Notícias

José Francisco Leite André Gomes mora em frente à Maternidade Barros Lima, no bairro de Casa Amarela. Na unidade, não há cardiologistas, mas foi para lá que ele foi levado ao se sentir mal, no último dia 23 de outubro. Era um infarto fulminante com uma parada cardíaca de 50 minutos. O relato emocionado dessa história foi feito na reunião plenária desta quarta-feira, 12, pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Ele agradeceu a todos os funcionários da maternidade pela vida do irmão. “A eficiência, a destreza, o esforço e o comprometimento com a vida daquele que ali chegava já sem forças para reação aos procedimentos médicos, dava lugar ao amor pelo próximo, à ética médica a vontade de enfrentar a morte que já se anunciava”.

A equipe de fiscalização e pesquisa do gabinete do vereador André Régis (PSDB) encontrou dificuldades para entrar, e depois realizar trabalho de pesquisa e aplicação de questionários sobre a qualidade do atendimento na Escola Paulo VI, na Lina do Tiro. Essa informação foi dada pelo próprio parlamentar na tarde desta quarta-feira 12, na Câmara do Recife. Nesse trabalho, ele faz um diagnóstico das condições físicas dos prédios e da qualidade do atendimento às crianças. O resultado da pesquisa alimenta uma ferramenta disponível na internet denominada Raio X das Escolas Municipais.

O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas realizou uma reunião para debater o tema “O Uso do Canadibiol e seu Enquadramento na Legislação Brasileira” e a vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna para debater o assunto hoje, 12. A parlamentar ressaltou que o tema é polêmico e vem dividindo opiniões em todo o país, mas fez questão de deixar claro que defende a vida em todas as suas formas e que seria a favor do uso do Canadibiol para fim único e exclusivamente medicinal.

Pesquisa das universidades Federal (UFPPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) diagnosticou que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem possui contaminações que podem causar riscos à saúde da população. Diante da divulgação do estudo, a vereadora Aline Mariano (PSDB) fez um alerta sobre o assunto, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,12.

O lixo é o resultado de restos ou sujeiras das atividades das pessoas em sua vida diária, mas a forma como ele é descartado pode causar problemas à cidade. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta quarta-feira, 12. “Assim que assumiu a Prefeitura, Geraldo Julio fez um mutirão para limpar a cidade. Esse é um trabalho que precisa chegar principalmente nas periferias e ser continuo".

Sancionada no início deste ano, a Lei dos Alvarás – número 17.982/14 - voltou à discussão na Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira, 12, em audiência pública promovida pelo vereador Raul Jungmann (PPS) para avaliação de sua aplicação. “A audiência foi uma inovação. As novas regras de concessão dos alvarás, muito importantes para a cidade, foram aprovadas pela Câmara e agora analisamos sua aplicabilidade”, comentou o vereador. Ele disse que essa análise foi possível porque o texto da lei traz embutida a obrigação de se fazer uma revisão em seis meses de vigência da legislação.

Depois de participar em Brasília da reunião que tratou sobre a regulamentação das comunidades terapêuticas, a vereadora Michele Collins (PP) convocou uma audiência pública, dia 26 deste mês, na Câmara do Recife, para discutir o assunto. Como membro da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas e militante do segmento, a vereadora disse que teve oportunidade de acompanhar os resultados da reunião no Distrito Federal.

O 3 de novembro representa uma dia de extrema importância às mulheres: o direito ao voto feminino. Obtido parcialmente por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932, o voto só era permitido apenas às mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria. Diante da relevância do tema, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de subir à tribuna de hoje, 11, para celebrar a data.

O vereador Carlos Gueiros (PTB) voltou a comentar na tribuna desta terça,11, o projeto de lei de sua autoria que visa propor a mudança da redação do artigo 55 da Lei de nº15.563, que institui o Código Tributário do Município do Recife. Ele informou que, com a divulgação da proposta do projeto de lei através do Diario Oficial, a Prefeitura do Recife enviou-lhe um e-mail para abordar a questão.

Percebendo as dificuldades encontradas nos postos de saúde municipais junto às comunidades, o vereador Osmar Ricardo (PT), subiu à tribuna na tarde desta terça,11, para abordar o assunto. “A questão da saúde na nossa cidade é muito difícil, estamos observando esse problema junto às comunidades para saber o que acontece nos postos e a situação está muito ruim. Quem vai aos bairros carentes percebe a falta de médicos e remédios”, disse.