Notícias

A Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal do Recife realizou reunião pública na manhã desta terça-feira, 7, para esclarecimento e discussão do projeto de lei 05/2015, de autoria do Poder Executivo, que disciplina os serviços de cargas e descargas, nas vias públicas do Recife. É uma proposta que revoga a Lei Municipal nº 16.217, de 22 de julho de 1996, que trata do mesmo assunto e que também altera a Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997. O projeto de lei está tramitando em regime de urgência e pode ser apreciado no plenário na próxima semana.

Para homenagear os 40 anos de ministério de RR Soares, a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou ontem na Câmara do Recife os 40 anos de atuação religiosa do fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. “Como missionário e teleevangelista ele tem levado o evangelho e a propagação da fé cristã para milhões de brasileiros”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) ocupou a tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira, 06, para repercutir a audiência pública que promoveu na última quarta-feira sobre a situação do comércio informal do Recife. O parlamentar destacou a importância do encontro e criticou o cadastramento realizado pela Prefeitura. “Há uma diferença entre a lista da autoridade e a dos ambulantes. É preciso “bater” estas listas. Na Universidade Federal a relação oficial - feita pela Prefeitura e reitoria – consta de 112 nomes, já na lista dos camelôs têm dez nomes a mais”. Ele propôs a criação de uma comissão especial na Câmara para acompanhar o pleito dos ambulantes.

O projeto de lei 178/2013 que veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente portador de diabetes mellitus nos estabelecimentos de ensino, creches ou similares, em instituições públicas ou privadas no Recife foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça hoje (6). A matéria, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), seguirá para votação no Plenário. “Trata-se de um assunto muito importante e esse projeto visa salvaguardar a criança para que ela tenha uma vida saudável na escola. A Câmara Municipal do Recife está sendo justa com essa iniciativa”, ressaltou o presidente do grupo, Aerto Luna (PRP).

De acordo com a agência online Viajanet, o Recife foi listado como a cidade do Nordeste mais procurada por turistas durante a Semana Santa. De acordo com um ranking feito pela agência, no Brasil, a capital pernambucana só ficou atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. A notícia foi comemorada hoje (6), na Câmara, pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB).

Entre os próximos dias 7 e 9, no auditório da Faculdade de Olinda (Focca), acontecerá o I Fórum de Mediação e Arbitragem de Conflitos de Pernambuco, e a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou o evento, durante a Reunião Plenária desta segunda, 6. O público-alvo são pedagogos, sociólogos, educadores, assistentes sociais, psicólogos, juristas e administradores, interessados na difusão da cultura da mediação e conflitos enquanto método extra-judicial na solução de conflitos.

A vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 06, para repercutir uma reportagem veiculada no Diario de Pernambuco sobre o prático de navio Nelcy Campos. Ele é considerado um herói por ter rebocado um cargueiro em chamas, o navio Jatobá, que estava carregado de três mil toneladas de gás metano, uma substância inflamável, para um ponto a 5km do Porto do Recife, evitando uma possível catástrofe em 12 de maio de 1985.

O vereador Felipe Francismar (PSB) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 06, uma audiência pública que aconteceu hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para discutir a reforma política do sistema eleitoral e partidário brasileiro. “Esse é um tema que precisamos debater. Estamos passando por um momento de crise na política e na imagem do político. É importante que essa reforma política aconteça".

Atiradores da milícia islâmica Al Shabaab deixaram 148 mortos e 79 feridos, na última quinta-feira, 02. O massacre aconteceu em uma universidade no norte do Quênia, onde a maioria dos estudantes eram cristãos. O vereador Luiz Eustáquio (PT) comentou o tema e disse que “é importante que sociedade abra os olhos para essa intolerância religiosa que o mundo está vivendo”.

As comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife estão analisando, para emissão dos pareceres, o projeto de lei número 08/2015, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga. Ele define normas e estabelece parâmetros para o uso e ocupação desta frente d’água, considerando suas potencialidades paisagísticas,fisicoculturais e econômicas.