Pela importância que vem assumindo junto a crianças e adolescentes que formam a comunidade escolar de Pernambuco, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), capitaneada pela Policia Militar, foi homenageado em reunião solene da Câmara Municipal do Recife. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira, 29, por iniciativa da vereadora Michelle Collins (PP), que é autora do projeto que deu origem à lei municipal número 17.888/2013, que criou no Recife o Dia do Proerd, comemorado em 29 de agosto. “Hoje, presto minha justa homenagem aos profissionais da Segurança Pública que são instrutores desse programa e aos milhares de jovens que são beneficiados por esse que é um dos mais importantes trabalhos sociais do Brasil e do mundo”, disse.
Para aperfeiçoar o projeto de lei 151/2014, de sua autoria, que institui o Dia do Combate à Hanseníase em escolas municipais e creches do Recife, o vereador André Régis (PSDB) promoveu uma palestra com o dermatologista e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Sérgio Paulo Gonçalves, na Comissão de Educação da Câmara Municipal, sobre a situação atual da doença no Recife. “É a segunda capital brasileira que tem o maior número de pessoas com idade abaixo de 15 anos diagnosticados com a hanseníase. Vivemos aqui uma epidemia oculta e o número é cada vez mais crescente”, disse o professor, que apresentou dados de uma pesquisa de sua autoria. Segundo ele, enquanto menor o nível de educação, maior o desconhecimento da moléstia e maiores os índices negativos da saúde pública.
A entrega do Título de Cidadão ao deputado estadual Antonio Moraes de Andrade Neto foi entregue em nome do ex-vereador João Arraes, pelo vereador Henrique Leite (PT), ontem na Câmara do Recife. A solicitação da comenda foi realizada na legislatura passada e só agora está sendo concedida, a pedido do ex-parlamentar.
Instituído há seis anos através da Lei Municipal de Nº 17.442/2008, o Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas, que oficialmente é comemorado em 12 de agosto, foi lembrado em reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 27, no plenário da Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), também autor do projeto que originou a lei e tem, entre suas bandeiras, a luta no combate às drogas. “Estamos diante de uma situação muito dramática no país, que é a proliferação das drogas. A sociedade precisa se unir, pois não pode perder está guerra. É importante que se lute para preservar a saúde e proteja a vida contra as drogas”, alertou o vereador, na abertura da reunião.
A vereadora Michele Collins (PP) fez alerta, na tarde desta terça-feira, 26, sobre pontos da resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), que está em discussão. Um dos pontos pretende proibir as comunidades terapêuticas de todo país de incluir a espiritualidade na recuperação de dependentes químicos. A medida do CONAD está prevista pra ser editada no mês de setembro. “Esse conselho criou um grupo de trabalho com a participação de representantes da sociedade civil, do qual faço parte, e de órgãos competentes para preparar um texto sobre o marco regulatório das comunidades terapêuticas no Brasil, mas preciso externar a minha preocupação quanto a este assunto”, destacou.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu, na tarde desta terça-feira, 26, a inauguração da Upinha 24h com serviços de atendimento hospitalar 24 horas, na comunidade da Linha do Tiro. “Ajudamos a Prefeitura a achar o melhor local, naquela comunidade para a construção dessa Upinha. Todo o bairro está muito satisfeito com mais uma promessa cumprida do prefeito Geraldo Júlio. Ele tem atendido as solicitações de todo o Recife”.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) usou a tribuna na tarde de hoje, 26, para lembrar a Sessão Solene que acontecerá amanha às 10h, no plenário da Câmara. O encontro tem como objetivo comemorar o Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas. “Esse evento visa homenagear os que contribuíram e contribuem para que pessoas sejam curadas desse mal que está acabando com várias famílias”.
O vereador André Régis (PSDB) repercutiu mais uma vez no plenário da Câmara do Recife as precárias condições da Escola Municipal Lojistas, no Curado. Ele disse que encaminhou denúncias ao Ministério Público, OAB e Ministério Público do Trabalho. “Questionei esses órgãos sobre a recuperação dessa Escola onde encontramos graves violações. Obtive aqui o compromisso do vice-líder do governo, vereador Marco Aurélio (SDD), que verificou in locu as condições existentes, de encontrar uma solução”.
O veto do Executivo ao projeto de lei da vereadora Priscila Krause (DEM) que dispõe sobre a utilização dos corredores exclusivos de ônibus pelos ônibus e vans do transporte escolar foi lembrado pela parlamentar, durante a Reunião Plenária de hoje, 26. Priscila Krause ressaltou a importância da matéria ser rediscutida. “Venho à tribuna relembrar um assunto que discutimos no final do primeiro semestre, e ficou pendente, sobre o veto a uma lei apresentada por mim em relação ao transporte escolar. Tentamos avançar para estabelecer um diálogo com a gestão e queríamos uma solução até semelhante a dos taxistas, resolvida por um decreto. Venho pedir para que retomemos esse assunto e a gestão possa escutar o sindicato da categoria”, disse.
Localizado no bairro dos Coelhos, o Movimento Pró-Criança sofreu um incêndio de grandes proporções ontem (25). O fato foi lamentado pelo vereador Eurico Freire (PV), durante a Reunião Plenária desta terça, 26. “Um assunto triste para todos nós. O prédio do Movimento Pró-Criança só restou um vão e felizmente não houve feridos. Tive a oportunidade de trabalhar lá por 4 anos como educador social e professor de matemática. Quando me preparava para o sacerdócio, desenvolvi atividades nas comunidades carentes e fui convidado, na época, para ingressar no Movimento”, disse.