revisto urgentemente. A sensação de insegurança está aumentando nas pessoas. A violência recrudesceu”.