Notícias

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma campanha de vacinação antirrábica, no último dia 1, e a ação foi elogiada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), hoje (4), na Câmara. “Quero parabenizar a atuação da Secretaria de Saúde na campanha. Nós também fizemos a nossa parte divulgando o evento nas comunidades. A raiva é muito séria, pois é letal aos ser humano. E para as pessoas que perderam o dia da vacinação, quero ressaltar que pode ser realizada diariamente no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco”, disse.

Tendo como objetivo conscientizar a sociedade sobre o câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul foi o tema do discurso do vereador Eurico Freire (PV), hoje (4). “A ideia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é chamar atenção para a importância dos exames preventivos de câncer de próstata. É necessário alertarmos todos os que conhecemos para a necessidade de medidas de prevenção tanto do câncer de mama quanto ao câncer de próstata”.

Durante encontro realizado na tarde desta segunda,3, na Câmara, a Comissão de Legislação e Justiça distribuiu sete projetos de lei e analisou parecer de seis projetos. A matéria que concede a Medalha José Mariano ao urbanista Waldecy Pinto, de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM), foi aprovada. Em sua justificativa, a parlamentar ressaltou a atuação de Waldecy Pinto junto ao processo de formação dos arquitetos e urbanistas pernambucanos, além da sua influência no cenário internacional.

Embora seja favorável à fiscalização de alimentos perecíveis, o vereador Luiz Eustáquio (PT) denunciou o que ele considera ação truculenta e que submeteu comerciantes do Ceasa a constrangimentos e perdas de alimentos durante ação da Vigilância Sanitária. Segundo ele, a operação foi marcada com a imprensa que acompanhou tudo e jogou fora toneladas de ovos sem antes analisar se estavam bons ou impróprios ao consumo humano. “A lei 1.283/1950 diz claramente que alimentos que estiverem como impróprios ao consumo humano devem ser direcionados à ração de animais. A ação da Vigilância se deu sem antes haver uma visita de orientação aos comerciantes, como sempre acontece”.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) vem acompanhando a difícil situação da BR-101. A via precisa de manutenção e vem favorecendo a ocorrência de acidentes com carros e motos. Diante do problema, o parlamentar subiu à tribuna na tarde de hoje,3, para ressaltar que está analisando a questão e procurará acompanhar o repasse da verba destinada à melhoria da BR.

Com a finalidade de chamar a atenção dos homens para os exames preventivos de câncer de próstata, o mês de novembro foi batizado de “Novembro Azul” pela Sociedade Brasileira de Urologia. O vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou o assunto, no plenário, na tarde desta segunda-feira, 03. “É um mês muito importante de conscientização para nós homens. É preciso colocar os exames em dia. Quando mais cedo o diagnóstico mais chances de cura existem".

A 17ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN), que ocorria sempre no mês de novembro, não será realizado este ano. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, decidiu que o Festival agora será bianual. A vereadora Isabela de Roldão (PDT) lamentou a mudança, no plenário, na tarde desta segunda-feira, 03. “Esse evento é de muita importância para o Recife e reúne pessoas do Brasil todo. Ele precisa ser todo ano. Essa decisão é desrespeitosa para a cultura da cidade”, disse.

O vereador Alfredo Santana (PRB) apresentou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife autorizando o Poder Executivo Municipal a criar o “Crematório Público” no Cemitério de Santo Amaro. Ele repercutiu o tema no plenário da Casas, na tarde desta segunda-feira, 03. “A Cremação é uma técnica funerária que visa reduzir um corpo a cinzas através da queima do cadáver. Ela é uma alternativa que oferece menos riscos ambientais que o sepultamento do corpo em covas”, justificou o vereador.

Os candidatos aprovados no concurso público da Câmara Municipal do Recife devem ficar atentos aos prazos estabelecidos no edital que está disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa responsável pelo certame. No edital constam todos as informações detalhadas, a exemplo de etapas, prazos, entre outras. Para os aprovados na prova escrita dos cargos de nível superior , a etapa seguinte diz respeito a avaliação de títulos.

Prevista para ocorrer nesta quinta-feira, a audiência pública que vai debater e aprimorar os projetos de lei que estabelecem o orçamento da Prefeitura do Recife para o próximo ano, ocorrerá no dia sete de novembro. O horário e o local permanecem os mesmos dos anteriormente previstos: será às 10h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A realização da audiência pública obrigatória na a tramitação das duas matérias orçamentárias, pois está prevista na nos artigos 181 e 183 da Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001, que estabelece as diretrizes gerais das políticas urbanas.