Para festejar "aqueles que fizeram o melhor Carnaval em linha reta do mundo", como ela mesma definiu, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu votos de aplausos e congratulações ao Recentro, Secretaria da Mulher do Recife e Secretaria de Cultura do Recife. Essas instituições, na opinião da vereadora, foram determinantes para o sucesso da festa deste ano. As homenagens, que são o teor de três requerimentos de autoria da parlamentar, foram aprovados durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (20).
Estimulada por uma matéria jornalística publicada na edição desta terça-feira (20), do Diario de Pernambuco, a vereadora Aline Mariano (PP) cobrou a instalação de uma comissão especial na Câmara Municipal do Recife para discutir a questão da saúde mental. Segundo ela, aumentou sensivelmente o registro de casos de ansiedade, depressão e TDAH (dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade) desde o final da pandemia da covid-19. “A saúde mental é algo que tem que ser encarado com determinação, pois precisamos ter uma política pública funcionando. Esse é um assunto que tem que estar na pauta desta Casa, especialmente para as mulheres”, disse a parlamentar, na reunião plenária.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (20), o vereador Rinaldo Junior (PSB) discutiu o requerimento de número 778/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), que concede voto de aplauso e congratulações ao Galo da Madrugada pelos 46 anos de fundação. De acordo com Rinaldo Junior, enaltecer o clube carnavalesco também significa enaltecer o Carnaval do Recife. “O Galo da Madrugada é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, concedido por esta Casa, de autoria do vereador Romerinho Jatobá”, disse.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (20), o balanço do carnaval do Recife que, segundo ele, injetou “mais de R$ 2,4 bilhões na economia da cidade, ou seja, 20% a mais do que no ano passado”. Ele destacou os postos de trabalho gerados de forma direta e indireta, bem como a Arena Gastronômica, a movimentação turística e a Casa do Pequeno Folião, que fez o acolhimento dos filhos de catadores e ambulantes.
Os bons resultados alcançados no último trimestre de 2023 garantiram à Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital da Restauração o certificado de “status Gold” do Prêmio Angels WSO. A notícia da conquista da premiação internacional foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (20). No pronunciamento, o parlamentar parabenizou a equipe do Hospital pelo trabalho de excelência.
Na Câmara Municipal do Recife, sociedade civil e poder público discutiram, na tarde desta segunda-feira (19), o “Projeto da Prefeitura do Recife de PPP na atenção primária do município”. A audiência pública aconteceu no plenarinho da Casa, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). “Essa parceria público-privada preocupa a mim e a todo o segmento da saúde. Acreditamos que nada melhor do que a gente poder debater e chamar as partes envolvidas para tirar dúvidas e dar sugestões”, disse.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19), a vereadora Liana Cirne (PT) disse que o presidente Lula estava com a razão quando comparou os ataques de Israel em Gaza às ações de Hitler e afirmou que os palestinos são vítimas de genocídio étnico só visto antes no holocausto judeu. “É um genocídio e o mundo precisa denunciar o que está acontecendo na Palestina. A gente não pode ser conivente, pois não é aceitável que tenhamos mais crianças morrendo em Gaza do que no período do regime nazista, em Auschwitz. É muito bom ter um líder como Lula, que tem a coragem de denunciar e pode liderar um movimento global que rechace o que Israel está fazendo”, disse.
A vereadora Elaine Cristina (PSOL) debateu cinco requerimentos de sua autoria, na reunião plenária da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (19), todos eles foram aprovados e dirigem solicitações no sentido de criar ações que possam beneficiar as mães atípicas residentes em comunidades da periferia do Recife. “Sou mãe atípica e sei das dificuldades e dos desafios enfrentados no dia a dia. Somos invisibilizadas diariamente e por isso, trago essas pautas para inclusão e dar dignidade para mães atípicas. É com profundo compromisso que trago essas solicitações visando garantir direitos para essas mulheres e suas famílias”, disse.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) repercutiu um fato que classificou como caso de racismo e que ocorreu no dia 17, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre (RS), quando um homem negro foi detido pela polícia, apesar de ter sido vítima e ter recebido uma facada de um outro homem, branco, morador da mesma cidade. “O racismo precisa ser combatido. O motoboy Everton foi esfaqueado por um branco e, mesmo assim, terminou sendo levado na caçamba da viatura”, disse o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19).
Na última quinta-feira (15), a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou os dados da violência do Carnaval de 2024 e, na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (19), o assunto foi repercutido pela vereadora Aline Mariano (PP). De acordo com a parlamentar, que indicou haver dúvidas sobre o planejamento do Governo do Estado na área, a redução dos índices em relação ao mesmo período 2023 não traz motivos para comemoração.