Notícias

Três requerimentos de autoria da vereadora Michele Collins (PP) determinando a implantação da política municipal sobre drogas, outro indicando a criação de um fundo municipal para políticas sobre drogas, e finalmente mais um indicando a criação de centros de referências para usuários de drogas, todos endereçados à Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack, causou intensos debates na tarde desta terça-feira 24, na Câmara do Recife, em virtude do pedido de vistas do primeiro requerimento pelo vereador Luiz Eustáquio (PT). Mas a autora pediu para discutir e discordou do pedido de vistas, que regimentalmente adia a votação. Pouco antes de terminar a reunião, o petista retirou o pedido de vistas, mas a matéria não chegou a ser votada por não ter quorum suficiente.

Promover uma audiência pública para discutir o jogo do bicho foi o tema do discurso do vereador Amaro Cipriano (PSB), hoje (24), na Câmara. “Nunca fiz uma audiência pública e a primeira será um pouco diferente. Irei convidar a Polícia Federal, Secretaria de Defesa Social, Ministério Público de Pernambuco e o Judiciário para tratar sobre um fato muito simples, que talvez a Casa tenha conhecimento, mas talvez nunca foi percebido, que é o jogo do bicho. Quero com os secretários de Pernambuco esclarecer a ilegalidade que está ocorrendo no estado de Pernambuco. Recentemente fui procurando por cambistas para tratar do assunto e descobri que existe uma falta de honestidade dos banqueiros. E as pessoas que trabalham nas bancas são exploradas. Chegam às sete da manhã e só saem sete da noite, é uma escravidão total”.

Na madrugada da última segunda-feira (23), um desabamento matou um homem no Ibura e o fato foi lamentado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta terça,24. “Mais uma pessoa infelizmente perdeu a vida dessa forma. Fazia tempo que no Recife não registrava uma caso assim. E até não escutei mais falar sobre o gel utilizado nas encostas, que substitui a lona plástica na contenção das barreiras. Recordo que fizeram tanta propaganda. Foi um fato lamentável”.

Considerada a maior obra viária das últimas décadas na capital pernambucana, a Via Mangue foi desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal. A intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização. O vereador Henrique Leite (PT) fez um pedido, na tarde desta terça-feira, 22, para que seja resolvido o problema da escuridão na via. “Já fiz varias solicitações nesta Casa. É preciso trazer agilidade nisso, porque está trazendo riscos para a vida das pessoas”.

Uma noticia veiculada no Jornal do Commercio, no ultimo domingo, 22, repercutindo a falta de atenção que estão tendo os equipamentos culturais do Pátio de São Pedro, foi o tema do discurso do vereador Jurandir Liberal (PT). “Recentemente fizemos alguns observações sobre esse mesmo assunto na tribuna, mostrando o abandono que estava o pátio. Ainda bem a imprensa externa nos acompanha. Há uns anos atrás o primeiro lugar que os turistas queriam visitar no Recife era o Pátio de São Pedro, mas hoje não é mais assim”.

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) comemorou na tarde desta terça-feira, 24, o financiamento de projetos ambientais, realizado pelo segundo ano consecutivo, proposto por instituições da sociedade civil e realizado pela Prefeitura do Recife. “Com o objetivo de aproximar a população dos temas relacionados à preservação do meio ambiente e sustentabilidade, o edital de projetos ambientais receberá o investimento de 300 mil reais, representando 10% do Fundo Municipal do Meio Ambiente”.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara já encaminhou convite oficial ao secretário municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, para vir ao plenário da Casa fazer uma explanação sobre o Pacto Pela Vida do Recife. Em reunião na tarde desta terça-feira, 24, o presidente Almir Fernando (PC do B) destacou a importância dos vereadores conhecerem os avanços e desafios do plano municipal de segurança e prevenção da violência, elaborado pela prefeitura e lançado em 2013.

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se no fim da tarde desta segunda-feira, 23, na Câmara. Durante o encontro, seis projetos foram analisados e emitidos os pareceres. Dentre estes, cinco foram aprovados e oito foram distribuídos. Os vereadores Romerinho Jatobá (PR), Almir Fernando (PCdoB) e o presidente do grupo, Aerto Luna (PRP), estiveram presentes.

A vereadora Vera Lopes (PPS) repercutiu na tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 23, a audiência pública promovida por ela com o tema “navegabilidade do Rio Capibaribe”. A parlamentar destacou a importância da dragagem para que o rio se torne navegável. “Tivemos a informação de que pelo menos R$ 250 milhões e reais estão guardados para o projeto”.

A propaganda ostensiva de cerveja nas quadras esportivas e equipamentos de ginástica ao longo da orla de Boa Viagem foi duramente criticada pela vereadora Michele Collins (PP). Ela fez questão de ressaltar que a requalificação ficou excelente, com equipamentos modernos, mas condenou duramente o uso de propaganda de bebida, especialmente cerveja. A requalificação foi fruto de uma parceria da PCR com empresas privadas que patrocinaram a mudança, mas tiveram a contrapartida da publicidade de suas marcas. Ao todo foram gastos cerca de R$ 12 milhões nos novos equipamentos.