A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara distribuiu 64 projetos de lei ordinária durante a reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (04). Todos elaborados pelos vereadores do Recife no ano de 2013. Segundo a presidente da Comissão, vereadora Michele Collins (PP), a meta é esvaziar as gavetas e zerar a pauta até o próximo mês de maio. “Ainda restam 100 outros projetos de 2014. Temos iniciativas importantes que aguardam o nosso parecer”, afirma a parlamentar.
O vereador Estefano Menudo (PSB ) comemorou na tribuna, nesta terça-feira, 03, o aviso de licitação da Prefeitura para contratação de empresa de engenharia destinada a execução das obras e serviços de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), na Mustardinha. “A comunidade se sente recompensada pelos esforços feitos para mostrar a necessidade de um espaço como este, que vai atender a crianças de zero a cinco anos”, destacou o parlamentar.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife instalada esta tarde pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), escolhido para presidi-la, terá como membros o vereador Osmar Ricardo (PT), vice-presidente, membro efetivo o vereador Estéfano Menudo (PSB), e como suplentes os vereadores Jairo Brito (PT) e Eduardo Chera (SDD).
Foi instalada na tarde desta terça-feira, 03, na Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Meio Ambiente Transporte e Trânsito para o exercício do biênio 2015-2016. Estiveram presentes os vereadores Jurandir Liberal (PT), que é presidente da Comissão, Aerto Luna (PRP), vice-presidente e Eurico Freire (PV).
O vereador Luiz Eustáquio (PT) destacou no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 03, os problemas causados pelas drogas lícitas, que são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum, no meio dos jovens Brasileiros. “Esse tipo de droga pode causar muitos problemas na vida da população. No mundo, mais de 6% dela morrem em consequência do álcool", alertou.
A vereadora Michele Collins (PP) registrou no plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira, 03, o Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março. “Trata-se de uma data muito importante por representar a luta do segmento feminino em prol da defesa dos direitos da mulher”.
Antes de apresentar o parecer ao projeto de lei 56/2014, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação do terreno localizado na Rua Luiz Carlos Guilherme, nº 575, Bairro do Cordeiro, para edificação da sede da Associação Beneficente Criança Cidadã, a Comissão de Obras da Câmara Municipal do Recife vai ao local, quinta-feira, 5, às 14h, para conhecê-lo. Os componentes do colegiado pretendem ver o que está funcionando atualmente na área, como funciona e de que forma ele atende aos interesses sociais. A ação de fiscalização foi decidida em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 3, da comissão.
A navegabilidade do Rio Capibaribe foi destacada pela vereadora Vera Lopes (PPS) na tarde desta segunda-feira, 02, na Câmara do Recife. Ela aproveitou o momento para lembrar do projeto que prevê a navegabilidade, bem como do plano de mobilidade encaminhado à Casa e devolvido à Prefeitura na gestão passada. “O plano destinava o rio também para o transporte de passageiros e eu vislumbro nisso um avanço”, salienta.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde de hoje, 2, na Câmara. Durante o encontro, seis pareceres foram emitidos e cinco projetos de lei aprovados. Estiveram presentes os vereadores Romerinho Jatobá (PR), Almir Fernando (PCdoB) e Alfredo Santana (PRB).
A falta de cuidados da Prefeitura com detalhes da cidade foi objeto de críticas do vereador Jurandir Liberal (PT), hoje à tarde na Câmara do Recife. Para ele, as promessas de revitalização das calçadas não foram concluídas. “Levantamento feito dá conta de que seriam necessários R$ 200 milhões para recuperação das calçadas do centro expandido do Recife e o prefeito aportou apenas R$ 20 milhões. A gestão não faz a parte que lhe é devida”.